Navios descartam lixo no mar: mercantes, petroleiros, de guerra e de cruzeiro. Quase todos descartam lixo no mar
Desde 1967 frequento o mar. Quando pequeno saía com meu pai, pescador esportivo, pelo litoral de Santos, até Vitória, no Espírito Santo. Cresci, consegui meu barco e não parei mais. Desde então, fiz três viagens pela costa brasileira da fronteira norte até a sul. Somando todas, foram quase seis anos subindo e descendo o litoral. Desse modo, naveguei mais de 40 mil milhas só por nosso mar territorial. Flagrei muitos absurdos. Belezas naturais destruídas. E além disso, os mais diversos ecossistemas marinhos quase sempre desrespeitados. Até mesmo um petroleiro lavando seus tanques em plena baía de Guanabara. Navios descartam lixo no mar, uma quase unanimidade, é nosso comentário.
Contudo, não é só. O combustível de qualquer navio é altamente poluente e insustentável. Por exemplo, você sabia que um grande navio de cruzeiro emite tanto CO2 como 83.678 automóveis?
Carnival Cruise Lines pagará US$ 20 milhões por continuar despejando lixo no oceano
O caso mais recente saiu no www.wjcl.com. Junho, 2019. “A Carnival Corp. chegou a um acordo provisório com promotores federais em que a maior linha de cruzeiros do mundo concordou em pagar US$ 20 milhões em multas porque seus navios continuam a poluir os oceanos apesar de prometer parar anos atrás.”
Então, a maior linha de cruzeiros do mundo reconheceu em documentos judiciais que violou os termos de condicional de uma condenação criminal de 2016 por descarregar resíduos oleosos de seus navios da Princess Cruise Lines e, em seguida, encobri-los. Desse modo, a Carnival pagou uma multa de US$ 40 milhões e foi colocada em liberdade condicional por cinco anos.
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“Nos novos documentos, a empresa “admite que cometeu as violações” delineadas no início de 2019 pelos promotores. Isso inclui o despejo de “água cinzenta” (água misturada com óleo) em lugares proibidos, como por exemplo as Bahamas. Além de permitir que o plástico seja descarregado juntamente com o desperdício de alimentos o que representa ameaça à vida marinha.
Assim, o acordo proposto foi assinado pelo presidente da Carnival, Micky Arison. Ele é um bilionário que igualmente é dono do Miami Heat.” A Carnival, com sede em Miami, opera nove marcas de cruzeiros e 105 navios em todo o mundo. Então, em 2019, um juiz ameaçou impedir que os navios de cruzeiro da Carnival atracassem nos EUA.
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Assista ao vídeo da Carnival Corp. e saiba mais
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Sylvia Earle informa: seis bilhões de Kg de lixo descartados de navios mercantes
De antemão, Sylvia Earle a primeira Heroína do Planeta e, além disso, maior referência mundial na questão dos oceanos informa em seu livro A Terra É Azul que um reporte da Academia Nacional de Ciências publicado na década de 90 indica que…
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Até 1990, navios de guerra dos USA eram autorizados a descartar lixo no mar: 128 mil Kg por dia!
Sylvia, contudo, ressalta ainda (A Terra é Azul – ed.SESI- SP, pag. 109) que “até 1990 todo o lixo de navios de guerra dos USA eram descartados no mar (eles tinham permissão)“. “Mais de 450 quilos por dia, por navio”! Segundo o wikipedia a marinha de guerra dos USA “é considerada a maior e mais poderosa do mundo, com a sua frota de batalha sendo maior do que as seguintes treze maiores marinhas combinadas. Opera 286 navios em serviço ativo“. 286 x 450 Kg = 128.700 Kg de lixo ao dia!
E as marinhas de guerra dos outros países, onde descartam seu lixo? Navios descartam lixo no mar…
Você tem dúvidas? Definitivamente, eu, não tenho. Se o país mais poderoso do mundo dava permissão até 1990, imagine os outros…Eu vi! Estive na Antártica várias vezes. Na última gravei imagens dos marinheiros jogando sacos de plástico cheios de lixo no mar que banha o continente dedicado à pesquisa!
