Fóssil marinho originou a colonização da Terra

1
1915
views

Fóssil marinho originou a colonização da Terra, cientistas publicaram estudo sobre a descoberta

Sabe-se que a colonização do planeta em que vivemos veio do mar.  Há várias teorias a respeito. Uma delas diz que o Tiktaalik roseae é a espécie de peixe que originou os primeiros seres terrestres, mas não é a única. Segundo paleontólogos que  descobriram o fóssil marinho em 2006, o bichano, que lembrava um jacaré, também era capaz de se locomover sobre quatro membros. O fóssil marinho originou a colonização da Terra

 ilustração do Fóssil marinho originou a colonização da Terra

Novo estudo

 ilustração do Fóssil marinho originou a colonização da Terra
Fóssil confirma colonização da Terra por criaturas marinhas

Depois de encontrarem os fósseis em pedaços de pedra que haviam sido levadas de um sítio paleontológico na Groenlândia, o trio de cientistas – Neil Shubin, Ted Daeschler e Farish Jenkins – produziu um novo estudo. Ele foi publicado na revista PNAS. Os  fósseis incluem ossos bem preservados da pélvis e barbatanas traseiras .

Quando em águas rasas ou lamacentas, o Tiktaalik usaria as barbatanas traseiras e dianteiras para caminhar, e não apenas as dianteiras, como os paleontólogos imaginavam.

Gênero de peixes extintos  Devoniano

Segundo a wikipedia, ” Ttktaalik roseae é a única espécie conhecida de Tiktaalik. Um gênero de peixes sarcopterígeos (que têm barbatanas com músculo). Foram extintos no período Devoniano tardio. Têm muitas características típicas de tetrápodes (animais de quatro patas).

PUBLICIDADE

É um exemplo de várias linhas de sarcopterígeos antigos que desenvolveram adaptações aos habitats pobres em oxigênio das águas pouco profundas presentes no seu tempo. E que levaram à evolução dos primeiros anfíbios. Fósseis bem preservados foram encontrados na Ilha Ellesmere em Nunavut, Canadá”.

Mais uma prova que a Terra foi habitada por criaturas saídas do mar

A descoberta deste fóssil é apenas mais uma prova da importância da água para a vida na Terra. Foi da água do mar que saíram as primeiras criaturas que colonizaram a Terra. Milhões de anos depois, elas deram  origem ao homem.

A transição dos peixes da água para a terra

Esta espécie foi considerada um fóssil de transição entre o Panderichthys e o Acanthostega. Isso sugere a transição dos peixes da água para a terra.

 ilustração do Fóssil marinho originou a colonização da Terra
Fóssil confirma colonização da Terra por criaturas marinhas

Fonte: http://www.pnas.org/content/early/2014/01/08/1322559111.full.pdf+html;

Conheça o Peixe-voador, um peixe fora d’água.

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here