Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

0
2960
views

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira: todo o litoral brasileiro, mostrado de uma nova perspectiva: do mar para a terra e não ao contrário, como os turistas estão acostumados. A ideia do jornalista João Lara Mesquita começou a tomar forma em abril de 2005, quando o veleiro Mar sem Fim zarpou do rio Oiapoque rumo a Macapá (AP). Esse era apenas o primeiro trecho de uma longa expedição que visitou 17 estados, navegou onze mil quilômetros em dois anos e resultou em noventa episódios de um documentário exibido pela TV Cultura (SP), seiscentas fotos, informações sobre ecossistemas e registros culturais

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira: Ideia inicial da produção

A ideia inicial  era apontar as consequências negativas da urbanização desordenada. Mesquita conta, entretanto, que se surpreendeu positivamente com alguns trechos que contrariam essa realidade. Mostram que é possível ocupar sem destruir. “A série serviu para exibir esses bons exemplos”, afirma. São essas exceções que ele destaca como locais de visita obrigatória. Independente do ângulo de visão: de um barco, vendo a praia ou da areia, observando os barcos.

1) Litoral paraibano

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, litoral da paraíba
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

Com pouco mais de 140 quilômetros de orla, a Paraíba encantou João Lara Mesquita. Muito por causa de uma lei de 1989. Está na Constituição Estadual: não é permitido construir prédios com mais de três andares (com no máximo 12,8m cada) em uma distância de quinhentos metros da praia para o interior. A decisão foi tomada seguindo o exemplo de João Pessoa, onde desde 1970 essa proibição já existia. “É o único estado brasileiro que aplica essa lei e, por isso, a costa paraibana parece estar como era nos tempos de Cabral”.

2) Fernando de Noronha

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem de fernando de noronha
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

Prova de que o turismo pode ser controlado para minimizar o impacto nos ecossistemas, a ilha pernambucana sempre figura na lista de locais preservados da costa brasileira.

3) Baía de Babitonga

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem da baía da babitonga

Ao norte de Santa Catarina, a baía que abriga a ilha e o município de São Francisco do Sul marcou o início da colonização do estado. Séculos depois, um grupo de mulheres se uniu para proteger o local e tentar mantê-lo o mais próximo possível da paisagem registrada pelo navegador francês Binot Paulmier Gonneville, quando aportou por lá em 1504.

4) Estação Ecológica da Jureia

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem da estação ecológica juréia
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

Quando se pensa em um local preservado no litoral brasileiro, dificilmente vem à mente algum lugar no estado de São Paulo. O que é uma injustiça, pois muitos não conhecem (ou não levam em conta) a riqueza natural da estação ecológica da Jureia, no litoral sul paulista. A unidade de conservação compreende 80 mil hectares de Mata Atlântica e guarda praias preciosas como as do Una, Caramborê e Deserta.

5) Foz do São Francisco

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem da faz do s francisco

Entre Alagoas e Sergipe, o ponto onde as águas do Velho Chico desembocam no mar não poderia estar fora dessa lista. E é na simpática cidadezinha de Piabuçu (foto), em território alagoano, que esse encontro acontece.

6) Foz do Amazonas

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem da foz do amazonas
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

Você sabia que o encontro de nosso rio mais famoso com o mar se estende por cerca de 400 quilômetros, entre o Amapá e o Pará? Presenciar esse fato já vale a visita, mesmo não sendo possível enxergar a outra margem. Em terra firme, não deixe de visitar o Forte de São José (foto), em Macapá, para começar a se acostumar com a imensidão do rio.

7) Foz do Mundaú

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem da foz do rio mundaú
Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira

A foz do rio Mundaú esconde um paraíso perdido no litoral oeste do Ceará, entre os municípios de Itapipoca e Trairi. A vila não tem mais de oito mil habitantes e sobrevive basicamente da pesca e do artesanato.

8 ) Mangue Seco

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem de mangue seco

Na fronteira entre Sergipe e Bahia, a fama da pequena Mangue Seco vem de longe. Mas até hoje, a vila de trezentos habitantes que fica oficialmente em território baiano mantém a tranquilidade que se reflete na paisagem dominada por dunas e coqueirais. O cenário estonteante já foi locação de filmes e novelas.

9) Litoral gaúcho

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem do litoral gaúcho

Deixe de lado os preconceitos para conhecer um trecho inusitado de litoral no Rio Grande do Sul. “Sempre ouvi falar que a orla gaúcha era sem graça, mas o local reserva belas surpresas”, conta o jornalista. Nas praias de Torres (foto), município na divisa com Santa Catarina, uma das atrações é a Ilha dos Lobos.

10) Delta do Parnaíba

Dez motivos para conhecer o melhor da costa brasileira, imagem do delta do parnaíba

Outro local que usa o turismo como principal força de sua economia — mas sem alterar as características naturais — a região do Delta do Parnaíba (PI) atrai os visitantes com paisagens espetaculares.

Revista Host & Travel | agosto 2011
Por Camila Lucchesi
Fotos João Lara Mesquita/Expedição Mar sem Fim

O canal de Suez, uma obra monumental feita em 10 anos

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here