Cruzeiros turísticos, setor do turismo que mais cresce no mundo. E mesmo assim os navios descartam lixo no mar
Atualmente, este é um dos setores que mais cresce a cada ano. Anualmente aumentam os cruzeiros na “paradisíaca” costa brasileira como muitos chamam nossa maltratada e não fiscalizada zona costeira.
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Porém, estes navios descartam lixo no mar, mesmo em Parques Nacionais Marinhos como já denunciamos. Além disso, como mostramos, o problema é mundial. Infelizmente, não se restringe ao Brasil.
Navio de passageiros é flagrado jogando lixo no mar brasileiro
Matéria de 23 de dezembro de 2013. “O passageiro Sérgio da Silva Oliveira filmou funcionários do navio da MSC jogando diversos sacos de lixo em alto mar. Em seguida, denunciou a empresa para o Ministério Público. Entretanto, como se trata de empresa estrangeira o promotor encaminhará o caso aos órgãos responsáveis”.
O lixo da MSC e as vítimas de cruzeiros: violência sexual, tráfico de drogas e contaminação
5 de fevereiro de 2014: “A TV Senado apresentou no programa Diplomacia uma reportagem de 14 minutos sobre os problemas cada vez mais comuns dos cruzeiros marítimos que “cortam” a costa brasileira”….
“Números apresentados no programa, de acordo com a Organização das Vítimas de Cruzeiros (OVC), dão conta que, de 1998 a 2012, foram contabilizadas nada menos que 1.429 pessoas vítimas de violência sexual dentro desses transatlânticos. Além disso, 171 desapareceram no mar enquanto outros 50 mil apresentaram algum tipo de contaminação…A periculosidade e a insalubridade de alguns cruzeiros voltaram ao destaque jornalístico por conta de denúncia filmada de um passageiro do navio MSC Cruzeiros onde mostra o descarte criminoso de lixo. Navios descartam lixo no mar brasileiro”…
Assista ao vídeo sobre descarte de lixo no litoral brasileiro:
Assista a este vídeo no YouTube
Mais um navio- porcalhão?
22 de fevereiro de 2014. “O Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, Búzios, Região dos Lagos. “A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. Entretanto, a suspeita é que um navio tenha despejado no mar uma substância para diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”…
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Indícios de novo descarte dos navios, desta vez o MSC Preziosa
26 de fevereiro de 2014: Navios descartam lixo no mar. A matéria dizia…” mais uma vez o blogueiro Dener Giovanni sai na frente e publica a denúncia. Cumprindo as regras do bom jornalismo Dener ouviu o “outro lado”. Em seguida, entrou em contato com a assessoria da MSC e recebeu esta mensagem de Renata Asprino- diretora de atendimento da Máquina RP:
É possível que seja lodo, algas, plantas e outras coisas presentes no fundo do mar. Este tipo de mancha é comum quando os grandes navios passam em áreas mais rasas, fazendo com que o que está no solo suba até a superfície. Acredito que seja isso que a passageira filmou, já que passa a impressão de sujeira e na verdade é de materiais do próprio fundo do mar
Navio porcalhão, aqueles navios que descartam lixo no mar são da MSC
8 de janeiro de 2014: Inconformado com a falta de uma resposta objetiva às denúncias de Giovanni, o Mar Sem Fim entrou em contato com a MSC pedindo esclarecimentos. Recebemos esta resposta:
“Oi KK,
Realmente, podemos ter problemas. Este denunciante do Paraná não sossegará enquanto não obter bons espaços com esta história de resíduos no mar. A Companhia foi acionada juridicamente, pelo MP no Paraná? Quanto ao Dener, hum..ele é blogueiro mesmo, de Santa Catarina, e mantém o espaço dele atualizado no portal do Estadão. Também tem site bem organizado. Ou seja, está então bastante interessado no tema/notícia. A imprensa, neste momento de retorno de réveillon (sic) está meio carente de assuntos, ainda.”
