Oceano subterrâneo, mais um tesouro da Amazônia

74
32985
views

Oceano subterrâneo mais um tesouro da Amazônia: ele é estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos

Durante Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi estimado que a Amazônia tem um oceano subterrâneo. A reserva de água tem volume de cerca de 160 trilhões de metros cúbicos. A estimativa é de Francisco de Assis Matos de Abreu, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

oceano subterrâneo, imagem do rio amazonas

‘Amazônia transfere cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente’

Abreu disse à Agência Fapesp  que “a Amazônia transfere, na interação entre a floresta e os recursos hídricos, associada ao movimento de rotação da Terra, cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente para outras regiões do Brasil. Essa água, que não é utilizada pela população que vive aqui na região, representa um serviço ambiental colossal prestado pelo bioma ao país, uma vez que sustenta o agronegócio brasileiro e o regime de chuvas responsável pelo enchimento dos reservatórios produtores de hidreletricidade nas regiões Sul e Sudeste do país”.

3,5 vezes maior que o Aquífero Guarani

O volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani. Este depósito de água doce subterrânea  abrange os territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Ele tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados (km2) de extensão.

De acordo com a equipe, a reserva subterrânea representa mais de 80% do total da água da Amazônia. A água dos rios amazônicos, por exemplo, representa somente 8% do sistema hidrológico do bioma. As águas atmosféricas têm esse mesmo percentual de participação.

Falta estudar Oceano subterrâneo descoberto

O conhecimento sobre esse “oceano subterrâneo” ainda é muito escasso. Precisa ser aprimorado tanto para avaliar a possibilidade de uso para abastecimento humano, como para preservá-lo em razão de sua importância.

Aquífero, ou mar subterrâneo, fica em Alter do Chão

As trabalhos sobre o Aquífero da Amazônia foram iniciados há apenas 10 anos.  O estudo indicou que está situado em meio ao cenário de uma das mais belas praias fluviais do país. Ele teria um depósito de água doce subterrânea com volume aproximado de 86,4 trilhões de metros cúbicos.

Denominado pelo pesquisador como Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), ele começou a ser formado a partir do período Cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos.

O aquífero Alter do Chão

A ANA, Agência Nacional Águas, confirmou em 2019 que o aquífero Alter do Chão, que já era conhecido dos cientistas, é o maior do mundo. “Em nenhum outro lugar ela é tão farta. Tirando as geleiras, um quinto da água doce existente no mundo está na Amazônia. Parece muito, mas os rios e lagos do lugar concentram só a parte visível desse tesouro.”
“Debaixo da terra existem lagos gigantes, de água potável, chamados aquíferos. Até agora, o maior do planeta era o Guarani. Mas, um grupo de pesquisadores acaba de revelar que o aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, é quase duas vezes maior.
“Isso representa um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos. Se comparado com o Guarani, por exemplo, ele tem em torno de 45 mil quilômetros cúbicos”, explicou Milton Mata, geólogo da UFPA.”

Oceano subterrâneo: ainda não se sabe se é água para consumo

Uma das limitações para a utilização da água disponível  é a precariedade do conhecimento sobre suas características. Falta obter informações sobre a qualidade da água do reservatório para identificar se é apropriada para o consumo.

Dificuldades no caminho

De acordo com Ingo Daniel Wahnfried, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), um dos principais obstáculos para estudar o Aquífero Amazônia é a complexidade do sistema.

O reservatório é composto por grandes rios, com camadas sedimentares de diferentes profundidades.

Águas permanentemente livres

Diferentemente do Aquífero Guarani, acessível apenas por suas bordas, as áreas do Aquífero Amazônia são permanentemente livres.

No Amazonas 71% dos municipios utilizam água subterrânea

Segundo o pesquisador,  a água subterrânea é amplamente distribuída e disponível na Amazônia. No estado do Amazonas 71%, dos 62 municípios, utilizam água subterrânea (não do aquífero) como a principal fonte de abastecimento público.  Já, dos 22 municípios do Estado do Acre, quatro são totalmente abastecidos com água subterrânea.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o aquífero de Alter do Chão

Conheça nova descoberta: corais na foz do amazonas.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

74 COMENTÁRIOS

      • O problema do Nordeste é a cerca que os politica fazem para que o povo Nordestinos não reconheçam que necessitam contar com todo o restante do povo brasileiro, unindo-se para que todos tenham conhecimento da riqueza que temos como nação e possamos em uma só voz requerer os direitos de todo cidadãos Brasileiro. Assim viveríamos em um país com oportunidades iguais para todos e exigindo dos políticos representações honestas dos nossos desejos sem separação das regiões.

