Peixes de cativeiro devem ganhar cada vez mais as mesas

0
1601
views

Peixes de cativeiro devem ganhar cada vez mais as mesas

Peixes de cativeiro deverão estar mais presentes na mesa dos lares e restaurantes de todo mundo.  O que motiva essa tendência é a disparada dos preços e o crescente apetite por espécies nobres.

Peixes de cativeiro , imagem peixes de cativeiro

Benefícios para quem ingere peixes

Os benefícios gerados para quem ingere peixes são inúmeros e cada vez mais as pessoas tomam consciência do quão saudável é ter uma alimentação com o predomínio de frutos do mar. O peixe é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Além disso o peixe tem grande quantidade de minerais, como cálcio e fósforo, e vitaminas. O tão conhecido e bem falado ômega-3, presente em muitos peixes como sardinha, atum e bacalhau, ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose e o nível de colesterol e triglicérides.

Peixes de cativeiro , imagem de peixe na mesa

Com o aumento do consumo, a consequência é o crescimento da criação de peixes em cativeiro.

As cotações mundiais de peixes, de cativeiros e selvagens, atingiram os maiores níveis de todos os tempos. Ao mesmo tempo, o aumento da demanda ocorre num momento em que os preços do peixe criado em cativeiro subiram para patamares recordes.

Situação da pesca selvagem

A situação da pesca selvagem esteve na agenda da reunião bienal promovida pela FAO, entre ministros da Pesca, executivos do segmento e organizações não governamentais, em Roma.

No cenário atual, o consumo de peixes e frutos do mar pelos EUA e pela Europa se expandiu. Além disso, compras de países como México, Brasil, China e de algumas nações africanas também sustentou o aumento do consumo. E a única maneira de atender essa nova demanda é através da aquicultura.

As populações de espécies selvagens sofrem reduções devido à sobrepesca, à poluição e às mudanças climáticas.

Mas a expansão da produção de peixe em cativeiro também deve enfrentar barreiras. Alguns pontos são o aumento do valor da ração, a limitação das áreas autorizadas para a montagem de viveiros e as restrições em termos de abastecimento de água.

Peixes de cativeiro , imagem de peixes de cativeiro

Peixes de cativeiro : expansão das doenças

O problema mais grave é a expansão das doenças que afetam os peixes criados em cativeiro. A indústria de camarão do Sudeste Asiático foi atingida pela síndrome da mortalidade precoce, enquanto a de salmão chilena foi afetada por um vírus. Enquanto isso, os preços da ostra na Europa dispararam devido às quedas de produção afetadas por um vírus da herpes.

Mesmo com essas dificuldades, as conclusões ainda assim são positivas para o aumento da criação em cativeiro. De acordo com a Agência para Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas, o consumo per capita de peixe criado em cativeiro deverá crescer 4,4%, em 2014, em relação a 2013, para 10,3 quilos, superando pela primeira vez o consumo de peixe proveniente de pesca extrativista.

Fonte: Valor, Financial Times e Olá!

Alto- mar está sendo saqueado, saiba como acontece

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here