Note o deboche: “Oi KK…
E esta, definitivamente, não foi a única vez que este tipo de acusação ganhou manchetes.
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Navios descartam lixo no mar, agora os problemas no mundo
Matéria do site npr.org, de dezembro de 2016,
A Princess Cruise Lines pagará uma multa de US$ 40 milhões por poluição deliberada dos mares e atos intencionais para encobri-lo, de acordo com o Departamento de Justiça americano. Esta é a maior penalidade envolvendo poluição deliberada de navios
Contudo, o caso não é exceção para os navios da companhia.
O operador de cruzeiros californiano também concordou em se declarar culpado de sete acusações de delitos graves por práticas ilegais em cinco navios que datam de, pelo menos, 2005.
A companhia Princess Cruises ordena a mentira
Prossegue a matéria do npr.org
O engenheiro-chefe e primeiro engenheiro sênior ordenou o encobrimento, incluindo a remoção do tubo mágico, e pediu aos subordinados para mentir. Isso continuou durante uma investigação subsequente conduzida pela Guarda Costeira dos EUA.
As três maiores companhias de cruzeiro do mundo estão em maus lençóis
O site elpais.com, publicou um primor de matéria, ‘O Lado Obscuro dos Cruzeiros‘, com o subtítulo, ‘Uma investigação da rede Univision revela um mundo de bandeiras de conveniência para evitar impostos e restrições ambientais‘, que faturou o prêmio Ortega y Gasset – 2017.
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Ela analisa as três maiores empresas de cruzeiros do mundo: Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line. Juntas, representam 82% do mercado mundial.
As três têm sede nos Estados Unidos estão listadas na Bolsa de Valores. Mas, graças a uma estrutura operacional complexa em diferentes países e paraísos fiscais, fogem de garantias trabalhistas, pagam menos impostos e, além disso, evitam controles ambientais rigorosos dos Estados Unidos.
Os impactos ambientais
Entretanto “um dos aspectos mais preocupantes é o impacto ambiental. Para começar, em apenas uma semana um navio de 3.000 passageiros produz 75.000 litros de dejetos humanos, mais de 370.000 litros de água dos sanitários e máquinas de lavar louça e, finalmente, cerca de oito toneladas de resíduos sólidos e resíduos lavanderia tóxica. É o que informa a Environmental Protection Agency ( EPA).
As multas recebidas
Foram 27 milhões de dólares para a Royal Caribbean Cruises Ltd., pagos entre 1998 e 1999, após uma operação de vigilância da Guarda Costeira dos Estados Unidos que filmou o Sovereign of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo (até aquele momento), descarregando óleo em San Juan, Porto Rico.
Ou 18 milhões de dólares para a Carnival Corporation, em abril de 2002, quando a empresa se confessou culpada de “despejar resíduos de óleo no mar devido à aplicação inadequada de equipamentos de prevenção da poluição em numerosas ocasiões entre 1996 e 2001.
Vídeo do huffpostbrasil.com
E para quem duvida, eis o vídeo que o huffpostbrasil.com conseguiu. Curiosamente, é um navio da MSC. Assim o descreve o site:” Os vídeos foram supostamente filmados a bordo do Magnifica, de propriedade da empresa com sede em Genebra ‘MSC Cruzeiros’. As filmagens foram feitas secretamente por um ex-tripulante do Magnifica, que as enviou ao blogueiro e advogado marítimo Jim Walker, que postou em seu blog, Cruise Law News.”
Assista a este vídeo no YouTube
João só uma pergunta depois que você cresceu, conseguiu seu barco, você guardava todo seu lixo em sacos de material bio degradável e onde eram descartados?
Humanidade predadora, degradadora e não aprende , no futuro querem povoar outro planeta para estragar e ainda se dizem considerar racionais?
