Tráfico de animais silvestres com Dener Giovanini, da RENCTAS

0
1712
views

Tráfico de animais silvestres com Dener Giovanini, da RENCTAS

Todos os anos, o tráfico de animais silvestres retira 35 milhões de animais de nossos ecossistemas. Apenas 10% conseguem sobreviver! São 35 MILHÕES de animais capturados anualmente! E, até o momento em que este post foi escrito, as autoridades prenderam apenas UM traficante no Brasil. Apenas UM ÚNICO criminoso está atrás das grades!

Mas por que tanta gente incentiva esse crime? Entre outras razões, milhares de brasileiros e estrangeiros acreditam que ter uma iguana, um jacaré, uma preguiça, uma cobra ou uma ave para exibir aos amigos é algo impressionante.

O mesmo processo atinge a flora. O caso mais emblemático envolve o pau-brasil, muito disputado para a fabricação de arcos de violinos, violas, celos e contrabaixos. A alta procura levou o Ibama a lançar a Operação Dó-Ré-Mi em 2019. A ação apreendeu 292 mil varetas e arcos musicais e aplicou quase R$ 100 milhões em multas a 16 empresas.

A ação de Dener Giovanini da RENCTAS

Antes de tudo, vale destacar que a RENCTAS  é a única rede do Brasil dedicada a combater o tráfico de animais silvestres. O jornalista e ambientalista Dener Giovanini, junto a outros parceiros, fundou a organização em 1999.

E o tráfico de animais silvestres é a quarta atividade ilícita mais poderosa do mundo, perde para o tráfico de armas,  o de drogas, e o de seres humanos. Por ano, diz o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o tráfico de animais gera US$ 20 bilhões de dólares. O Brasil participa com 15% deste total.

Dos 35 milhões de animais traficados no Brasil, ‘entre 60% a 70% ficam no mercado interno. E atenção: apenas 10% chegam vivos ao destino final. Os outros 90% morrem no caminho.

Você tem algum conhecido que mantém animais silvestres em casa para…dar uma de bacana, ou melhor? Pois, se tem, sugerimos que converse com ele e mostre o absurdo desta preferência digna de calhordas. Desculpe, mas é o termo que encontramos para qualificar alguém que age assim.

Tráfico de animais silvestres e as redes sociais

Este site já mostrou em várias matérias que a maior parte desses animais é vendida através das redes antisociais. Dener conhece essa realidade como poucos. Com coragem e espírito público, ele se infiltrou entre as quadrilhas para produzir um documentário que deve sair em breve. E encontrou histórias do arco da velha.

O Mar Sem Fim já publicou um post sobre o tráfico internacional de pepinos-do-mar, animais marinhos da classe dos equinodermos, parentes das estrelas e dos ouriços-do-mar. O esquema envolve até a Yakuza. Na China, e em vários países do Oriente, muita gente trata os pepinos-do-mar como uma fina iguaria. Uma parte deles sai de águas brasileiras.

Durante cinco meses de pesquisas nas redes sociais, Dener encontrou nada menos que 3,5 milhões de mensagens entre traficantes que oferecem, e boçais que compram. Só no WhatsApp, encontrou 250 grupos trocando mensagens.

Conheça Dener Giovanini

O que você vai ouvir assemelha-se a um filme de terror. Prepare-se.

Imagemde Dener Giovanini
Dener Giovanini. Imagem, https://conservadornoticias.wordpress.com/.

Dener é jornalista, documentarista cinematográfico e ambientalista, reconhecido como empreendedor social pelas organizações Ashoka, Avina e Schwab Foundation for Social Entrepreneurship.

Giovanini dirige e produz projetos para cinema e televisão e foi apresentador das séries “O Brasil é o Bicho” no programa Fantástico, da TV Globo além de “Ecos do Brasil”, no canal Futura.

Recebeu em 2003, da ONU – Organização das Nações Unidas, o prêmio ambiental UNEP-Sasakawa.

Dener é também empresário e fundador da organização não governamental RENCTAS – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres e das empresas DGCA e DGCA Filmes.

Imagem de abertura:https://conservadornoticias.wordpress.com

Ouça o podcast Mineração submarina com Alexander Turra

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here