Palau agora é um santuário marinho no Pacífico, conheça

0
1207
views

Santuário Marinho: congresso aprova a criação do Palau National Marine Sanctuary

Santuário marinho: o presidente de Palau aprovou a criação do Palau National Marine Sanctuary, uma das maiores áreas marinhas protegidas do mundo.

imagem de Palau

O Presidente Tommy E. Remengesau Jr. afirmou:

Hoje é um dia histórico para Palau. Provando que uma pequena nação insular pode ter um grande impacto sobre o oceano com a criação deste santuário no Pacífico.

As comunidades da ilha estão entre as mais atingidas pelas ameaças que pesam sobre o oceano. A criação deste santuário marinho no pacífico é um movimento ousado. O povo de Palau reconhece como essencial para a nossa sobrevivência. Queremos liderar o caminho em restaurar a saúde do oceano para as gerações futuras.

Maravilha subaquática

Frequentemente citado como um “maravilha subaquática do mundo“, o oceano que circunda Palau tem ecossistemas marinhos notavelmente saudáveis. Eles  são o lar de mais de 1.300 espécies de peixes e 700 espécies de coral.

Legislação que criou o santuário marinho

A legislação que criou o santuário determina 80%  do território marinho da nação como uma reserva  totalmente protegida. Com 500.000 quilômetros quadrados (193.000 milhas quadradas), o santuário se torna a sexta maior área marinha protegida do mundo.

Reserva aos pescadores nativos

Cerca de 20 por cento das águas de Palau vão se tornar uma zona de pesca doméstica, reservada para os pescadores nativos, e pesca comercial de pequena escala com exportações limitadas. Esta transformação da zona econômica exclusiva de Palau acontecerá gradativamente, em um período de cinco anos, durante o qual o número de licenças vendidas aos navios comerciais estrangeiros será reduzido anualmente.

Joshua S. Reichert, que lidera iniciativas sobre meio ambiente no The Pew Charitable Trusts, declarou:

Na sua história de 20 anos como nação independente, Palau desenvolveu um legado notável de conservação, incluindo a criação do primeiro santuário de tubarões do mundo em 2009

A lei que cria este santuário marinho também fortalece os esforços para impedir a pesca ilegal, apertando significativamente as regras para navios que cruzam as águas de Palau.

Santuários marinhos

Finalmente uma boa ideia. O Divers for Sharks enviou carta ao secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, sugerindo a  transformação de Fernando de Noronha em polo internacional de mergulho e conservação de tubarões e raias, com a criação do primeiro Santuário de Tubarões do Atlântico Sul.

O Governo Temer avançou na agenda ambiental mais que você possa imaginar.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here