Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato
A Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, Norte do Paraná, era uma fazenda devastada adquirida pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza, com apoio financeiro da The Natural Conservancy. Logo foi reconhecida com RPPN federal.
Reserva Natural Salto Morato
Aberta ao público em 1996, três anos depois foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. A área total é de 2.253 hectares de Mata Atlântica. Sua biodiversidade tem como uma de suas características a grande concentração de aves. Até hoje foram reconhecidas 325 espécies de aves. Mas tem mais: 36 espécies de répteis, 60 espécies de anfíbios, 57 espécies de peixes e 646 espécies vegetais vasculares.

Pela primeira vez nesta série não percebi conflitos como os que existem nas outras UCs. Pudera. A área é particular, não houve o tradicional “cano”, ou não pagamento de indenizações. Ao decretar uma Unidade de Conservação em determinada área, o governo federal, ao mesmo tempo, desapropria a área mas, na maioria das vezes, deixa de pagar as indenizações aos antigos proprietários.
“A Reserva Natural Salto Morato dá apoio a pesquisas científicas, disponibilizando estruturas físicas e de pessoal, até o custeio de despesas com transporte, alimentação ou equipamentos de campo, dependendo do objetivo proposto por cada projeto.”
Amigos. Vi hoje pela primeira vez, o programa na tv parana. Estou em Tramandai praia do litoral RS. Amo o mar…..e toda anatureza. Tenho 74 anos e sempre veraniei aqui frente ao mar.ADOREI oprograma de voces. E ISTO QUE O BRASIL PRECISA em vez de BIG BROTHER. PARABENS…..PARABENS.
Maria Luiza, muito obrigado pela mensagem. Abraços
Parabéns pela matéria,simplesmente lindo(tem que ser assim) se um dia precisar de algum para acompanhar e ajudar estou a disposição( esse é um dos meus maiores sonhos)
Muito obrigado, Marcelo, esta RPPN é um exemplo de como se deve, e se pode fazer bem feito.Basta vontade. Abraços e volte sempre.
Gostaria de saber como que eu posso rever o programa sobre o crescimento desordenado de Trindade em Paraty?
Obrigado
Att. Marcos
Olá, Joceli, em breve vc poderá rever o programa. Fique atenta ao site. Aos poucos os programas já exibidos na TV estão sendo colocados no site. Abraços