Reserva Marinha Jardines de la Reina, Cuba

0
2172
views

Reserva Marinha Jardines de la Reina, Cuba, explorado pela iniciativa privada

Criada em 2002, a Reserva Marinha Jardines de la Reina  fica em um arquipélago na parte sul de Cuba. Nas províncias de Camagüey e Ciego de Ávila. Foi nomeado por Cristovão Colombo em homenagem a rainha da Espanha. Com uma área de 2.170 quilômetros quadrados , é  a maior área  marinha protegida  de Cuba. E sua exploração foi entregue a uma empresa privada através de parceria público privada.

O mergulho na Reserva Marinha Jardines de la Reina, local preferido de Fidel

O arquipélago é um destino popular para mergulho e pesca. Costumava ser um dos pontos de pesca favoritos de Fidel Castro. Espécies de peixes encontradas incluem anchova de Cubera, Bonefish, garoupa amarela, garoupa preta, garoupa goliath atlântica, bem como Strombus gigas (o caracol grande Caribe) e tubarão-baleia. Além de ser um local extraordinário para a pesca com mosca. Uma das suas principais atrações para o mergulho é a abundância de tubarões de recife.

Reserva Marinha Jardines de la Reina, mapa da Reserva Marinha Jardines de la Reina
Reserva Marinha Jardines de la Reina

Ao contrário dos ambientalistas brasileiros…

Os cubanos não foram bobos. Sabem que falta dinheiro para tudo. Então, por que não passar a exploração do local, e sua respectiva manutenção, à iniciativa privada? Foi o que fizeram os comunistas de Fidel. Ela recebe ajuda da Global Conservation, mas a exploração do parque é uma parceria com a concessão público-privada da empresa Avalon, que tem sido o protetor de fato do Parque Nacional Jardines de la Reina nos últimos vinte anos.No Brasil a cada vez que o Mar Sem Fim propõe isso, é apedrejado. Os velhos e surrados discursos vêm a tona: “vamos entregar nossa biodiversidade!? Sim, por que não, se não temos investimentos decentes nem nas obrigações básicas do estado como saúde, educação, e segurança?

Reserva Marinha Jardines de la Reina, imagem de pescador com peixe
A pesca esportiva é uma aliada da Reserva Marinha Jardines de la Reina

Nossos Parques poderiam render tanto quanto o de Fidel…

Se estivessem na mão da iniciativa privada, lógico que com regras, nossos Parques Nacionais poderiam render empregos e renda que seria aplicada no próprio parque de modo a melhora-lo e garantir sua biodiversidade. Mas ainda estamos mais atrasados que os comunas de Fidel. Então…

Assista e se maravilhe com as belezas da Reserva Marinha Jardines de la Reina: 

Pesca esportiva, conheça seus benefícios .

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here