O Canal do Panamá como você nunca viu

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Canal do Panamá como você nunca viu, hoje sofre com falta de água

A estreita faixa de terra entre a América do Norte e a América do Sul abriga o Canal do Panamá, uma passagem de água entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A idéia da construção remonta à descoberta do istmo em 1513 por Vasco Núñez de Balboa.

O Canal do Panamá é uma monumental obra de engenharia, talvez a mais complexa do final do século XIX começo do sec. XX.

ilustração∫ao do canal do Panamá
Iustração, https://warbird.blog/.

Obras começam em 1881

As obras começaram em 1881 com um projeto comandado pelo francês Ferdinand de Lesseps, responsável pela abertura do Canal de Suez. As escavações começaram em Culebra a partir de 22 de janeiro de 1881.

Uma grande força de trabalho foi reunida. Era composta por cerca de 40.000 trabalhadores (nove décimos dos quais, afro-caribenhos). Embora o projeto atraísse bons engenheiros, mantê-los era difícil devido a doenças. O número de mortos de 1881 a 1889 foi estimado em mais de 22.000, dos quais cerca de 5.000 eram cidadãos franceses. 

imagem de obras no canal do panamá
Obras no Canal do Panamá (Foto: wikipedia)

1885- projeto em sérios apuros

Em 1885 ficou claro  que o canal do nível do mar era impraticável, um canal elevado com eclusas era preferível. De Lesseps resistiu. Mas, em 1887, um plano de canal com eclusas foi adotado. A essa altura, taxas crescentes de mortalidade, assim como problemas financeiros e de engenharia, aliados a frequentes inundações e deslizamentos de terra, indicavam que o projeto estava em sérios apuros.

O trabalho continuou sob o novo plano até 15 de maio de 1889, quando a empresa faliu e o projeto foi suspenso. Depois de oito anos, dois quintos ficaram prontos ao custo de  US$ 234,8 milhões.

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Na cola dos franceses vieram os norte-americanos

Nos EUA, uma Comissão Parlamentar do Canal do Istmo foi criada em 1899 para examinar as possibilidades de um canal da América Central e recomendar uma rota. Em  1901, a comissão informou que um canal dos EUA deveria ser construído através da Nicarágua, a menos que os franceses estivessem dispostos a vender suas propriedades por US$ 40 milhões.

A recomendação tornou-se lei, e a Nova Companhia do Canal do Panamá foi obrigada a vendê-lo por esse preço. Theodore Roosevelt  acreditava que um canal controlado pelos EUA era um interesse estratégico vital do país.

imagem da construção do canal do Panamá

Panamá, parte da Colômbia

Como o Panamá fazia parte da Colômbia, Roosevelt negociou com o país para obter os direitos. No início de 1903, o Tratado Hay-Herrán foi assinado por ambas as nações, mas o Senado da Colômbia não ratificou o tratado. Roosevelt insinuou aos panamenhos que, se eles se revoltassem, a Marinha dos EUA ajudaria na luta pela independência.

O Panamá declarou sua independência em 3 de novembro de 1903. Os panamenhos deram aos Estados Unidos o controle da Zona do Canal do Panamá em 23 de fevereiro de 1904, por US$ 10 milhões, de acordo com o Tratado de Hay-Bunau-Varilla de 18 de novembro de 1903.

1913 – Canal do Panamá quase pronto

Em 10 de outubro de 1913, o dique de Gamboa, que manteve o corte de Culebra isolado do lago Gatun, foi demolido; a detonação foi feita telegraficamente pelo presidente Woodrow Wilson em Washington.

imagem antiga de navio atravessando o canal do Panamá

1914 o barco Alexandre La Valley cruza pela primeira vez o Canal do Panamá

Em 7 de janeiro de 1914, o Alexandre La Valley, um antigo barco guindaste francês, tornou-se o primeiro navio a fazer um trânsito completo do Canal do Panamá sob seu próprio vapor depois de atravessar durante os estágios finais de construção.

