Navios descartam lixo no mar: mercantes, petroleiros, de guerra e de cruzeiro. Quase todos descartam lixo no mar
Desde 1967 frequento o mar. Quando pequeno saía com meu pai, pescador esportivo, pelo litoral de Santos, até Vitória, no Espírito Santo. Cresci, consegui meu barco e não parei mais. Desde então, fiz três viagens pela costa brasileira da fronteira norte até a sul. Somando todas, foram quase seis anos subindo e descendo o litoral. Desse modo, naveguei mais de 40 mil milhas só por nosso mar territorial. Flagrei muitos absurdos. Belezas naturais destruídas. E além disso, os mais diversos ecossistemas marinhos quase sempre desrespeitados. Até mesmo um petroleiro lavando seus tanques em plena baía de Guanabara. Navios descartam lixo no mar, uma quase unanimidade, é nosso comentário.
Contudo, não é só. O combustível de qualquer navio é altamente poluente e insustentável. Por exemplo, você sabia que um grande navio de cruzeiro emite tanto CO2 como 83.678 automóveis?
Carnival Cruise Lines pagará US$ 20 milhões por continuar despejando lixo no oceano
O caso mais recente saiu no www.wjcl.com. Junho, 2019. “A Carnival Corp. chegou a um acordo provisório com promotores federais em que a maior linha de cruzeiros do mundo concordou em pagar US$ 20 milhões em multas porque seus navios continuam a poluir os oceanos apesar de prometer parar anos atrás.”
Então, a maior linha de cruzeiros do mundo reconheceu em documentos judiciais que violou os termos de condicional de uma condenação criminal de 2016 por descarregar resíduos oleosos de seus navios da Princess Cruise Lines e, em seguida, encobri-los. Desse modo, a Carnival pagou uma multa de US$ 40 milhões e foi colocada em liberdade condicional por cinco anos.
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“Nos novos documentos, a empresa “admite que cometeu as violações” delineadas no início de 2019 pelos promotores. Isso inclui o despejo de “água cinzenta” (água misturada com óleo) em lugares proibidos, como por exemplo as Bahamas. Além de permitir que o plástico seja descarregado juntamente com o desperdício de alimentos o que representa ameaça à vida marinha.
Assim, o acordo proposto foi assinado pelo presidente da Carnival, Micky Arison. Ele é um bilionário que igualmente é dono do Miami Heat.” A Carnival, com sede em Miami, opera nove marcas de cruzeiros e 105 navios em todo o mundo. Então, em 2019, um juiz ameaçou impedir que os navios de cruzeiro da Carnival atracassem nos EUA.
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Assista ao vídeo da Carnival Corp. e saiba mais
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Sylvia Earle informa: seis bilhões de Kg de lixo descartados de navios mercantes
De antemão, Sylvia Earle a primeira Heroína do Planeta e, além disso, maior referência mundial na questão dos oceanos informa em seu livro A Terra É Azul que um reporte da Academia Nacional de Ciências publicado na década de 90 indica que…
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Até 1990, navios de guerra dos USA eram autorizados a descartar lixo no mar: 128 mil Kg por dia!
Sylvia, contudo, ressalta ainda (A Terra é Azul – ed.SESI- SP, pag. 109) que “até 1990 todo o lixo de navios de guerra dos USA eram descartados no mar (eles tinham permissão)“. “Mais de 450 quilos por dia, por navio”! Segundo o wikipedia a marinha de guerra dos USA “é considerada a maior e mais poderosa do mundo, com a sua frota de batalha sendo maior do que as seguintes treze maiores marinhas combinadas. Opera 286 navios em serviço ativo“. 286 x 450 Kg = 128.700 Kg de lixo ao dia!
E as marinhas de guerra dos outros países, onde descartam seu lixo? Navios descartam lixo no mar…
Você tem dúvidas? Definitivamente, eu, não tenho. Se o país mais poderoso do mundo dava permissão até 1990, imagine os outros…Eu vi! Estive na Antártica várias vezes. Na última gravei imagens dos marinheiros jogando sacos de plástico cheios de lixo no mar que banha o continente dedicado à pesquisa!
