Reconstrução da Estação Comandante Ferraz

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Reconstrução da Estação Comandante Ferraz na Antártica, atrasada, começa agora

A Estação brasileira sofreu um incêndio devastador no verão de 2012, um ano trágico para o Brasil na Antártica com três acidentes com potencial de poluição. Sem falar nas duas mortes provocadas pelo incêndio. Reconstrução da Estação Comandante Ferraz é o tema deste post.

Balsa da Marinha do Brasil carregada de diesel naufraga

Primeiro foi o naufrágio de uma balsa da Marinha do Brasil, ilha Rei George, baía do Almirantado, que levava 10 mil litros de diesel em tambores. É assim que o Brasil descarregava o diesel que mantinha suas instalações, um processo antigo e perigoso. As bases mais modernas usam meios menos perigosos. O tempo virou de repente e balsa, de fundo chato, afundou. A Marinha do Brasil teve papel duvidoso neste acidente ao esconde-lo, o que vai de encontro às regras do Tratado Antártico.

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz, ilustração do projeto-da nova base brasileira na Antártica
Ilustração da nova Estação brasileira. (Fonte: Estadão)

Não só a Marinha do Brasil errou neste caso

Não só a Marinha errou neste caso, os  ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa também omitiram o assunto na época.

Carga resgatada sem vazamentos

Felizmente o navio de socorro a submarinos Felinto Perry, mandado às pressas para ajudar, chegou a tempo de resgatar a carga que estava a 40 metros de profundidade,  a uma distância de 900 metros da praia onde ficava a antiga Estação Ferraz. Não houve poluição mas o papel das autoridades brasileiras ficou manchado. As notícias acabaram vazando e todos os membros do Tratado Antártico souberam do acidente. Só depois disso a Marinha do Brasil admitiu publicamente o fato.

O incêndio na Estação brasileira

Aconteceu na madrugada de 25 de fevereiro quando houve uma explosão na Casa de Máquinas onde ficavam os geradores da base. Dois oficiais morreram carbonizados. E o acidente simplesmente derreteu tudo o que havia: dos contêineres que serviam de abrigo, aos materiais internos, motos de neve, combustível, materiais de pesquisa, amostras, não sobrou quase nada.

Poluição aconteceu por infiltração no solo

A poluição aconteceu por infiltração no solo, pela espessa fumaça que se espalhou na atmosfera com as cinzas vindo a cair em outros locais distantes da base. Ao menos neste caso as autoridades fizeram o possível para minimizar o impacto que sempre fica. Todo o material foi recolhido e trazido de volta ao Brasil.

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz, imagem de incendio-na base comandante Ferraz
Reconstrução da Estação Comandante Ferraz. Foto: defesaaereanaval-com-br

Naufrágio do Mar Sem Fim

Finalmente, nos primeiros dias de abril de 2012, o Mar Sem Fim, em sua segunda viagem à Antártica, naufragou na ilha Rei George, baía Fildes, defronte as bases chilena e russa. Foi uma viagem mal planejada e cheia de surpresas. Entre os problemas destaco as quebras mecânicas, e o abandono do skipper contratado. O início da viagem aconteceu muito tarde, primeira semana de março, ainda viável para as viagens, mas tarde demais para a possibilidade de um acidente e os reparos necessários à volta. Foi o que aconteceu.

Na travessia do Drake perdemos um dos lemes

Na travessia do Drake perdemos um dos lemes (o barco era equipado com dois motores, dois lemes), e a bucha do pé-de- galinha, espécie de suporte grudado ao caso para a passagem de um dos eixos, também  quebrou. Levamos quase duas semanas para finalizar os consertos. Quando conseguimos o tempo havia mudado, era início de abril. Fomos pegos por um raro fenômeno meteorológico, o jato frio inercial, que acirra as condições de navegação. O fenômeno é explicado pelo  professor Rubens Junqueira Vilella.

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz, imagem do barco mar sem fim aprisionado no gelo, Antártica-
Aprisionado no gelo. (Foto: Ruslan Eliseev)

O barco naufragou dia 7 de abril

O barco naufragou dia 7 de abril. Nos tanques havia cerca de oito mil litros de diesel. Apesar de um pequeno derramamento nos primeiros dias, quando ele estava preso no gelo, não houve poluição grave. As poucas manchas se dissiparam quando o gelo se abriu alguns dias depois. Em 2013, ao ser resgatado, não houve qualquer vazamento. Final feliz para uma história triste contada em detalhes neste site, no livro A Saga do Mar Sem Fim, e elogiada pelo Vice- Almirante Silva Rodrigues, gerente do PROANTAR na época. Quando postei a matéria Resgate do Mar Sem Fim: despedida de Rei George recebi este comentário de Silva Rodrigues:

Prezado João Lara.
BZ! Este código de marinha é um sinal naval que transmitimos, quando uma ” faina” (tarefa) é realizada com sucesso. Esse sinal tático é o maior elogio que um homem do mar ( comandante) pode receber. Assim, gostaria muito de transmitir, ao caro companheiro e equipe, esse reconhecimento.
Comandante João Lara: BZ (Bravo Zulu), ou seja, “Well done.

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz,
Oficiais chilenos e brasileiros frechem lixo dos arredores, antes do naufrágio

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz

O início dos trabalhos foi anunciado oficialmente em março de 2015 pelos ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a inauguração de uma “pedra fundamental” simbólica em Punta Arenas, no Chile. O projeto, escolhido em abril de 2014, é do Estúdio 41.

Em novembro de 2016 chegaram ao local da base engenheiros e técnicos da Ceiec, estatal chinesa contratada para executar a obra. Dificuldades na licitação atrasaram o cronograma. A obra, que custou US$ 99 milhões de dólares, deveria ser inaugura em 2016 mas só estará pronta em 2017. Cerca de 200 funcionários chineses  trabalham no local.

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz, ilustração da nova base comandante ferraz
Reconstrução da Estação Comandante Ferraz. Ilustração: Estadão

Responsabilidades apuradas

O STM, Superior Tribunal Militar, condenou um sob- oficial da Marinha do Brasil a dois anos de detenção pelo incêndio em Ferraz. Ele foi acusado pelo crime de “causar incêndio em lugar sujeito a administração militar, expondo a perigo a vida, a integridade física do patrimônio de outrem. O sargento responsabilizado era encarregado de fazer a transferência de diesel na Praça de Máquinas.

Agora resta esperar pela inauguração da nova Estação, provavelmente no verão 2017- 2018.

Tesouros das regiões polares

São vários mas um deles, espetacular, são as luzes e as cores.

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