O Brasil Visto Do Mar Sem Fim em e-book

0
1835
views

O Brasil Visto Do Mar Sem Fim em e-book

O livro O Brasil Visto Do Mar Sem Fim, de autoria deste escriba, foi lançado em 2007/2008, pela editora Terceiro Nome. São dois grossos volumes, ilustrados com mais de 600 fotos. Não tenho receio em afirmar que é a mais completa reportagem já feita sobre a ocupação da costa brasileira. Como já foi dito, ‘um diagnóstico inédito das belezas e mazelas da costa brasileira‘. De quebra, destaque para os bens culturais do litoral, que passam quase desapercebidos de grande parte dos frequentadores.

imagem da capa do volume 1 do livro O Brasil Visto do mar Sem Fim
O volume 1.

Como foi feito o livro

O texto foi adaptado do diário de bordo do veleiro Mar Sem Fim que, por dois anos, desceu a costa brasileira desde o Oiapoque até o Chuí esmiuçando cada praia, baía, município, vila, ou mesmo as metrópoles à beira-mar. Foram 33 etapas. E mais de 6 mil milhas – ou 11 mil quilômetros. Costumo dizer que não há buraco da costa brasileira em que o Mar Sem Fim não tenha entrado. Durante a viagem, entrevistamos mais de 40 especialistas da academia. Peritos em ecossistemas, poluição, pesca, vida marinha, políticas públicas, maricultura, etc, deram seus depoimentos. Ao mesmo tempo, os nativos, além de prefeitos, secretários de meio ambiente de vários municípios, e ambientalistas, também foram entrevistados. É este o material que está no livro.

Um livro de referência

Quando conversam comigo sobre o livrão que acabei por lançar, costumo dizer que não é um livro para ser lido como um romance mas, sobretudo, um livro de referência. Embora os capítulos tenham sido estruturados de acordo com cada uma das 33 etapas, começando no extremo norte, e acabando no extremo sul, é muito fácil identificar onde estão as informações referentes aos litorais de cada um dos 17 estados costeiros. Assim, se o leitor estiver interessado em saber algo do litoral de São Paulo, ou do Amapá, basta ler os capítulos em referência. E assim por diante.  Registrei todos os 17 estados minuciosamente, da perspectiva de quem navega, depois o percorremos de carro registrando a perspectiva inversa e, em muitos deles, ainda fizemos sobrevoos. O material recolhido foi o conteúdo da série de TV Mar Sem Fim, do livro, e de DVDs.

Os frutos do trabalho

Tive enormes surpresas. Não esperava tanto retorno. A série de TV foi líder de audiência durante os dois anos em esteve no ar pela Cultura, o livro foi indicado a um prestigioso prêmio e, quando a coleção de DVDs foi lançada, dezenas de professores universitários, Brasil afora, nos  pediram cópias. Um deles, Antonio Carlos Diegues, do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (Procam), da Universidade de São Paulo, declarou

O documentário permite que possamos estudar a costa litorânea pelo ponto de vista de um observador muito atento, que foi além dos especialistas, com um olhar crítico. Isso é muito raro

Em 2008 O Brasil Visto Do Mar Sem Fim foi indicado ao Prêmio Jabuti

O livro foi colocado, corretamente, na categoria ‘reportagem’. Para quem jamais pensou em escrever um livro, lançar o primeiro e receber uma indicação já foi um grande prêmio. Não ganhamos. O premiado foi ‘1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil‘, do competente Laurentino Gomes. A obra é excelente. Li e recomendo. Mas senti concorrer com um livro de história, não de reportagem. Naquele período, o Jabuti tinha esse problema, felizmente já corrigido.

imagem da capa do volume 2 do livro O Brasil Visto do mar Sem Fim

O Brasil Visto Do Mar Sem Fim em e-book

Para um País pobre, um livro em capa dura, dois volumes, ricamente ilustrado e diagramado, e impresso em papel da melhor qualidade, o preço final às vezes pesa. A novidade é que a editora Terceiro Nome acaba de lançá-lo em apenas um volume, em formato e-book, muito mais barato (R$ 33,00 reais), e até mais fácil de ler que um pesado e grande livro. Vale a pena dar uma espiada. E bom proveito.

(Para aqueles que preferem papel, o livro ainda está disponível).

Ressaca do mar: o que é, e como se forma

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here