Gostei da matéria! Ano passado também estava em um navio e isso ocorreu. Fotografei essa mancha escura no mar, achei que eram dejetos sendo despejados e encaminhei ao MP de Bal Camboriú, onde o fato ocorreu. Era outra cia marítima, não era MSC. Gostaria de ouvir a opinião das autoridades responsáveis para acabar com a dúvida se é areia ou dejetos.
Cidades sustentáveis na sua cabeça, Sérgio. Só nela. Basta ver a quantidade de vídeos, dos próprios passageiros, mostrando lixo sendo jogado borda afora. E não venha ditar regras marinheiras, não pra cima de mim. A imagem que vc viu nada tem a ver com hélices de navios, e lama revolvida. Pelo simples fato de que o assoalho marinho de Búzios não é composto por lama. Informe-se você antes de deitar mimimi.
Bravíssimo Grande João Lara Mesquita !forte abraço deste humilde professor de Ciências e Exatas !Carlos Antônio
Meus parabéns e muito obrigado ao João Lara Mesquita e equipe pela reportagem denúncia. Esperamos todos que esta investigação do Mar Sem Fim não fique somente neste artigo de hoje!!!! Vamos resgatar o nosso planeta criado por Deus e que é único no Universo!!!! “O ser humano tem instinto predador e só dá valor às coisas depois que perde”.
Parabéns pela bela reportagem. mostrando este gravíssimo crime ecológico das companhas de Cruzeiro e das suas milionárias de marketing em conjunto com as empresas de turismo de todo o mundo. Em uma época em que todas as empresas se preocupam com as normas ISO, EHS, de ecologia, de saúde, de higiene, de segurança…. estes transatlânticos estão ANDANDO NA CONTRA MÃO. É PRECISO APLICAR MULTAS DE BILHÕES DE DÓLARES À ESTES CRIMINOSOS!!!!!!
E QUAIS SÃO AS ATITUDES QUE ESTÃO SENDO TOMADAS PELAS AUTORIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS CONTRA ESTES CRIMES?????
Muito triste, por onde o ser humano passa deixa um rastro de destruição. Agora partem para poluir Marte também…..fins dos tempos. Parabéns pela iniciativa.
É triste de se imaginar isso. Quanto mais longe dos olhos, melhor. Navios poluindo e os cruzeiros seguem cheios. A população precisa cobrar também, e não apenas embarcar nessa ideia de entretenimento. Temos que utilizar sem degradar.
Incrível esta situação ocorrer em pleno século XXI. Quanto PRIMITIVISMO!!!
Parabéns pela denúncia, João!!!
Em alto mar ou perto da costa, tanto faz. Descarte em rios e mares precisa acabar, se quisermos ter alguma chance de sobrevier neste planeta.
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&ved=2ahUKEwj-m5uZgIveAhWIjZAKHYVVBPgQFjAMegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Feconomia.estadao.com.br%2Fblogs%2Fecoando%2Fem-2050-havera-mais-plasticos-do-que-peixe-nos-oceanos%2F&usg=AOvVaw2FU6xwA2nx2klrSfY-Lt8s
“Eu posso e você não!” Este é o espírito dos clientes dos cruzeiros.
Como o ponto mais sensível do homem está no bolso seria de se esperar que estas empresas marítimas não tivessem mais clientes no Brasil, mas ledo engano, pois bastará um pequeno incremento na nossa economia e milhares de brasileiros irão frequentar estes verdadeiros criadouros de doenças esbanjando alegrias.
Esta matéria muito provavelmente todos os humanos tem vagas noções, mas como não se quantificam as macros doses de bosteiros fingimos que não existem e irados passamos a ser contra a caça das baleias, que serão envenenadas com todos os lixos que arremessamos ao mar inclusive promovendo seus afogamentos com redes e mais outros lixos que se enroscam nos corpos.
“espírito dos clientes”, acho que não!
Obrigado pela informação foi muito útil. Estou ansiosa para o seu próximo artigo, meus parabéns.
apaixonada por Fianças e Restrição Interna no nome,
um abraço,beijo.
Obrigado, Patrícia, beijos e até breve.
