Aquários, fizemos uma lista com os melhores do mundo

0
333
views

Aquários, conheça a lista com os melhores do mundo, locais perfeitos para conhecer a vida marinha

Toda grande cidade do mundo tem um bom aquário. Toda é exagero. São Paulo, a ‘maior cidade da América Latina’ como nosso complexo vira-latas escolhe chamá-la, não tem um aquário do porte dos que mostraremos. Mas como toda regra tem exceção, nossa cidade se enquadra nesta ‘gaveta’.  Aquários são um modo de educar, ensinar quem não pode frequentar o mar e mergulhar, sobre a importância dos ecossistemas marinhos, como eles funcionam, que animais abrigam, etc. E cumprem um belo papel.

Você já reparou que o mar chama pouco a atenção? Uma fagulha na Amazônia provoca pencas de posts nas redes sociais protestando. Mas o mesmo não se repete quando o ambiente é o marinho. Nos oceanos, apenas quem se mostra consegue sensibilizar o público. Não por outro motivo, há ONGs que só cuidam de baleias e cetáceos em geral. Ou tartarugas-marinhas. Por quê? Porque o público as conhece, consegue ver estes animais, ainda que seja em alguns casos apenas em filmes ou fotos. Mas, e quanto ao resto da vida marinha? É aqui que entram os aquários e seus bons serviços prestados.

Aquários, fizemos uma lista com os melhores do mundo

Quando eu saí da Eldorado depois de 20 anos de trabalho, decidi-me pelo ativismo em favor do mais importante ecossistema do planeta. E além de documentários e deste site, fui atrás dos aquários. Eu queria que São Paulo tivesse o seu. Lembrava-me de quando criança visitar o de Santos, na época, acanhado. Mas foi ali que vi pela primeira vez alguns animais marinhos.

Animado, comecei a pesquisar qual o aquário considerado o ‘estado da arte’. Era o de Atlanta, nos Estados Unidos. Conversei com a prefeita, Marta Suplicy, para pedir a doação de um grande terreno caso conseguíssemos replicar o aquário de Atlanta. Ela topou. Descobri quem era o biólogo encarregado, marquei uma entrevista, fiz as malas, e bye, bye Brasil.

Fiquei de queixo caído, na época o de Atlanta era considerado o mais moderno e o maior do mundo. Aproveitei a viagem, e conheci outro, do Tennessee, famoso por ser um dos maiores dedicados apenas a peixes e outros animais de água doce. E percebi que seria difícil replicar o aquário de Atlanta, ainda hoje considerado o mais abrangente e completo.

The Georgia Aquarium in Atlanta – Estados Unidos

Qualquer que seja a sua pesquisa, você vai encontrar esta referência. E que referência! Conversando com o diretor, fiquei sabendo que a Coca-cola havia doado U$ 400 milhões de dólares para viabilizar o gigante. A prefeitura cedeu o terreno, certa de que o empreendimento traria os recursos de volta via o turismo. E houve ainda outras doações que tornaram possível sua construção.

imagem de tanque do aquário de Atlanta, USA

Uma delas, de US $ 250 milhões da co-fundadora da Home Depot, Bernie Marcus. O aquário foi inaugurado em novembro de 2005. Ele abriga nada menos que cerca de 120.000 criaturas marinhas. E, segundo pesquisa na net, ‘é a única instituição fora da Ásia a abrigar tubarões-baleia’ que são mantidos em um gigantesco tanque de 24 milhões de litros. Mas não é só. Em seus tanques nadam belugas, formidável cetáceo do Ártico. Seus tanques de água são os maiores do mundo.

O aquário de Atlanta vive abarrotado de turistas, especialmente, mas não apenas, crianças. E tem estratégias que permitem que até mesmo deficientes visuais possam conhecer os animais. Em suas paredes há alto-relevos com grande parte da fauna marinha, acompanhada por explicações em braile. Os deficientes ouvem os instrutores, e passam suas mãos para sentirem como são os animais. Entre outras atrações, há uma em realidade virtual que permite ao visitante ‘mergulhar’ para conhecer espécies pré-históricas. É um tremendo sucesso.