Hoje cerca de 15 mil navios cruzam o Canal por ano

Cada eclusa, com  enormes portas em aço maciço, tem 140 metros de altura e 745 toneladas de peso! Cerca de 15 mil navios cruzam todos os anos o Canal do Panamá. Ele está ficando estreito demais para os supercargueiros de hoje.

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imagem de cargueiros no canal do Panamá
Dois cargueiros entram no Gatun Locks a partir do lago Gatun .

Agora o aquecimento global ameaça a navegação no canal do Panamá

O site pt.euronews.com/ diz que “O Canal do Panamá luta com grandes dificuldades para manter os caudais de água necessários à navegação. A precipitação deste ano foi 27% abaixo da média e a temperatura do Lago Gatun, principal afluente desta hidrovia, subiu cerca de 1,5 graus, levando a perdas consideráveis de água pela evaporação. A administração do Canal diz que as mudanças climáticas são suficientemente comprovadas ao longo de todo o canal e que o grande desafio será encontrar uma solução para as necessidades de água nos próximos 50 anos.

Assista ao vídeo que mostra as atuais dificuldades no Canal do Panamá

A água está a sumir-se no Canal do Panamá

Canal completou 100 anos em 2014

Em 2014 o tão falado e importante Canal do Panamá completou 100 anos. Para comemorar a data o canal fez uma reforma gigantesca que inclui uma nova via para o tráfego de supercargueiros.

A mudança tecnológica turbinou o comércio mundial e protege o ambiente, reduzindo também o consumo de combustíveis fósseis. A grande obra foi proposta em 2006 pelo então presidente panamenho Martín Torrijos.

A expansão do Canal do Panamá  transformou a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacífico e, com isso, turbinou o comércio mundial.

O vídeo, espetacular, mostra como os navios atravessam esta obra monumental. Bom proveito.

Escola de Sagres, mito, ou realidade?

Comentários

16 COMENTÁRIOS

  1. Uma ressalva nessa história: apesar do Panama na boa competência, ter aumentado por ano a passagem de contêiner de 200 nas maos dos EUA em 1990 para 13 milhões hoje com a super expansão do canal na reforma que fez (muito ampliado e passa ate transatlântico e com lucro anual de dezenas de bilhões de U$) tudo pra corrupção e pagar financiamentos, investiu nele dezenas de bilhões mas nao foi capaz de investir na população, nem em educação ou saude, isso desde 2000 quado recebeu o canal e o IDH nada subiu e a população nada melhorou. Absurda distorção: um canal que nem o Suez igual, de 1o mundo mas o pais de 3o mundo, isso o Panama hoje com a maior renda per-capita da AL, governo rico e povo miserável. (fonte BBC-50988193)

  2. Recomendo o livro “Febre do Panamá: A História de Uma das Maiores Realizações do Homem” de Matthew Parker.
    Excelente, aborda aspectos de engenharia, política e gestão relacionados à construção do Canal.

  3. Meu avô, italiano, trabalhou na construção deste canal, ficou doente e se não fosse uma enfermeira francesa teria morrido pois para a companhia francesa era mais barato repor um trabalhador morto do que gastar para curar os doentes. Essa história ou estória foi contada pelo meu avô, se verdade ou não, fica o registro.

  4. Estive visitando o canal do Panamá em 2014, aproveitando uma conexão longa para Bogotá. Durante o trajeto de van do aeroporto até a eclusa de Miraflores o motorista também era nosso guia e explicava os fatos históricos da obra gigantesca:
    Com a desistência dos franceses em terminar a obra, logo vieram os americanos com uma oferta tentadora ao governo Panamenho. Eles terminariam a construção sem custos ao Panamá mediante concessão e ainda os libertariam do domínio Colômbiano.
    A Colômbia, sabendo que perderia o Panamá de qualquer jeito, terminou fazendo um acordo com os USA, vendendo o Panamá por uma fração do que valia, para evitar uma guerra onde os americanos defenderiam o Panamá, para construir o canal e ter controle dele durante 100 anos.
    A concessão já venceu a alguns anos, mas ainda hoje a presença americana no Panamá é muito forte. Para se ter uma ideia, quando um navio da marinha americana entra no canal, ele entra sozinho mesmo cabendo 2 por vez, além disso, enquanto o navio está nas eclusas, todo o espaço aéreo é interditado. Resumindo, os americanos ainda mandam e desmandam por lá. Para eles o canal é um local altamente estratégico !!!!