Cruzeiros turísticos, setor do turismo que mais cresce no mundo. E mesmo assim os navios descartam lixo no mar
Atualmente, este é um dos setores que mais cresce a cada ano. Anualmente aumentam os cruzeiros na “paradisíaca” costa brasileira como muitos chamam nossa maltratada e não fiscalizada zona costeira.
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Porém, estes navios descartam lixo no mar, mesmo em Parques Nacionais Marinhos como já denunciamos. Além disso, como mostramos, o problema é mundial. Infelizmente, não se restringe ao Brasil.
Navio de passageiros é flagrado jogando lixo no mar brasileiro
Matéria de 23 de dezembro de 2013. “O passageiro Sérgio da Silva Oliveira filmou funcionários do navio da MSC jogando diversos sacos de lixo em alto mar. Em seguida, denunciou a empresa para o Ministério Público. Entretanto, como se trata de empresa estrangeira o promotor encaminhará o caso aos órgãos responsáveis”.
O lixo da MSC e as vítimas de cruzeiros: violência sexual, tráfico de drogas e contaminação
5 de fevereiro de 2014: “A TV Senado apresentou no programa Diplomacia uma reportagem de 14 minutos sobre os problemas cada vez mais comuns dos cruzeiros marítimos que “cortam” a costa brasileira”….
“Números apresentados no programa, de acordo com a Organização das Vítimas de Cruzeiros (OVC), dão conta que, de 1998 a 2012, foram contabilizadas nada menos que 1.429 pessoas vítimas de violência sexual dentro desses transatlânticos. Além disso, 171 desapareceram no mar enquanto outros 50 mil apresentaram algum tipo de contaminação…A periculosidade e a insalubridade de alguns cruzeiros voltaram ao destaque jornalístico por conta de denúncia filmada de um passageiro do navio MSC Cruzeiros onde mostra o descarte criminoso de lixo. Navios descartam lixo no mar brasileiro”…
Assista ao vídeo sobre descarte de lixo no litoral brasileiro:
Assista a este vídeo no YouTube
Mais um navio- porcalhão?
22 de fevereiro de 2014. “O Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, Búzios, Região dos Lagos. “A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. Entretanto, a suspeita é que um navio tenha despejado no mar uma substância para diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”…
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Indícios de novo descarte dos navios, desta vez o MSC Preziosa
26 de fevereiro de 2014: Navios descartam lixo no mar. A matéria dizia…” mais uma vez o blogueiro Dener Giovanni sai na frente e publica a denúncia. Cumprindo as regras do bom jornalismo Dener ouviu o “outro lado”. Em seguida, entrou em contato com a assessoria da MSC e recebeu esta mensagem de Renata Asprino- diretora de atendimento da Máquina RP:
É possível que seja lodo, algas, plantas e outras coisas presentes no fundo do mar. Este tipo de mancha é comum quando os grandes navios passam em áreas mais rasas, fazendo com que o que está no solo suba até a superfície. Acredito que seja isso que a passageira filmou, já que passa a impressão de sujeira e na verdade é de materiais do próprio fundo do mar
Navio porcalhão, aqueles navios que descartam lixo no mar são da MSC
8 de janeiro de 2014: Inconformado com a falta de uma resposta objetiva às denúncias de Giovanni, o Mar Sem Fim entrou em contato com a MSC pedindo esclarecimentos. Recebemos esta resposta:
“Oi KK,
Realmente, podemos ter problemas. Este denunciante do Paraná não sossegará enquanto não obter bons espaços com esta história de resíduos no mar. A Companhia foi acionada juridicamente, pelo MP no Paraná? Quanto ao Dener, hum..ele é blogueiro mesmo, de Santa Catarina, e mantém o espaço dele atualizado no portal do Estadão. Também tem site bem organizado. Ou seja, está então bastante interessado no tema/notícia. A imprensa, neste momento de retorno de réveillon (sic) está meio carente de assuntos, ainda.”
Note o deboche: “Oi KK…
E esta, definitivamente, não foi a única vez que este tipo de acusação ganhou manchetes.
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Navios descartam lixo no mar, agora os problemas no mundo
Matéria do site npr.org, de dezembro de 2016,
A Princess Cruise Lines pagará uma multa de US$ 40 milhões por poluição deliberada dos mares e atos intencionais para encobri-lo, de acordo com o Departamento de Justiça americano. Esta é a maior penalidade envolvendo poluição deliberada de navios
Contudo, o caso não é exceção para os navios da companhia.