Logo percebi que sem doações, mesmo com terreno cedido, seria impossível São Paulo ter um equipamento deste porte. Uma pena.

Chimelong International Ocean Resort – China

Alguns sites, como o worldcitiesranking.com consideram o chinês como o maior do mundo. “O Chimelong Ocean Kingdom estabeleceu o Guinness World Records por ter a maior cúpula subaquática do mundo e o maior aquário do mundo.”

imagem do aquário Chimelong International Ocean Resort, na China

“Uma gigantesca estátua de tubarão-baleia azul de 63 metros de altura se ergue sobre o maior aquário do mundo, tornando-a também uma vista notável do lado de fora. O prêmio para o maior tanque do mundo foi concedido a este aquário dado o volume recorde de 22,7 milhões de litros do tanque principal (enquanto a capacidade de 24 milhões de litros do Aquário da Geórgia consiste no tanque principal, tanque de retenção traseiro, filtros e tubulações).

Dubai Mall Aquarium – Oriente Médio

O site www.conservationinstitute.org o aponta como o segundo dos maiores aquários:  ‘o Dubai Mall já é um dos maiores shoppings do planeta, mas também abriga um dos maiores aquários do mundo. O aquário contém um tanque de 10 milhões de litros com mais de 33.000 amostras. Só os tubarões e as raias são responsáveis por 400 deles’. O aquário de Dubai também tem o maior painel de vidro acrílico do mundo, maior ainda do que o de Okinawa (que estabeleceu recordes quando foi construído).

Imagem do aquário de Dubai

O painel mede 8,3 por 32,88 metros e tem 75 centímetros de espessura, superando o aquário Okinawa Churaumi do Japão.

Okinawa Churaumi Aquarium – Japão

Nas listas que consegui na net, nem todas coincidentes, este seria o terceiro maior do mundo. Foi inaugurado em 2002 no Ocean Expo Park. Seu principal tanque tem 7,5 milhões de litros e um painel de acrílico  medindo 8,2 por 22,5 metros com 60 centímetros de espessura, o maior painel desse tipo do mundo quando o aquário foi aberto. Em julho de 2010, havia um total de quatro raias manta nascidas no aquário. Eles também se prestam a isso, berçários para algumas espécies.

South East Asia Aquarium – Singapura, Ásia

Vamos esquecer que este seja um ranking perfeito. O que nos propomos é mostrar alguns dos maiores e mais importantes aquários do mundo. Em algumas listas que vimos, o de Singapura é sempre bem cotado. Ele tem a maior coleção de raias-manta do mundo, incluindo uma exclusiva raia-manta oceânica gigante. Foi o maior aquário do mundo em volume total de água até 2014, quando foi superado pelo Reino dos Oceanos de Chimelong.

imagem do South East Asia Aquarium
O South East Asia Aquarium.

Com 49 habitats diferentes, o aquário leva os hóspedes a uma viagem subaquática a partir do sudeste da Ásia e continua pelo Golfo Arábico e pelo Oceano Aberto. A peça central do aquário é o tanque Open Ocean, com mais de 18.000.000 litros e 50.000 animais.

Já pensou em quantos mergulhos você teria que fazer para ver 50 mil animais marinhos? E sobre conhecer habitats da Ásia? Eis aí mais funções deste tipo de atração.

L’Oceanografic, Espanha – Europa

Inaugurado em 2003, ele é parte do complexo cultural Cidade das Artes e das Ciências (ou Ciutat de les Arts i les Ciències, no dialeto valenciano).Tem como principal objetivo a promoção e  conservação dos mares seus ecossistemas, e a fauna. Ele abriga mais de 45 mil animais de cerca de 500 espécies diferentes. Sua capacidade é de 42 milhões de litros de água.

imagem da sede do Oceanografic, Espanha
A monumental sede do Oceanografic, Espanha.

