Leviathan ou baleia azul, maior animal da Terra

0
3175
views

Leviathan ou baleia azul, maior animal da Terra

Esse vídeo foi capturado em Tonga com a ajuda de Whale Watch Vava’u. Foram duas grandes operações de observação de baleias em Vava’u Tonga. 
O wikipedia diz que “longo e esguio, o corpo do leviathan ou baleia azul, apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto seu ventre é geralmente mais claro.
Leviathan ou baleia azul, imagem de baleia azul

Leviathan ou baleia azul, conheça

Prossegue o wikipidia: ” existem pelo menos três subespécies distintas: B. m. musculus, cujo habitat restringe-se ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, B. m. intermedia, do oceano Antártico e B. m. brevicauda (também conhecida como baleia-azul-pigmeia), encontrada no oceano Índico e no sul do oceano Pacífico”.

Origem do nome Leviathan

Ainda segundo a wikipedia, o nome vem de “um peixe feroz citado  no Antigo Testamento”. É uma criatura que, em alguns casos, pode ter interpretação mitológica, ou simbólica, a depender do contexto em que a palavra é usada. Geralmente é descrito como tendo grandes proporções. É bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média e nos tempos bíblicos”.

História evolutiva

As baleias têm uma história evolutiva interessante. Elas começaram como mamíferos castrados, há cerca de 50 milhões de anos. Ao longo de vários milhões de anos, desenvolveram barbatanas e se tornaram criaturas marinhas.

Entre cerca de 20 milhões e 30 milhões de anos atrás, algumas dessas baleias antigas desenvolveram a capacidade de filtrar a alimentação, o que significava que poderiam engolir enxames de pequenas presas em um único e gigantesco ‘golpe de garganta’.

Mas mesmo com essa capacidade de alimentação, as baleias permaneceram apenas moderadamente grandes por milhões de anos”

Apesar desta espécie ainda sofrer ameaças, a população das baleias-azuis na Califórnia voltou ao normal. E só isso já é motivo para comemorar.

 Assista o vídeo:

Fonte: pt.wikipedia.org.

Leões marinhos e lobos marinhos: RS abriga únicos refúgios no litoral

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here