O operador de cruzeiros californiano também concordou em se declarar culpado de sete acusações de delitos graves por práticas ilegais em cinco navios que datam de, pelo menos, 2005.
A companhia Princess Cruises ordena a mentira
Prossegue a matéria do npr.org
O engenheiro-chefe e primeiro engenheiro sênior ordenou o encobrimento, incluindo a remoção do tubo mágico, e pediu aos subordinados para mentir. Isso continuou durante uma investigação subsequente conduzida pela Guarda Costeira dos EUA.
As três maiores companhias de cruzeiro do mundo estão em maus lençóis
O site elpais.com, publicou um primor de matéria, ‘O Lado Obscuro dos Cruzeiros‘, com o subtítulo, ‘Uma investigação da rede Univision revela um mundo de bandeiras de conveniência para evitar impostos e restrições ambientais‘, que faturou o prêmio Ortega y Gasset – 2017.
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Ela analisa as três maiores empresas de cruzeiros do mundo: Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line. Juntas, representam 82% do mercado mundial.
As três têm sede nos Estados Unidos estão listadas na Bolsa de Valores. Mas, graças a uma estrutura operacional complexa em diferentes países e paraísos fiscais, fogem de garantias trabalhistas, pagam menos impostos e, além disso, evitam controles ambientais rigorosos dos Estados Unidos.
Os impactos ambientais
Entretanto “um dos aspectos mais preocupantes é o impacto ambiental. Para começar, em apenas uma semana um navio de 3.000 passageiros produz 75.000 litros de dejetos humanos, mais de 370.000 litros de água dos sanitários e máquinas de lavar louça e, finalmente, cerca de oito toneladas de resíduos sólidos e resíduos lavanderia tóxica. É o que informa a Environmental Protection Agency ( EPA).
As multas recebidas
Foram 27 milhões de dólares para a Royal Caribbean Cruises Ltd., pagos entre 1998 e 1999, após uma operação de vigilância da Guarda Costeira dos Estados Unidos que filmou o Sovereign of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo (até aquele momento), descarregando óleo em San Juan, Porto Rico.
Ou 18 milhões de dólares para a Carnival Corporation, em abril de 2002, quando a empresa se confessou culpada de “despejar resíduos de óleo no mar devido à aplicação inadequada de equipamentos de prevenção da poluição em numerosas ocasiões entre 1996 e 2001.
Vídeo do huffpostbrasil.com
E para quem duvida, eis o vídeo que o huffpostbrasil.com conseguiu. Curiosamente, é um navio da MSC. Assim o descreve o site:” Os vídeos foram supostamente filmados a bordo do Magnifica, de propriedade da empresa com sede em Genebra ‘MSC Cruzeiros’. As filmagens foram feitas secretamente por um ex-tripulante do Magnifica, que as enviou ao blogueiro e advogado marítimo Jim Walker, que postou em seu blog, Cruise Law News.”
Assista a este vídeo no YouTube
Já vi no mar em cruzeiro manchas marrons como as que aparecem junto ao um navio.Aquilo não é lixo. São tipos de algas que se aglomeram em alto mar. COm isto não quero dizer que os navios não descartem lixo. Devem descartar, como já vi em fotografias.
Se livrar dos lixos e descartar os dejetos no mar é muito tentador até porque os naviozinhos sejam de cruzeiros, mercantes e ou militares são tão pequenos e não dá para acreditar que um porta aviões com 3.000 a 5.000 pessoas carreguem para as suas bases todo o lixo; agora imaginem dezenas de aviões que pousam no Brasil oriundos dos mais diversos países e tentem imaginar se em cada cidade aeroporto possui uma usina de tratamento de dejetos humanos e alguns portando doenças. Neste aspecto temos de levantar os braços aos céus por não sermos os destinos preferidos para os estrangeiros. Agora para termos uma matéria de padrão profissional o SR. Mesquita poderia tentar acompanhar as escondidas as nossas embarcações para ver se somos pobres mas limpinhos???
