O Canal do Panamá como você nunca viu

0
824
views

Canal do Panamá como você nunca viu, um vídeo espetacular

O Canal do Panamá é uma monumental obra de engenharia, talvez a mais complexa do final do século XIX começo do sec. XX.

Canal do Panamá, imagem de mapa do canal do Panamá
Fonte: WikipédiA

Obras começam em 1880

As obras começaram em 1880 com um projeto comandado pelo francês Ferdinand de Lesseps, responsável pela abertura do Canal de Suez. Depois de milhares de mortes, pelas doenças tropicais que não tinham combate eficaz na época, e de milhões de dólares, a empresa francesa foi a falência.

Na cola dos franceses vieram os norte-americanos

Na cola dos franceses vieram os norte-americanos. Sob inspiração do Presidente Theodore Roosevelt assumiram a construção mudando o plano original. A obra foi terminada em 1914. O Canal do Panamá tem 81 km de extensão. Ele atravessa o istmo do Panamá do Atlântico ao Pacífico. Encurta e diminui o custo das viagens marítimas que até este tempo usavam o Estreito de Magalhães, ou mesmo o Cabo Horn, no finalzinho da América do Sul.

Cerca de 15 mil navio cruzam o Canal por ano

Cada eclusa, com  enormes portas em aço maciço, tem 140 metros de altura e 745 toneladas de peso! Cerca de 15 mil navios cruzam todos os anos o Canal do Panamá. Ele está ficando estreito demais para os super-cargueiros de hoje.

Canal completa 100 anos

Em 2014 o tão falado e importante Canal do Panamá completa 100 anos. Para comemorar a data o canal deve estar prestes a completar uma reforma gigantesca que incluirá uma nova via para o tráfego de supercargueiros. A mudança tecnológica vai turbinar o comércio mundial e proteger o ambiente, reduzindo também o consumo de combustíveis fósseis. A grande obra, proposta em 2006 pelo então presidente panamenho Martín Torrijos, deve ser entregue até 2015. A expansão do Canal do Panamá vai transformar a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacífico e, com isso, turbinar o comércio mundial.

O vídeo, muito bem feito, mostra como os navios atravessam esta obra monumental. Bom proveito.

Conheça o Farol de Alexandria.https://marsemfim.com.br/o-farol-de-alexandria/

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here