RPPN Salto Morato – Guaraqueçaba, Paraná

6
1981
views

RPPN Salto Morato – Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato

A RPPN Salto Morato – Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, norte do Paraná, era uma fazenda devastada adquirida pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, com apoio financeiro da The Natural Conservancy. Logo foi reconhecida com RPPN federal.

Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato - Episódio 8

Reserva Natural Salto Morato

Aberta ao público em 1996, três anos depois foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. A área total é de 2.253 hectares de Mata Atlântica. Sua biodiversidade tem como uma de suas características a grande concentração de aves.

Até hoje foram reconhecidas 325 espécies de aves. Mas tem mais: 36 espécies de répteis, 60  de anfíbios, 57 espécies de peixes e 646 espécies vegetais vasculares.

Reserva Natural Salto Morato, imagem de cachoeira salto morato
Reserva Natural Salto Morato. O Salto Morato tem cerca de cem metros de altura.

Não há conflitos

Pela primeira vez nesta série não percebi conflitos como os que existem nas outras UCs. Pudera. A área é particular, não houve o tradicional “cano”, ou não pagamento de indenizações na criação da unidade.

Ao decretar uma Unidade de Conservação em determinada área, o governo federal, ao mesmo tempo, desapropria a área mas, na maioria das vezes, deixa de pagar as indenizações aos antigos proprietários, o que cria uma série de conflitos.

“A Reserva de Salto Morato dá apoio a pesquisas científicas, disponibilizando estruturas físicas e de pessoal, até o custeio de despesas com transporte, alimentação ou equipamentos de campo, dependendo do objetivo proposto por cada projeto.”

Em Salto Morato não existe este problema, muito menos a invasão tão comum em outras UCs, caso da ESEC do TAIM, e Rebio do Arvoredo respectivamente, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em razão da eterna falta de pessoal das equipes de fiscalização.

RPPN Salto Morato: aberta ao público de terça a domingo

Aberta ao público de terça a domingo, ela tem um grande centro de recepção aos turistas, que recebem instruções detalhadas de seu funcionamento antes de começarem os passeios por trilhas demarcadas, limpas, com banheiros e muita informação ao longo do caminho.

» Expedição na RPPN Salto Morato, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

6 COMENTÁRIOS

  1. Amigos. Vi hoje pela primeira vez, o programa na tv parana. Estou em Tramandai praia do litoral RS. Amo o mar…..e toda anatureza. Tenho 74 anos e sempre veraniei aqui frente ao mar.ADOREI oprograma de voces. E ISTO QUE O BRASIL PRECISA em vez de BIG BROTHER. PARABENS…..PARABENS.

  2. Parabéns pela matéria,simplesmente lindo(tem que ser assim) se um dia precisar de algum para acompanhar e ajudar estou a disposição( esse é um dos meus maiores sonhos)

    • Olá, Joceli, em breve vc poderá rever o programa. Fique atenta ao site. Aos poucos os programas já exibidos na TV estão sendo colocados no site. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here