Humanidade irracional que não ajuda o planeta que vive,satélites deveriam fiscalizar as rotas de navios e caso em flagrantes poluindo mares devem comunicar os órgãos mundiais ambientais para aplicar leis punitivas e multas com a ajuda das autoridades fronteiriças.
Quando estive na Tailândia, percebi que mesmo após uma década o povo local pouco gostava de comentar sobre a tragédia do Tsunami que destruiu várias ilhas há exatos 15 anos (26/12/2004). Eles acreditavam que foi uma reviravolta do mar contra o descuido dos humanos que o poluíam.
E fiquei surpreso quando cheguei dum passeio de barco, atracamos na ilha de Koh Phi Phi, e o mesmo tripulante que falou pelo menos um pouco sobre isso começou a jogar o lixo do barco no mar. Triste.
As cias marítimas mercantes estão neste exato momento implementando as mudanças necessárias impostas pela nova legislação IMO 2020, para que os navios das suas frotas tenham uma significativa redução na emissão de poluentes (dióxido de carbono e enxofre). Fato que já está encarecendo, inclusive, as tarifas dos fretes marítimos.
Mas ao mesmo tempo poluem o mar descaradamente com lixo de toda a espécie.
Ou seja, apenas com uma legislação rígida, fiscalização rigorosa e penalidades pesadas é que as empresas de navegação irão diminuir esta prática.
E cabe também as pessoas não comprarem cruzeiros de empresas que não tenham responsabilidade e consciência ambiental.
Impressionante como algumas pessoas levam até a poluição dos oceanos e mais diretamente provocada por navios de cruzeiro, como algo de tendencia política esquerda/direita. Para quem não sabe, ricos não vão a cruzeiros, pois são coisas baratas. 1 semana num cruzeiro custa ao redor de 3000 reais, com alimentação e alojamento incluso. Rico paga 10 mil reais por pessoa só de passagem para a Europa, e gasta mais 20 mil de estadia e outros 5 de alimentação. Cruzeiro é coisa para quem quer este tipo de atração, e basta economizar um pouco para faze-lo. Vamos focar nos abusos e nas soluções para isto, a reportagem deixa claro que multas milionárias não dão resultados. O que daria então? Proibição de entrada em mares territoriais? pensemos nisso….
Se me permitem, Denunciar legal, mas uma população mundial que NUNCA vai poder pagar um cruzeiro marítimo, pouco pode contribuir para isso. Você fala em multa, se eles continuam fazendo o descarte, são por dois motivos, um a multa é muito baixa para o padrão deles, segundo é difícil serem pegos se se programarem sensatamente para descartar o lixo longe da costa.. Agora veja o que pode ser feito por eles, para poder reciclar o lixo ou neutralizá-lo ou para torná-lo degradável, pois o fim realmente será o mar como o do tiete em são paulo? Com um custo estimado da recuperação do lixo ou reciclagem, se triplica a multa e assim eles investem na adequação do lixo. O que sobra é uam vigilância mais eficiente para pegar esses cagões no meio do oceano.
Que momento historico-social estamos vivendo!!?? Pessoas recusando -se a aceitar o óbvio e apelando para clichês ridículos de que a esquerda manipula o Mal para o Meio Ambiente? Que tudo é fantasia da esquerda!?
O que há de errado com as pessoas? Onde está o bom-senso? O que houve com a verdade?
Que século é este em que estamos sobrevivendo?
Sou fã de vocês e suas reportagens, mas tirem do ar a foto do navio de cruzeiro da capa e aquela em que ele tem um rastro na água de cor diferenciada. Aquilo nada mais é que poeira do leito do mar levantada pelas hélices durante manobra de atração ou partida, e não lixo ou esgoto. Essa foto já correu a web com esse título e pode dar problema para vocês. Saudações e parabéns pelo trabalho
Em náutica se usa tradicionalmente “o” hélice s.m., conforme dicionario Michaelis, ainda que “a” não esteja errado.
Atração, talvez seja atracação, não? No caso de Búzios e região não há atracadouros para aquele porte, o navio fica fundeado nos ferros ao largo e os passageiros são transportados por lancha, conforme a própria foto fica claro que eles estão parados esperando o reembarque.
E aquilo lá não parece lama do fundo-do-mar, conheço o local, infelizmente, e mesmo que fosse resultado de esgoto advindo de terra, ainda assim estaria errado revolver tal material.
