Baleias e funções no ecossistema marinho, você conhece?

0
1502
views

Baleias e funções no ecossistema marinho. São muitas. Venha conhecê-las

Em recentes artigos e estudos acadêmicos elas estão sendo chamadas de ‘engenheiras do ecossistema‘, tal a importância das baleias para o ecossistema marinho. O pesquisador Joe Roman, da Universidade de Vermont, disse que “durante muito tempo, as baleias foram consideradas muito raras para fazer uma grande diferença nos oceanos. Isso foi um erro.” Nesta matéria você vai conhecer o outro lado dos cetáceos, os maiores animais da Terra. Vamos mostrar as baleias e funções no ecossistema marinho.

imagem de Baleias e funções no ecossistema marinho,
O cocô das baleias, estas manchas que vc vê, são alimento para certos tipos de algas do fitoplâncton, base da cadeia alimentar dos oceanos. (Foto: www.uvm.edu)

Baleias e funções no ecossistema marinho

Em novo artigo, Roman e uma equipe de biólogos registraram várias décadas de pesquisas sobre baleias. Isso mostra que elas fazem uma grande diferença. Baleias têm uma influência poderosa e positiva no armazenamento global de carbono, e na saúde da pesca comercial.

Armazenamento global de carbono

Quando elas morrem, seus enormes corpos vão para o fundo. Suas carcaças  armazenam uma quantidade notável de carbono no mar profundo, além de fornecerem habitat e alimento para uma incrível variedade de criaturas que vivem apenas nessas carcaças. “Dezenas, possivelmente centenas, de espécies dependem de suas mortes”, observa Roman.

Assista ao vídeo que mostra o habitat formado pela morte de uma baleia:

Proteção aos ecossistemas

A recuperação contínua das grandes baleias pode ajudar a proteger os ecossistemas marinhos de tensões desestabilizadoras”, escrevem  os cientistas. Este papel  pode ser especialmente importante porque as alterações climáticas ameaçam os ecossistemas oceânicos com o aumento das temperaturas e a acidificação. “Como espécies de vida longa, as baleias aumentam a previsibilidade e estabilidade dos ecossistemas marinhos.”

Baleias ajudam as algas do fitoplâncton, o primeiro elo da cadeia de vida marinha

Alguns tipos de algas, base da cadeia alimentar, usam uma espécie de proteção, um tipo de ‘casca’, feito de cálcio. Mas o aumento da acidificação dissolve, ou dificulta a criação desta casca protetora. Estudos demonstram que as algas do fitoplâncton estão em franca diminuição. Saiba que o cocô das baleias ajuda muito a proliferação do fitoplâncton. Como? O Biólogo Joe Roman explica:

“Entre seus muitos papéis ecológicos, as baleias reciclam nutrientes e aumentam a produtividade primária em áreas onde se alimentam.” Eles fazem isso alimentando-se em profundidade e liberando plumas fecais perto da superfície – o que suporta o crescimento de plâncton – um processo notável.

ilustração de Baleias e funções no ecossistema marinho,
A bomba biológica transporta os nutrientes para longe da superfície enquanto a bomba de baleia os traz de volta. (Ilustração: www.zmescience.com)

Essas nuvens maciças de cocô fornecem um grande impulso de ferro e nitrogênio ao ecossistema, e como o excremento de baleia é principalmente líquido, esses nutrientes são mais propensos a permanecer em suspensão do que afundar.

Ajuda na pesca comercial, transportando nutrientes

Às vezes, pescadores comerciais veem as baleias como concorrentes. Mas este novo artigo resume forte conjunto de evidências que indicam que o oposto pode ser verdade: a recuperação das baleias “poderia levar a taxas mais altas de produtividade em locais onde elas se agregam para alimentar e dar à luz”, apoiando pescarias mais robustas.

Baleias comem muitos peixes e invertebrados, são vítimas de outros predadores como orcas, e distribuem nutrientes pela água. Durante seu ciclo de vida, as baleias se alimentam no polo sul (verão) cujas águas frias são ricas em nutrientes. No inverno, sobem para latitudes mais baixas, se aproximando dos trópicos, locais de águas quentes,  pobres em nutrientes. Durante estas migrações as baleias também movimentam nutrientes a milhares de quilômetros de áreas de alimentação produtivas em altas latitudes, para áreas de parto em latitudes mais baixas.

Entendendo o ecossistema

Entendendo como funcionam os ecossistemas você pode ajudar. A maioria das pessoas faz coisas erradas por ignorância, não  ma-fé. Neste sentido, é importante saber que todos os organismos vivos desempenham papel fundamental, independente de tamanho, ou quantidade. Tudo está interligado. A falta de qualquer um dos elos desta imensa e ainda pouco conhecida cadeia de vida marinha, pode ser extremamente prejudicial.

Assista ao vídeo que resume baleias e funções no ecossistema marinho:

Fontes: https://www.sciencedaily.com/releases/2014/07/140703102957.htm; https://www.uvm.edu/uvmnews/news/whales-ecosystem-engineers.

Transporte marítimo e acordo climático

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here