Claro que são inumeros navios que utilizam o mar como lixo…alguem ja visitou o local de descartes de lixo nos portos???nao…porque nao existem….precisamos uma auditoria urgente em tudo isso…nao é a toa que existe aquela ilha de plastico no meio do oceano…
até o animal gato gosta de ambiente limpo é por isso que a higiene em tudo é fundamental.
Em 2017 presenciei a bordo de um cruzeiro para a Europa da MSC, Preciosa, em Búzios, duas a tres manchas enormes que eram eliminadas do navio , pareciam sacos do tamanho de um onibus que explodiam e liberavam aquela imundicie de cor marrom clara, bem nítidas, tenho fotos tiradas do convés da embarcação, as imagens são iguais às da reportagem.
A impressão era que estes sacos eram liberados inteiros e depois , a 20 metros do navio se rompiam,.
A Consciência ecológica deve partir das pessoas que viajam de navio. Pra mim essas pessoas são um bando de gente fúteis que vão pro navio se drogar, beber, arrumar parceiros e outras coisas mais… Se não tivessem os fúteis não teriam os navios de viagem!!
Totalmente sem noção essa matéria, eu trabalho em um navio mercante petroleiro e existe regras internacionais muito rígidas sobre poluição ( basta vc procurar e ler o tratado Internacional MARPOL)
Olá, Fernando, obrigado pela mensagem. Regras eu sei que existem. Cumprí-las é outra questão. Leia sobre os problemas da agua de lastro e a infestação de espécies exóticas que causa no mundo:Mexilhão- dourado, do Prata ao Amazonas? (https://marsemfim.com.br/mexilhao-dourado-do-prata-ao-amazonas/).
Leia sobre a poluição gerada pelos navios:Navios, carros e aviões. Quem polui mais os oceanos? (https://marsemfim.com.br/poluicao-navios-carros-e-avioes/). Ainda sobre poluição, hoje mesmo fiz matéria a respeito. Foi um bom passo, mas ainda falta de fato acontecer:Transporte marítimo e acordo climático (https://marsemfim.com.br/transporte-maritimo-e-acordo-climatico/).
E ouca os depoimentos dos passageiros que estão no post. Isso tudo inexiste, é fantasia minha? Abraços
kkkkk que piada!!! Pra quem vive no Brasil- o país SEM LEI, que TUDO pode , que TODOS se corrompem, que NÃO EXISTE PROTEÇAO AMBIENTAL, ETC… dizer que essa matéria é sem noção. Acho que sem noção é você. Deve viver fora do Planeta Terra.
Fernando, eu diria que essa postagem merecia um olhar mais abrangente. Gosto muito do blog, mas nesse caso acho que tratou superficialmente e de forma apenas alarmista muitas questões relacionadas aos navios… resíduos, emissões, bioinvasões… Poderia ter ficado só com a questão do lixo (um problema real e o assunto de que trata o título) e explorado melhor a regulação internacional, o Anexo V da Marpol, vendo o que é ou não permitido, quais as propostas em discussão atualmente na IMO… Poderia abordar como funcionam os serviços de retirada de resíduos dos navios nos portos, o GISIS, as obrigações das empresas e a regulação feita nacionalmente pela Anvisa, Antaq e órgãos ambientais através do licenciamento. Poderia ter incluído a forma de ação da Autoridade Marítima na inspeção dos navios, parcerias com países vizinhos, as dificuldades na fiscalização, as melhores práticas em países mais desenvolvidos, etc. Poderia ter informado que, de forma geral, estima-se que 80% do lixo no mar é atribuído a fontes continentais e 20% a atividades desenvolvidas no mar, incluindo aí o transporte marítimo de cargas, cruzeiros e plataformas de petróleo. Que a frota mercante mundial (navios com pelo menos 1.000 toneladas de arqueação bruta) em jan/2017 era composta por 50.155 navios e possuía a capacidade de carga de 1,86 bilhão dwt (UNCTAD). O problema do lixo em navios de cruzeiro é diferente do que acontece com os navios de carga, talvez merecendo uma postagem específica e mais aprofundada. Assim como as questões das emissões e bioinvasões.