  5. Esta reportagem é maravilhosa, com muitas informações, precisas e claras esta reportagem eleva a qualidade sempre encontrada neste espaço, parabéns, grande abraço.

  6. Mesmo nem sabendo nadar direito, fico encantado com esses posts, verdadeiras lições de história. Você e seu irmão Fernão fazem muito bem pela cultura e história deste país. Obrigado>

  7. Moro no Panama por uns anos e nunca tive o interesse de conhece-lo. O canal não deve ser mais que meia hora da minha casa. Ironicamente, eu não conheço esse canal, mas conheço bem o Suez Canal no Egito.

  8. O primeiro a atravessa o istmo do Panamá.
    Vasco Nuñes de Balboa, então com 26 anos, alistou-se na expedição de Rodrigo de Bastidas para a América cruzando a costa da Colombia moderna. Em 2501, empreendeu sua primeira viagem , que explorou o litoral caribenho do Cabo de la Vela na Península Guajira até o Golfo de Darien, através das ilhas do Caribe que pertencem à atual Colômbia (Santa Marta, Cartagena e golfo de Urabá ou “Darién”). Em seu retorno em 1502, passou pela Jamaica e se estabeleceu em na ilha de Hispaniola (onde, hoje, se localizam a República Dominicana e o Haiti), na aldeia de Salvatierra, onde viveu vários anos sem qualquer sucesso financeiro, se vendo finalmente obrigado a abandoná-la Em Darién, Núñez de Balboa fundou, em 1510 o primeiro estabelecimento europeu permanente em terras continentais americanas, denominado Santa Maria la Antiga del Darién. Em 1511, Núñez de Balboa obteve o cargo de governador. Movido pelo propósito de descobrir o mar de que falavam os indígenas, se internou continente adentro em 25 de setembro de 1513 num périplo de mais de 30 dias que culminou em uma das maiores façanhas da conquista espanhola da América: o descobrimento do Mar del Sur, nome que deram ao atual Oceano pacífico como veio a ser chamado posteriormente por Magalhães. Subido em um monte no ponto mais alto do istmo indicado pelos índios apenas na companhia do seu cão Leoncito, tornou-se no primeiro europeu a avistar o maior Oceano da Terra. Assim ele regressou para relatar ao seu soberano que havia encontrado um novo oceano e trazia consigo considerável quantidade de ouro. A notícia do ouro causou mais entusiasmo do que a existência de um segundo oceano. Era o caminho do novo mundo que acabava de ser descoberto. Quando Balboa cruzou o istmo numa nova empreitada, comprou por conta própria vários navios do outro lado do Pacífico com os quais, não fosse uma tempestade repentina, teria atingido a costa da terra aurífera do Perú. Durante sua ausência, um pequeno potentado estabeleceu-se em Hispaniola, (onde, hoje, se localizam a República Dominicana e o Haiti). Sob circunstancias tais, não foi difícil a homens inescrupulosos arvorar-se em ditador local. Seu nome era Pedro Arias de ÁSvila que odiava e temia Balboa, pois o descobridor do Pacífico sabia demais. Mandou um recado para Balboa convidando-o a voltar para o quartel general do Governador de Darien (antigo nome de todo istmo) e Balboa na esperança de receber uma recompensa pelos seus esforços, aceitou o convite. Logo foi preso e acusado de alta traição sendo levado diante de um tribunal especial, que agindo sob ordens do governador, condenou-o a morrer decapitado.

    • Nao ha diferenca. As eclusas de Gatun e Miraflores ligam os oceanos pacifico e atlantico a um lago no interior do pais. Esse lago sim é mais alto que os oceanos. A maior parte da travessia é feita pelo lago.
      Vale notar que o novo canal recicla a agua usada pelas eclusas e assim é muito menos agressivo ao meio ambiente e depende muito menos da chuva.

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