Portugal proíbe pesca de arrasto de fundo

2
1533
views

Portugal proíbe pesca de arrasto de fundo em mais de 2 milhões de km2.

Portugal proíbe pesca de arrasto: o Governo português proibiu por decreto todas as pescas de fundo. Exceto a pesca de fundo com espinhel, autorizado sob certas condições. A proibição vale para uma área de 2.280.000 km2 , cerca de quatro vezes o tamanho da Península Ibérica. O objetivo  é promover a pesca de forma sustentável, garantindo a conservação dos ecossistemas marinhos profundos.

Portugal proíbe pesca de arrasto., ilustração de pesca de arrasto
Portugal proíbe pesca de arrasto. (Ilustração: Mongabay.com)

ONGs e comunidade mundial aplaudem a medida

A decisão foi apoiada e aplaudida pela Oceana, organização internacional de preservação e conservação dos oceanos. Uma das bandeiras da Oceana é que essa legislação seja ampliada para toda União Européia. O esforço português vem ao encontro das Metas de Aichi, cujo objetivo é garantir, através de tratados internacionais, a biodiversidade dos oceanos para as futuras gerações. Vários países têm respondido ao desafio, entre eles USA, França, Chile, Inglaterra, etc. Infelizmente, o Brasil não acompanha este movimento.

Garantir a preservação dos ecossistemas marinhos

O decreto também contribui para um outro ponto importante: o registro de medidas tomadas pela comunidade mundial para garantir a preservação dos ecossistemas marinhos vulneráveis. Eles são uma chave para o abrigo, reprodução e alimentação de muitos outros organismos marinhos. Alguns dos ecossistemas profundos são recifes de corais, cujo crescimento é muito lento, o que os tornam sensíveis aos efeitos da pesca, particularmente, do arrasto.

Conheça os efeitos nefastos do arrasto

À medida que as redes são arrastadas pelo fundo do mar, esmagam e destroem os ecossistemas, matando toda espécie de organismo marinho. Pode-se comparar  a derrubada de uma floresta tropical para apanhar animais que vivem entre as árvores. É uma forma de pesca tremendamente destrutiva.

Assista o vídeo para entender como a pesca de arrasto de profundidade destrói a vida marinha.
Fontes: Oceana.org e Greenpeace

Agrotóxicos: a população precisa saber

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal esta muito a nossa frente!
    Aqui o governo da incentivos fiscais ou similares para o aumento da frota pesqueira….
    Viva Portugal!

    Julio

    • É verdade. Nosso governo só faz bobagem no que diz respeito ao litoral e a pesca. Obrigado pela mensagem, volte sempre, abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here