Filtros solares ecologicamente corretos agora no Brasil

0
423
views

Filtros solares ecologicamente corretos? O Brasil tem sim senhor

O brasileiro adora o mar. Vamos lembrar que temos nada menos que 17 estados costeiros, com um total de 395 municípios. Segundo o IBGE  “um Brasil povoado no litoral e vazio no interior é o que mostra o mapa de Densidade Demográfica de 2010.” E as praias são espaços democráticos que todos podem frequentar. Muitos, quando vão à praia usam filtros solares, e isto pode ser um problema.

Se pensarmos na população mundial, a mesma concentração acontece. De acordo com o site da ONU, “quase 2,4 bilhões de pessoas (cerca de 40% da população do mundo) vivem a 100 km da costa, e mais de 600 milhões de pessoas (cerca de 10% da população do mundo) vivem em áreas costeiras que estão a menos de 10 metros acima do nível do mar.”

imagem de recife de coral
Imagem, Grupo Boticário.

Imagine que parte deste enorme contingente ao ir à praia usa filtros solares. A maioria destes produtos utiliza em suas fórmulas ingredientes altamente tóxicos especialmente para os corais, o mais importante ecossistema marinho. Neste sentido, temos uma boa notícia. O Brasil agora tem filtros ecologicamente corretos.

O Brasil agora tem filtros solares ecologicamente corretos

O problema dos filtros solares é sério. Estima-se que até 14 mil toneladas de filtro solar sejam levadas para os recifes de coral em todo o mundo. O problema é tão sério que um país que vive do turismo marinho, Palau, no Pacífico, proibiu o seu uso em suas águas territoriais.

Ao tomar esta medida pioneira o pequenino país sacudiu o mundo. Houve repercussão positiva em toda parte. No Brasil não tínhamos escolha. Até que o Grupo Boticário desenvolveu uma fórmula comprovada que não provoca danos aos corais.

O Mar Sem Fim não se cansa de divulgar e elogiar as ações da empresa, especialmente a já ‘trintona’ Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. É um exemplo de engajamento à causa ambiental com foco voltado à proteção do oceano, que deveria servir de exemplo para todas as grandes empresas nacionais afinal, o Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade do planeta.

A conservação dos oceanos e o grupo Boticário

De acordo com a empresa, “ao longo de quase 30 anos da Fundação, foram doados cerca de R$ 24 milhões em 250 iniciativas em toda a costa brasileira. Em 2019, quase R$ 2 milhões foram destinados para programas com foco na proteção dos mares. Esse valor representa quase 25% do total doado do Programa Apoio a Ações de Conservação.”

“Esse é um número muito expressivo quando comparado a demais instituições, uma vez que estimativas da UNESCO apontam que países alocam, em média, de 0,04% a 4% do total investido em pesquisa e desenvolvimento em estudos oceanográficos.”

Um presente no dia do oceano, 8 de junho

No dia do oceano a empresa divulgou a conquista do selo Reef Safe (recife de coral seguro). Segundo o Boticário, “o time de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa desenvolveu uma fórmula que garante que o produto não agrida os corais – sendo a primeira marca do Brasil a ter esse atributo comprovado.”

“Em setembro, já como resultado das pesquisas feitas pela marca Australian Gold, uma das linhas de representação do Grupo Boticário no Brasil, lançará uma nova linha completa de proteção já com o atributo Reef Safe – a única no país a receber esse selo.”

No próximo verão, se você frequenta o mar não terá mais desculpas. Faça sua parte. Lembre-se que somos quase oito bilhões de pessoas no planeta. A superpopulação mundial é fato. É por isso que a escolha correta de produtos é tão importante. Se cada um fizer sua parte, mudando hábitos em razão desta realidade, estará contribuindo para a saúde do planeta.

Imagem de abertura: Boticário

Fontes: https://www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=17676&codSecao=20&fbclid=IwAR1cpQl1U7XiEcBsybgQzaWwMl3jdUtWfggoEw7Oe-X-XgRoM02DUJopiTI; https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=2501&t=ibge-lanca-mapa-densidade-demografica-2010&view=noticia; https://www.un.org/sustainabledevelopment/wp-content/uploads/2017/05/Ocean-fact-sheet-package.pdf.

Livros náuticos para quem gosta do mar: conheça a nova lista

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here