Programa Água Brasil: ações em todos os biomas e regiões brasileiras

0
482
views

Programa Água Brasil: ações em todos os biomas e regiões brasileiras

Programa Água Brasil. Três das mais importantes instituições brasileiras se uniram ao WWF-Brasil para implementar um programa de desenvolvimento sustentável no campo e na cidade. O Programa Água Brasil. Concebido pelo Banco do Brasil,  é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e o WWF-Brasil.

Programa Água Brasil, imagem de rio
© Edward Parker/WWF-Canon

 

 

 

 

 

 

 

 

Maior parceria com o setor financeiro para a conservação da natureza

O Água Brasil tem ações em todos os biomas e regiões brasileiras, desenvolvendo projetos modelo que serão replicadas pelo país. O programa tem duração prevista de cinco anos (até 2015) e envolve reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva, consumo responsável, boas práticas agrícolas, restauração florestal e finanças sustentáveis.

Parceria pela sustentabilidade

No meio urbano, o Programa Água Brasil visa disseminar o conceito e a prática do consumo responsável e estimular a mudança de comportamento e de valores em relação à produção e ao destino de resíduos sólidos. Para desenvolver o projeto na primeira fase, foram selecionadas cinco cidades, de diferentes portes e características, nas cinco regiões brasileiras: Na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG). Na Região Sul, Caxias do Sul (RS).

Na Região Nordeste

Na Região Nordeste, a capital do RN, Natal. Na Região Centro-Oeste, uma cidade histórica, Pirenópolis (GO). Finalmente, na Região Norte, uma cidade no coração da Amazônia, Rio Branco, capital do Acre. Em todas estas cidades, o Água Brasil atua para ajudar organizações de catadores, prefeituras e a população a melhorar o manejo de resíduos sólidos e a mudar hábitos e atitudes relativos ao consumo e ao descarte de resíduos sólidos.

No campo, a iniciativa envolve agricultores

No campo, a iniciativa envolve agricultores, extensionistas, governos, universidades e instituições locais. O objetivo é disseminar o uso de boas práticas agrícolas e restauração florestal, visando à produção sustentável e a proteção dos recursos naturais. O programa se desenvolve em 14 microbacias localizadas nos diferentes biomas brasileiros:

  • Cerrado: Guariroba (MS), Pipiripau (DF), Peruaçu (MG), São Bartolomeu (GO)
  • Mata Atlântica: Lençóis (SP), Cancã-Moinho (SP), Rio Benevente (ES), Rio das Pedras (RJ)
  • Amazônia: Teles Pires (Sinop e Sorriso, MT) e Igarapé Santa Rosa (AC), Sepotuba (MT)
  • Caatinga: Rio Longá (PI)
  • Pampa: Camaquã (RS)

Aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito

A parceria busca, ainda, o aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e investimentos e a implementação de modelos de negócios sustentáveis. O setor bancário é estratégico para a conservação da natureza, em função do importante papel que exerce no financiamento da produção agrícola e de outras atividades.

Ilha Henderson- Pacífico, campeã mundial de lixo plástico

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here