Mundo escondido embaixo da Antártica

2
840
views

Mundo escondido embaixo da Antártica

Sob 800 metros de gelo é descoberto um mundo embaixo da Antártica: um lago com um milhão de anos.

mundo escondido embaixo da Antártica

Sabe-se que Antártica é muito mais do que gelo. Embora 98% do continente seja coberto por água congelada, há muito a descobrir embaixo da enorme calota de neve.

Mundo escondido embaixo da Antártica

Três estudos recentes, dedicados a analisar as particularidades da Antártica, têm revelado grandes surpresas. Localizado sob o gelo espesso, com mais de 800 metros, há um espaço com rios formados por água doce e salgada.

antartica

Um artigo publicado pela revista Geology defende que essas águas são originárias de um período mais quente da Terra. A  origem foi o derretimento  da camada de geleira mais baixa, próxima do centro do planeta. E deixou uma grande curiosidade nos cientistas: que espécie, ou espécies de vida, este até então segredo nos reserva? Sim, pode haver muitas espécies ainda não conhecidas neste ‘novo mundo’. E isso é só um começo. Com os avanços da tecnologia, e dos estudos na Antártica, ainda há muito a ser conhecido.

17.5º C, outra surpresa Antártica: recorde de calor!

Parece incrível, mas é verdade. O dia mais quente da história do “Continente Gelado” aconteceu em 24 de março de 2015, quando foram registrados inacreditáveis 17.5 graus Celsius, na base argentina Esperanza, localizada no extremo norte da península antártica.

Fonte: The Independent

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. eu penso que o derretimento da calota deva acontecer da camada mais próxima da terra primeiro, quando se fala de aquecimento eu creio que é da terra e não da atmosfera e que nos leva a acreditar que o derretimento da calota polar deve acontecer como foi registrado d[*_*]b

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here