O pessoal aqui no Brasil não consegue nem evitar o contrabando de fuzis em terra firme, acha que vão evitar o despejo petróleo, de lixo e de meleca humana no mar ? Então gostaria de saber “onde” esta imensa quantidade de coisas é despejada, inclusive cocô, e quanto custa levar estas coisas até este tal lugar … alguém sabe onde ele fica ? Alguém já viu esse negócio todo sendo retirado de um navio ? Por favor, gostaria de ser informado a respeito. Seria uma informação muito útil, aí sim capaz de contradizer as evidências deste artigo.
João nos ajude a denunciar a construção de um porto em frente a Ilha do Mel salveailhadomel.com.br no litoral do Paraná.
Grata
Eleni
Já fiz isso, Eleni,está neste post: Ilha do Mel, porto em Pontal do Paraná é nova ameaça, link:https://marsemfim.com.br/ilha-do-mel-novo-porto-e-ameaca/
Compete à vc agora, compartilhar em suas redes sociais, e pedir aos amigos que façam o mesmo. abraços
Eleni, já fiz isso, veja:Ilha do Mel, porto em Pontal do Paraná é nova ameaça. Link: https://marsemfim.com.br/ilha-do-mel-novo-porto-e-ameaca/
Agora compete à vc compartilhar nas redes sociais, e pedir aos sues amigos interessados, que façam o mesmo. Abraços
Esta assim, porque nunca foi feito normas para questão do lixo, isto que estamos vivendo, é a degradação do nosso mundo, o ser humano, é um destruidor.
Até quando, que irá aparecer um ser humano e conscientizar da necessidade de cada um fazer o seu papel.
CAROS BLOQUEIROS DO MAS SEM FIM! VIAJANDO POR BÚZIOS, E AO NAVIO SE AFASTAR DA ANCORAGEM, NOTEI TAMBÉM A COLORAÇÃO DA ÁGUA DO MAR JUNTO AO NAVIO. NO MOMENTO PARECIA COR DE DEJETOS HUMANOS, O QUE ME PASSOU PELA CABEÇA. PELO VOLUME, DEVERIA EMANAR MAU CHEIRO. MAS PENSANDO NO ASSUNTO, SERIA UM DESCALABRO SOLTAREM TÃO PRÓXIMO DA COSTA DEJETOS QUE CAUSARIAM PROBLEMAS SEVEROS Á BELA CIDADE, E ALÉM DISSO SE FOSSE HAVIDA UMA DENÚNCIA A EMPRESA ESTARIA EM MAUS LENÇÓIS. ASSIM CONCORDO COM A EXPLICAÇÃO DO MSC. SE FOSSEM EXPURGADOS DEJETOS SERIA EM ALTO MAR.
SAUDAÇÕES JONATAS
Olá, Jonatas, obrigado por sua opinião. Respeito. Mas fico com a minha. Minha experiência no mar me autoriza a achar que o navio fez o que não devia. Muitas pessoas ficaram doentes e foi aberto um inquérito. Não foi por falta de motivos. Abraços e volte sempre!
Infelizmente, a resposta ao Sr. Jonatas demonstra total desconhecimento das consequências das manobras de um navio de grande calado em aguas rasas. O mostrado na foto é resultado do areia revolvida do fundo do mar devido a manobra do navio face apouca profundidade da área. Pela experiência do Sr João a única certeza que transmite é a incapacidade de analisar um fato dando opiniões baseadas em referenciais totalmente fora da realidade.
Caro Éolo, vc parece não ter lido o texto ou, se leu, não entendeu.Está escrito que “o Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, em Búzios, na Região dos Lagos …”A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. A suspeita é de que um navio tenha despejado na água uma substância para diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”… De novo: “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga”. Fora os inúmeros depoimentos de passageiros.Portanto…
Também vi e filmei essa mancha. Talvez seja mesmo o fundo lodoso que subiu, tanto que o pessoal de bordo teve que lavar a corrente da âncora.