Apa de Guaraqueçaba, litoral do Paraná, veja documentário

2
1546
views

Apa de Guaraqueçaba, litoral do Paraná, veja documentário

A Expedição do Mar Sem Fim pelas Unidades de Conservação chega ao seu sétimo episódio, desta vez na Apa de Guaraqueçaba. Assista ao documentário.

Características da Unidade de Conservação

“Área de Proteção Ambiental”. Em termos das Unidades de Conservação é a mais permissiva entre os 12 tipos existentes no Brasil. Área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, com atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas.

BIOMA: Mata Atlântica

PUBLICIDADE

Municípios: Antonina, Campina Grande do Sul, Guaraqueçaba e Paranaguá.

ÁREA: 282.444,0200 hectares

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec nº 90.883 de 31 de janeiro de 1985

Lista de Espécies Ameaçadas protegidas nesta UC: Jacutinga, Papagiao-de-cara-roxa, Gavião- pomba, Sabiá- pimenta, Pararu, Néon, Mico-leão-da-cara-preta, Socó- jararaca

Objetivos da UC: Proteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais. Criada para assegurar uma das últimas áreas representativas do bioma Mata Atlântica do complexo estuarino da Baía de Paranaguá, dos sítios arqueológicos, das comunidades caiçaras integradas no sistema regional, bem como controlar o uso de agrotóxicos e estabelecer critérios racionais de uso e ocupação do solo na região.

imagem da mata atlântica na Apa de Guaraqueçaba
A mata atlântica

A UC de Guaraqueçaba

A Área de Preservação Ambiental de Guaraqueçaba foi criada em 1985, após a percepção de que a ESEC de mesmo nome, criada em 1982, estava desguarnecida nos fundos onde fica a planície costeira com trechos de mata de restinga.

Desta vez viemos explorar o lado norte da grande baía onde termina o Lagamar Iguape- Cananéia – Paranaguá, um dos mais importantes ecossistemas da costa brasileira, cercado por manguezais ainda pouco degradados. Por sua importância, em 1999 o Lagamar recebeu o título de Patrimônio Mundial da Natureza, da UNESCO.

No lado norte, no fundão da baía de Laranjeiras, fica a cidade de Guaraqueçaba, nosso ponto de partida, e local da sede da Estação Ecológica e da APA.

Comentários

2 COMENTÁRIOS

    • É isto, Lafaiete: preservar mesmo, não esta ‘mentira’ das Ucs federais marinhas, que mal têm equipe e equipamentos para cumprir sua missão. abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here