Programa Água Brasil: ações em todos os biomas e regiões brasileiras
Programa Água Brasil. Três das mais importantes instituições brasileiras se uniram ao WWF-Brasil para implementar um programa de desenvolvimento sustentável no campo e na cidade. O Programa Água Brasil. Concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e o WWF-Brasil.

Leia também
José Truda Palazzo Jr., 40 anos de serviços prestadosSea Shepherd, conheça a história desta ONGProjeto Albatroz, uma das glórias do litoral brasileiro
PUBLICIDADE
Mais lidos
Indústria naval mundial ‘opta’ pela poluição marinhaPraia de Maria Farinha, PE, mais uma privatizadaVelejadores na travessia da Passagem do Noroeste
Maior parceria com o setor financeiro para a conservação da natureza
O Água Brasil tem ações em todos os biomas e regiões brasileiras, desenvolvendo projetos modelo que serão replicadas pelo país. O programa tem duração prevista de cinco anos (até 2015) e envolve reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva, consumo responsável, boas práticas agrícolas, restauração florestal e finanças sustentáveis.
Parceria pela sustentabilidade
No meio urbano, o Programa Água Brasil visa disseminar o conceito e a prática do consumo responsável e estimular a mudança de comportamento e de valores em relação à produção e ao destino de resíduos sólidos. Para desenvolver o projeto na primeira fase, foram selecionadas cinco cidades, de diferentes portes e características, nas cinco regiões brasileiras: Na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG). Na Região Sul, Caxias do Sul (RS).
Na Região Nordeste
Na Região Nordeste, a capital do RN, Natal. Na Região Centro-Oeste, uma cidade histórica, Pirenópolis (GO). Finalmente, na Região Norte, uma cidade no coração da Amazônia, Rio Branco, capital do Acre. Em todas estas cidades, o Água Brasil atua para ajudar organizações de catadores, prefeituras e a população a melhorar o manejo de resíduos sólidos e a mudar hábitos e atitudes relativos ao consumo e ao descarte de resíduos sólidos.
No campo, a iniciativa envolve agricultores
No campo, a iniciativa envolve agricultores, extensionistas, governos, universidades e instituições locais. O objetivo é disseminar o uso de boas práticas agrícolas e restauração florestal, visando à produção sustentável e a proteção dos recursos naturais. O programa se desenvolve em 14 microbacias localizadas nos diferentes biomas brasileiros:
- Cerrado: Guariroba (MS), Pipiripau (DF), Peruaçu (MG), São Bartolomeu (GO)
- Mata Atlântica: Lençóis (SP), Cancã-Moinho (SP), Rio Benevente (ES), Rio das Pedras (RJ)
- Amazônia: Teles Pires (Sinop e Sorriso, MT) e Igarapé Santa Rosa (AC), Sepotuba (MT)
- Caatinga: Rio Longá (PI)
- Pampa: Camaquã (RS)
Aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito
A parceria busca, ainda, o aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e investimentos e a implementação de modelos de negócios sustentáveis. O setor bancário é estratégico para a conservação da natureza, em função do importante papel que exerce no financiamento da produção agrícola e de outras atividades.