Mundo escondido embaixo da Antártica
Sob 800 metros de gelo é descoberto um mundo escondido embaixo da Antártica: um lago com um milhão de anos.
Sabe-se que Antártica é muito mais do que gelo. Embora 98% do continente seja coberto por água congelada, há muito a descobrir embaixo da enorme calota de neve.
Mundo escondido embaixo da Antártica
Três estudos recentes, dedicados a analisar as particularidades da Antártica, têm revelado grandes surpresas. Localizado sob o gelo espesso, com mais de 800 metros, há um espaço com rios formados por água doce e salgada.
Um artigo publicado pela revista Geology defende que essas águas são originárias de um período mais quente da Terra. A origem foi o derretimento da camada de geleira mais baixa, próxima do centro do planeta.
E deixou uma grande curiosidade nos cientistas: que espécie, ou espécies de vida, este até então segredo nos reserva? Sim, pode haver muitas espécies ainda não conhecidas neste ‘novo mundo’. E isso é só um começo. Com os avanços da tecnologia e dos estudos na Antártica, ainda há muito a ser conhecido.
20,7°C, outra surpresa na Antártica: recorde de calor!
Eagle Island fica a cerca de 40 quilômetros da Base Esperanza, da Argentina. Está bem próxima também da Ilha Marambio, na Península Antártica. Na base em Marambio, pesquisadores brasileiros mediram a maior temperatura já registrada na história da Antártica, em 9 de fevereiro de 2020. Data em que os termômetros bateram 20,7°C.
O maior iceberg do mundo, que ruma para mar aberto, e as altas temperaturas
O ano de 2020 começou enviando sinais de quanto a crise climática avança a passos largos. Janeiro foi o mês mais quente já registrado na história. A Antártica bateu recorde de temperatura.
E a temperatura dos oceanos é a maior da história. Não deu outra, o maior iceberg do mundo acelerou seu movimento. Agora, ele está cada vez mais próximo de chegar a mar aberto.
Enquanto isso, o Ártico derrete polvilhado por microplásticos em mais uma amostra significativa de como o ser humano é capaz de interferir no clima do planeta.
É urgente repensar nosso estilo de vida.
Fonte: The Independent
Deus fez tudo perfeito!, e lá vamos nos seres humanos futricar, como vemos os resultados de tudo que hoje á de preocupante para a vida do planeta vem da nossa “sabedoria”, kkkk segue a evolução do nosso ser até que seja extinto!
O efeito estufa não existe. O que ocorre é que o peso da atmosfera dificulta a perda de calor pela superfície. A Física explica isso.
Ademais, o aquecimento global também não existe.
Poxa, Ricardo, pensei que só o Trump acreditasse nisso.
E a isso é chamado de efeito de estufa
Há vários desses lagos embaixo do gelo da Antártida, dos quais o maior é o chamado Lago Vostok, e faltou mencionar o mais importante: a polêmica causada pela determinação dos russos em fazer chegar uma sonda até esse lago e colher amostras da água. Os demais países não quiseram fazer isso ainda, porque se especula que a água desse lago pode conter formas de vida quimiotrófica ainda desconhecidas que estão num ambiente isolado há milhões de anos, e não se chegou a um consenso quanto a um meio 100% eficaz e seguro de esterilizar completamente uma sonda dessas para evitar a contaminação do lago com microorganismos da superfície, o que arruinaria não só o possível ecossistema do lago como também as pesquisas a respeito dele. A Rússia insistiu e levou adiante o projeto, apesar dos protestos da comunidade científica internacional. Ainda não há dados publicados a respeito da pesquisa deles.
Sim, Gosta, são vários, obrigado pela participação. Abraços
na verdade isto NÂO é um polo, mas sim o arco que suporta o domo celeste.
Não entendi, Juca, mas fica aí sua observação. Abraços
eu penso que o derretimento da calota deva acontecer da camada mais próxima da terra primeiro, quando se fala de aquecimento eu creio que é da terra e não da atmosfera e que nos leva a acreditar que o derretimento da calota polar deve acontecer como foi registrado d[*_*]b
Ok, Luciano, registrada sua opinião, obrigado, abraços e volte sempre!