Inglaterra cria a maior reserva marinha do mundo, exemplo a ser seguido

0
1160
views

Maior reserva marinha do mundo acaba de ser criada pela Inglaterra, um exemplo a ser seguido

O final de Março nos reservou uma boa notícia: a Inglaterra vai criar a maior reserva marinha do mundo! Ela fica no Pacífico, ao redor das ilhas Pitcairn (território inglês ultramarino), e vai abranger uma área de 833 mil quilômetros quadrados, duas vezes maior que as Ilhas Britânicas! O investimento foi aprovado no orçamento deste ano, em notícia divulgada em Londres, dia 28 de Março.

Inglaterra cria a maior reserva marinha do mundo, mapa-das-ilhas-pitcairm
Inglaterra cria a maior reserva marinha do mundo. Pitcairm

Áreas marinhas protegidas: correndo atrás do prejuízo

França, Estados Unidos, Austrália, e vários pequenos países do Pacífico, como o lindíssimo Palau, país que  baniu a pesca profissional de seu território, saíram na frente e atenderam a sugestão das Metas de Aichi. Criadas na Conferência do Clima de Nagoya, Japão, as metas propõe que os países costeiros, membros da ONU, separarem até 10% de sua zona costeira, ou mar territorial, em áreas protegidas.

Países da Europa dão passos largos para contribuir

Outros países da Europa dão passos largos para contribuir, como Portugal, que proibiu a pesca de arrasto. O Brasil também assinou este acordo, apesar de ter parado por aí. Dilma – A Destrambelhada, criou apenas quatro reservas marinhas mixurucas, na costa do Pará. E mesmo assim aos ’46 minutos’ do segundo turno das eleições, quando parecia que os votos de Marina Silva migravam às carradas para Aécio Neves. Este miserê foi tudo que ela fez na área ambiental. ‘Nunca na história deste país’ tivemos um desgoverno semelhante.

Inglaterra cria a maior reserva marinha do mundo

Esta área do Pacífico tem mais de 1.200 espécies de peixes, incluindo 48  “criticamente ameaçadas de extinção”. Entre  eles destacam- se baleias, tartarugas, tubarões e atuns.  Os dois últimos também estão na lista dos ameaçados. Se você, leitor, gosta do mar, da vida marinha e de sushis, peço a sua reflexão. Os atuns estão entre as espécies mais ameaçadas.

Inglaterra cria a maior reserva marinha do mundo, imagem da ilha-Pitcairm
Uma das ilhas que compõe o arquipélago de Pitcairm. Só uma delas é ocupada por descendentes dos amotinados do Bounty (foto: wire.co.uk)

Principe Albert de Mônaco, esteve em São Paulo e proibiu atum no cardápio

Curiosamente na mesma semana do anuncio britânico, o Principe Albert, de Mônaco, esteve em São Paulo para um evento. Eu soube por fonte quente. O pessoal do cerimonial  foi checar como seria o jantar um dia antes dele acontecer. Ao verem o cardápio, e se depararem com Atum entre os pratos oferecidos, foram taxativos:

PUBLICIDADE

Sua Alteza Real não se senta numa mesa onde serve-se Atum

Foi uma correria danada, mas o menu foi mudado.

Inglaterra cria a maior reserva marinha do mundo, Imagem-de-cardume-de-atuns
Atuns.

Os recifes  profundos

Outra das riquezas desta nova MPA (Marine Protected Area) são os recifes  profundos, uma área de de 40 milhas, considerados “os que tiveram o melhor desenvolvimento no mundo.”

Estados Unidos ou Reino Unido?

Os dois países dizem que criaram a maior área marinha protegida, MPA na sigla em inglês: marine protected area, não é uma briga boa?

E o Brasil?

“Pensar globalmente, agir localmente”. Cada um tem como fazer sua parte. Basta um pouco de boa vontade. Em postagens anteriores já cansei de citar minha “guru”, a cientista Sylvia Earle, ex- cientista chefe da NOAA, agência norte- americana que cuida de tudo relacionado aos oceanos: de previsão de tempo, até pesquisas científicas.

Sylvia escreveu vários livros, faz palestras, não para um minuto de alertar a comunidade mundial sobre os gravíssimos problemas porque passa a fauna marinha. Para ser coerente, ela deixou de comer qualquer tipo de alimento que venha do mar. Porque sabe que, se continuar o corpo mole, uma nova extinção se avizinha.

Aproveite o embalo e tome uma decisão. Não pense em você, mas em seus filhos e netos. Se quiser que seus descendentes encontrem vida no mar, tome uma atitude já. Não espere mais.  Inspire-se nestes  belos exemplos.

Fontes: http://www.independent.co.uk/news/uk/politics/budget-2015–environment-uk-to-create-the-worlds-largest-marine-reserve-10117968.html; http://www.wired.co.uk/news/archive/2015-03/19/pitcairn-marine-reserve.

Conheça a proposta do Mar Sem Fim aos ambientalistas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here