Uma de suas atrações é o maior túnel subaquático da Europa e ainda um há um cinema 4D, também considerado o maior da Espanha. Como cereja do bolo há um restaurante Submarino, cujo telhado projetado por Félix Candela permite uma experiência interessante embaixo d’água.

Ele tem outras curiosidades, como o Sleeping With Sharks para grupos. O site turismo.eurodicas explica: “Custa 90€ para cada um, mais o ticket regular do L’Oceanografic. Os visitantes chegam às 20h, passam a noite em sacos de dormir – sob os dentes afiados e olhares atentos dos tubarões – e, no dia seguinte, podem seguir visitando as demais atrações.”

Outros aquários também citados

E há outros que também foram mencionados em várias listas. Entre estes, o aquário de Durban, na África do Sul, Ushaka Marine World, o maior da África. E o Turkuazoo, aberto em 2009 na Turquia, dentro do Shopping Forum Istanbul que tem um túnel subaquático de 80 metros de comprimento.

imagem de aquário na Turquia
O Turkuazoo e seus túneis.

E o Shanghai Ocean Aquarium. Mas vamos aproveitar este espaço para falar do…

AquaRio, o maior da América do Sul…

Lá vem nosso complexo de novo. O próprio site confirma ao ostentar ‘o maior da América do Sul’…Mas, de todo modo, é bom que tenhamos um aquário digno deste nome. No caso brasileiro, desponta de longe o do Rio de Janeiro. ‘Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água’, diz o site, ‘temos 5 mil moradores de 350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos – ou melhor, lares. Além disso, temos atrações inéditas e toda a infraestrutura necessária para proporcionar diversão e educação a todos os públicos’.

No momento o AquaRio está fechado em razão da pandemia

Mas quando abrir, não deixe de visitá-lo. O diretor presidente é o respeitado biólogo, Marcelo Szpilman. Com mais de 30 anos de bagagem na área ambiental, Marcelo  é  referência quando o assunto é vida marinha. O site do AquaRio diz que ‘somos focados no tripé Educação, Pesquisa e Conservação. Assim, o visitante poderá se encantar com as belezas do fundo do mar ao mesmo tempo que aprende sobre elas!’

Imagem de túnel no AquaRio
O AquaRio também tem túneis.

Entre as atrações, um museu do surf, uma exposição de conchas, e muitos microscópios para os visitantes conhecerem  o mundo dos seres microscópicos que vivem no fundo do mar, além de outras exposições. Segundo o site, ‘uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal – Tancão™ para os íntimos – que é o Recinto Oceânico e de Mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior’.

Mas não é só. Há outros 27 tanques secundários e áreas específicas, como o tanque de toque, onde o público, especialmente as crianças, podem interagir com alguns dos animais expostos.

São Paulo

São Paulo também conseguiu o seu, o Aquário de São Paulo inaugurado em 2006, no bairro do Ipiranga. Com ‘4 milhões de litros de água onde habitam milhares de animais de centenas de espécies’, segundo o site. É sempre tempo para conhecê-lo.

Assista ao vídeo da beluga que acabou de nascer no Georgia Aquarium

Imagem de abertura: wikipedia Zac Wolf

Fontes: https://www.touropia.com/largest-aquariums-in-the-world/; https://www.conservationinstitute.org/10-largest-biggest-best-aquariums-in-the-world/; https://worldcitiesranking.com/best-aquariums-top10/; https://turismo.eurodicas.com.br/l-oceanografic/#informacoes-sobre-o-l%e2%80%99oceanografic; https://www.leprogres.fr/lifestyle/2018/05/01/es-5-plus-grands-aquariums-du-monde; https://www.aquariomarinhodorio.com.br/; https://www.aquariodesp.com.br/novo/institucional/quem-somos.

Filtros solares ecologicamente corretos agora no Brasil

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here