Nosso Mar, A Perspectiva Brasileira sobre o Atlântico Sul

0
724
views

Nosso Mar, A Perspectiva Brasileira sobre o Atlântico Sul – Seminário em 7 de Junho, no Clube Naval de Brasília

Nosso Mar, justificativa: : “o Brasil é um país com vasto litoral. São cerca de 8.500 km de litoral. E 80% da população concentrada a menos de 200 km da costa. O país tem extensa e rica área marítima, uma plataforma continental com grande potencial econômico, além de ser importante ator sob o aspecto geopolítico no Atlântico Sul”.

Nosso Mar, imagem do mar

Os brasileiros e a mentalidade marítima

“A despeito disso”, prossegue o texto da Marinha do Brasil, “muitos brasileiros não têm uma mentalidade marítima voltada para as questões geopolíticas e econômicas dos oceanos, não dispensando, portanto, a devida importância que o nosso Mar merece”.

Nosso Mar, imagem do logotipo da marinha do Brasil.

“Nosso Mar – a perspectiva brasileira sobre o Atlântico Sul”,  Marinha do Brasil, em parceria com o Jornal “O Estado de São Paulo”

A Marinha do Brasil e o jornal O Estado de S. Paulo realizarão dia 7 de Junho, às 9hs 30, em Brasília, no Clube Naval, o seminário em questão. Motivos? A Marinha do Brasil explica:

O Brasil é um país com vasto litoral, cerca de 8.500 km, tem 80% da população concentrada a menos de 200 km da costa, possui extensa e rica área marítima, uma plataforma continental com grande potencial econômico, além de ser importante ator sob o aspecto geopolítico no Atlântico Sul. A despeito disso, muitos brasileiros não possuem uma mentalidade marítima voltada para as questões geopolíticas e econômicas dos oceanos, não dispensando, portanto, a devida importância que o nosso Mar merece.

Nosso Mar, imagem do logotipo do jornal Estadão

Nosso Mar, programa do Seminário

O evento será aberto pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, seguindo-se uma conferência a ser proferida pelo Ministro de Estado da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre a retomada do desenvolvimento econômico brasileiro e a reinserção do Brasil no contexto econômico internacional.

Nosso Mar – Mesa Redonda

Em seguida às conferencias será feita uma será realizada uma mesa redonda em que será debatido o tema “A Geopolítica do Atlântico Sul”, constituída pelo Secretário de Assuntos Estratégicos, Hussein Ali Kalout; pelo Professor Dr. Adjunto do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Alcides Costa Vaz; pelo Brigadeiro Delano Teixeira Menezes, da Escola Superior de Guerra; e pelo Professor Dr. Emérito Eurico de Lima Figueiredo, Presidente do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Saiba mais sobre a programação do seminário.

Nosso Mar: como se inscrever no seminário

O Mar Sem Fim aplaude a iniciativa. Desde sempre temos dito que o ‘maior problema de nossos mares é a ignorância do público a respeito do que está em jogo”, seja em termos de meio ambiente e proteção, seja em termos geopolíticos e econômicos. Chegou o momento de diminuir este ‘gap’.

Inscreva-se no seminário “Nosso Mar”

Para participar basta fazer a inscrição. Mais informações? Conheça quem serão os conferencistas.

Pesca do Atum no Brasil. Saiba como acontece

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here