A empresa é famosa por usar e abusar, teve aquele naufrágio na Italia por se aproximar demais do litoral e recentemente um cruzeiro perdeu o controle em Veneza, vindo a colidir com o cais e contra outra embarcação com sérios danos.
Absuro a que ponto a humanidade chegou. Somos um bando de animais “com costumes” muito mal trabalhados. Falta de respeito com a bola onde vivemos. Serra que não pensam que o lixo só dá a volta e retorna? Pensam que iria para onde? Somos eternos migrantes burros nesta enorme bola azul chamada terra. Triste
Além do dióxido de carbono, os navios contribuem com 6% das emissões de dióxido de enxofre por ano em escala mundial. Isso ocorre por consumirem um óleo pesado, com maior teor de enxofre. A poluição da atmosfera de embarcações altera a ocorrência de raios (descargas atmosféricas) nas principais rotas marítimas, tal a alteração que causam. Sempre se imagina que a superfície do mar é vasta e dispersa facilmente a poluição do ar, mas constatou-se esta alteração no padrão de ocorrência de raios.
Preocupante é saber esse descarte de resíduos sólidos no mar, muitas vezes próximo da costa. Tantas campanhas e tecnologia disponível para evitar esse tipo de poluição e as companhias não aplicam atualizações nas embarcações. A tecnologia disponível hoje para tratamento, compactação e destinação ficou bem mais barata. Preferem pagar as multas para poder continuar poluindo. Quem sabe o valor destas multas esteja muito baixo para não pensarem em contribuir para zerar o descarte no mar.
Se está ruim hoje, imagine em 20 anos. Vai virar o Rio Tiête.
Outra vez esta notícia requentada aqui. Trabalhei em navios faz 20 anos e já na época a empresa Celebrity/ RCCL tinha orgulho em reciclar todo lixo poluidor de mares e descartar da melhor forma possível em portos com parceiros de reciclagem.
Como sempre esta é uma coluna inútil, que devia ter mais equilíbrio no que escreve, e só serve para irritar os assinantes do Estado.
bom dia ..a todos
li todos os comentários e discussoes referente ao tema , mas uma pergunta ,..Qual seria a solução pratica para este problema?
A solução prática chama-se Licenciamento Ambiental. O conceito vago e que está na boca de todos que tem uma “opinião formada” sobre o assunto, mesmo que desprovida de qualquer conhecimento técnico sobre o tema. Vide o ilustre palpiteiro colunista JR Guzzo.
O licenciamento é isso: Identificar os problemas ambientais, e tentar neutralizá-los ou reduzi-los. Ao contrário da onda conservadora liberal do momento, que opina que se trata de um empecilho ao desenvolvimento imposto pela união europeia. Um exemplo prático: possuir reservatório adequado e suficiente para depositar o resíduo sólido produzido pela embarcação por todo o tempo de viagem, para trata-lo em terra. Medida mitigatória: Dejetos humanos serem tratados quimicamente, antes de serem despejados no oceano.
bom dia.
Excelente questão, chega de problemática, vamos falar de solucionática.
Primeiro de tudo é necessário regrar e fiscalizar o ambiente marítimo, que por ser terra-de-ninguém, tudo pode, mas a idéia de regras globais aflige corações e mentes paranóicas. Na zona do Euro muita coisa foi feita neste sentido, pelo seguinte motivo, a cabeceira do rio vem dum país e cai em outro antes de chegar no mar. Mas denovo precisa superar a paranóia dos anti-globalização. E nem falo necessariamente de só coisa estatal, mas pode ser via entidades privadas, mal comparando aquela entidade que faz colisões de carros e dá estrelinha para os modelos.
Depois, existem mil soluções engenhosas, desde os sistemas que se usa nos trailers, sistemas de tratamento, desde o projeto do navio até a educação do passageiro, e por aí vai, solução tem, basta querer, fazer e pagar. É o justo.
Prezado Sérgio. Algumas empresas (infelizmente) despejam lixo no mar. Já presenciei isso (não sei se é por orientação dos executivos das empresas, dos comandantes dos navios, do próprio tripulante, etc.). Espero que esse problema seja resolvido ou mitigado. Abs.