Maior santuário marinho do mundo é criado pelos EUA

0
1623
views

Maior santuário marinho do mundo é criado pelos EUA

Maior santuário marinho do mundo é criado pelos EUA. A Casa Branca informou que o projeto amplia a área da Reserva Natural das Ilhas Remotas do Pacífico. Com isso fica proibida a pesca e extração de recursos em toda a região.

Com a decisão, o Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico – um dos ambientes tropicais marinhos mais imaculados do planeta – é expandido em seis vezes.

imagem Monumento_Nacional_Marinho_das_Ilhas_Remotas_do_Pacífico

Reserva natural tem superfície de 1,2 milhão de km²

A partir de agora, a reserva natural passa a ter uma superfície de 1,2 milhão de km² . Ela fica em torno de ilhas e pequenos atóis no oceano Pacífico. O local foi considerado patrimônio nacional, e santuário em 2009, pelo então presidente George W. Bush. Ele se localiza próximo ao estado do Havaí.

imagem santuário marinho pacífico
Imagem divulgada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), mostra a área atual do Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico (Foto: Divulgação/NOAA)

Entre as proibições estão a pesca comercial e qualquer atividade de extração de recursos. Apenas a pesca artesanal e recreativa seguirão permitidas.

PUBLICIDADE

imagem Monumento_Nacional_Marinho_das_Ilhas_Remotas_do_Pacífico (3)

A assessoria da Casa Branca declarou:

Ampliar o Monumento protegerá ainda mais os recifes de coral profundos, os montes submarinos e os ecossistemas marinhos únicos desta parte do mundo, que se encontra entre as mais vulneráveis ao impacto da mudança climática e da acidificação dos oceanos

Estudos  oficiais confirmam a mudança climática

Entre os pontos lembrados pela Casa Branca estão os últimos estudos norte-americanos  que confirmam  as mudanças climáticas. Isso implica em uma elevação do nível dos mares, e no aumento da temperatura dos oceanos o que pode afetar os recifes de coral, e obrigar a migração de espécies e até de populações humanas.

Finalmente governos mundo afora começam a responder aos dramáticos apelos de cientistas que não se cansam de divulgar estudos sobre a iminência do colapso da vida marinha.

Saiba mais. Assista o vídeo:

Extinção em massa começou a sexta

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here