Fastnet Race edição 1979, uma regata trágica
A Fastnet Race é uma das mais tradicionais e prestigiadas regatas do mundo. Criada em 1925, ela é bianual e organizada pelo Royal Ocean Racing Club do Reino Unido com assistência do Royal Yacht Squadron em Cowes e do Royal Western Yacht Club em Plymouth. Com 615 milhas de distância, o trajeto tem seu ponto de partida na Ilha de Wight, segue pela costa sudoeste no Mar da Irlanda até Fastnet Rock que serve como boia, os veleiros a contornam e voltam para Plymouth. O nome foi uma homenagem ao pequeno ilhéu ao sul da ilha da Irlanda, Fastnet Rock. Fastnet Race edição 1979, uma regata trágica.
![imagem da regata Fastnet Race edição 1979](https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2020/08/AA-cópia-9-768x510.jpg)
Fastnet Race edição 1979, uma regata trágica
Nesta edição que completa 40 anos, 303 veleiros se inscreveram. A previsão de tempo no dia da largada, 11 de agosto, indicava condições ‘normais’ para a região, entre 15 e 20 nós de vento. A pressão do barômetro estava normal. E com estas informações partiu a flotilha.
![](https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/inserts-on-content/colab1.webp)
Pouco depois de 24 horas de prova, o vento começou a abrandar, para em seguida se intensificar. O barômetro desceu para 978mb deixando apreensivos os organizadores; 978 mb seria considerada uma pressão muito baixa no inverno, mas a regata desenrolava-se em pleno verão.
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Gráficos sinóticos indicavam uma depressão atrás de frente fria. Seja na frente ou atrás dela, o importante é que houve uma grande mudança na direção do vento na casa dos 90°, característica significativa da tempestade com o vento mais forte se aproximando à medida que a pressão aumentou rapidamente após a depressão.
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Dois dias depois da largada, a flotilha foi assolada por um vendaval infernal, com rajadas de até 80 nós (cerca de 150 Km/h). Corriam os dias 13 e 14 de agosto de 1979.
A luta pela sobrevivência
O Mar do Norte é caprichoso e imprevisível. Registros atuais de plataformas de petróleo mostram que a existência de ondas muito altas ou violentas é muito maior do que a teoria faz acreditar.
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Estimar as alturas de ondas a bordo de um veleiro é muito difícil, mas as alegações de quem sobreviveu ao drama, ondas de 50 pés (cerca de 15 metros), foram posteriormente confirmadas.
2.500 tripulantes a bordo de 303 veleiros lutam pela vida
A flotilha cruzanva o Mar da Irlanda quando o vendaval a pegou. Mais de um terço dos barcos adernou ao ponto do mastro encostar no mar. Um quarto capotou, fazendo um giro de 360º.
![imagem de veleiro avariado em regata](https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Ab-cópia-7.jpg)
A situação que já era feia, tornou-se dantesca. Tripulantes já cansados pelo esforço, perdiam a capacidade de raciocinar. Por dentro dos barcos que capotaram, a situação era caótica e gerou inúmeros ferimentos graves.
Maior operação de resgate desde a Segunda Guerra mundial
Sinais de SOS, e Mayday, foram disparados. A Marinha Real liderou os esforços de resgate, com um navio de guerra holandês e traineiras francesas se juntando à operação de busca e resgate.
![imagem de veleiro sem mastro](https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2020/08/A-cópia-18-768x431.jpg)
Junto com navios, helicópteros de resgate e botes salva-vidas, eles encontraram cerca de 80 barcos e resgataram 136 tripulantes de botes salva-vidas ou iates naufragados.
![imagem de resgate por helicóptero na regata Fastnet Race](https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Ar-cópia-1-768x477.jpg)
Seis homens foram perdidos ao mar e arrastados porque seus cintos de segurança quebraram; outros nove se afogaram ou morreram de hipotermia. Três equipes de resgate também perderam a vida. Apenas 85 barcos alcançaram a linha de chegada; pelo menos 75 viraram de cabeça para baixo, cinco afundaram e 24 tripulantes abandonaram os veleiros em que estavam. Mais trágica que esta, só mesmo a primeira regata de volta ao mundo em solitário, em 1968.
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![imagem de resgate de helicóptero para veleiro](https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2020/08/A-cópia-19-768x480.jpg)
Um dos membros sortudos da tripulação que retornou em segurança foi o ex-primeiro-ministro Edward Heath, que havia desaparecido no auge da tempestade.
Inquérito
O inquérito que se seguiu criticou pesadamente os organizadores, o Royal Ocean Racing Club, mas o inocentou de culpa. Seu relatório – que inaugurou uma nova era de segurança nas regatas – concluía: “O mar mostrou que pode ser um inimigo mortal e que quem vai ao mar por prazer deve fazê-lo com pleno conhecimento de que pode encontrar os mais alarmantes sinais de perigo.”
Como curiosidade em 1973 o emblemático veleiro brasileiro, Saga de Erling Lorentzen, foi o fita azul (o primeiro a cruzar a linha de chegada).
Acompanhe o depoimento de um dos tripulantes, em vídeo com imagens da época
![The 1979 Fastnet Race Storm](https://i.ytimg.com/vi/xhjZ0oIZugk/0.jpg)
Assista a este vídeo no YouTube
Imagem de abertura: Royal Navy
Fontes: https://www.yachtingworld.com/features/fastnet-79-matthew-sheahan-122220/2; https://www.yachtingworld.com/features/fastnet-race-1979-storm-122408; https://home.bt.com/news/on-this-day/august-14-1979-tragedy-strikes-the-fastnet-yacht-race-as-15-die-in-violent-storms-11363996706822.