  1. Sinceramente não frequentarei mais esse site, em primeiro lugar pelo fato do responsável agir de forma partidária em seus artigos, adotando o que diz, irresponsávelmente, parte dos ditos “pesquisadores” do meio ambiente cuja única intenção é fazer catastrofismo e ecoterrorismo e repetindo, ad nauseum, a cartilha dita “progressista”, que só cola mesmo em cabeças adolescentes ou mal formadas. Seu mea culpa, sobre misturar política partidária não me comove, e pelo contrário demonstra que você não quer perder mesmo é a “boquinha”, que talvez já estivesse indo para o brejo. Em segundo lugar, esse blog, site, é uma colagem de matérias chupadas, desinforma mais que informa devido a falta de profundidade de sua pesquisa. O que você quer mesmo é causar, lacrar com palavras de ordem-chavão. Existem melhores lugares para se pesquisar.

    • Excelente comentário, hoje o jornalismo marrom impera nos jornalecos terceiro mundista, é um desfavor a informação séria e só impressiona pessoas mal situadas no contexto geral. Se o Sr. prestar atenção os 3 “grandes” jornais repetem a mesma notícia, usam e abusam do ctrl c e ctrl v. Migalhas.

  2. Parabéns João.
    Veja que interessante: Antes, quando você misturava informações excelentes com política, tinha 5 ou 6 comentários. Agora, depois de informar que separaria os assuntos, passou para mais de 65 comentários.
    As pessoas mais esclarecidas e que gostam de aprender vão te apoiar (sei que você não precisa disso) o que é sempre gratificante. Continue assim. Mais uma vez, parabéns.

  3. Há cerca de 5 anos tive acesso a esse filme exibido na internet pela Petrobras. è lindo, fiquei babando com a beleza dos corais filmados pelo mini sub da petrobras, por isso todo brasileiro que se preze não deve jamais deixar esse nosso volumoso patrimonio ser vendido, ou ser explorada sua riqueza, ou autorizado a falsas ong’s sua exploração. A Amazonia é nossa.

  4. O ser humano, salvo raras mutações, é um vírus que mata tudo quanto toca.

    Esse oceano subterrâneo, é mais uma das maravilhas da criação, mais um presente divino nesta jóia de vida chamada Terra. Quem sabe não terá ecossistemas próprios, formas de vida desconhecidas?

    Mas o vírus humano, movido a ganância insana, já sabe de sua existência, e não descansará enquanto não o poluir, devastar, destruir. Provavelmente junto com uma guerra por sua “posse”, pois em sua loucura, acha que é “dono” da Natureza.

    O único consolo é que em menos de um século agora, após a breve existência da raça humana, após ela mesma se extinguir (o que é inevitável), o planeta precisará de poucos milhares de séculos – para a Terra, um piscar de olhos – para recuperar-se e encher-se novamente de vida e equilíbrio.

    • Nem tanto à água nem tanto ao vinho. O ser-humano em si não é bem um virus (outro equívoco – quem garante a vida é de fato virus e bactérias). Quem agride a humanidade é de fato o governo (todos) e suas elites, inclusive intelectuais como cientistas etc. A grande causa de destruição ambiental são as grandes cidades, todas pessimamente administradas por corruptos, incapazes etc. A questão da água não é de consumo, NÃO SE CONSOME, APENAS SE “SUJA”, e bastaria que fosse limpa depois usada, coisa simples de ser resolvida hoje. Precisa de moral e ética dos governantes, porque a tecnologia já está aí. arioba

      • Aruivaldo, não é só o governo e as elites que agridem o meio ambiente ! O povão agride também quando invade áreas de mananciais e defeca literalmente na caixa d’agua da sua casa ! O povão agride o meio ambiente quando descarta plásticos, e todo tipo de objetos nos córregos próximos das favelas, contaminando o ambiente e provocando enchentes. É preciso dar o nome a TODOS os bois !

    • Para quem acredita na existência de um Ser Criador, a Natureza é usa obra perfeita e nenhum ser humano há de subjugá-la, pois se voce a agride ela te dá tornados, tsunamis e terremotos…

    • Apenas uma sugestão. Como você se auto-intitula O Pensador, que tal pensar em otimismo ? De repente isso pode fazer bem tanto a você quanto aos que leem o que você escreve. Vamos nessa ? Sem maldade. Sejamos otimistas.

    • Caro, pelo pouco que conheço em documentários científicos ou não! A Terra sempre foi pródica em se regenerar. Concordo sobre a questão dos seres que de alguma forma destroem ( exploração gananciosa). Se os humanos não tiverem mais aqui, 100% de chance de regerar. Ai Deus coloca novas formas de vida e ou até humanos se assim lhe aprouver! Nada contra as pesquisas interplanetárias, faz parte da curiosidade humana. Mas se o mundo tivesse investido mais na preservação e ou uso sustentável, as possibilidade nossa aqui na terra seria muita mais promissora do que achar vida e ou sistema de bioma compatível pra vida humana.
      Infelizmente, a Amazônia será palco de disputa a nível mundial, quando não sabemos, mas vamos colocar uma pergunta, entre 100 a 500 anos? ou a 1000 anos?.. Se considerar que a terra tem 5 bilhões de anos, isto é um sopro!

    • Emociona-me com angústia o realismo do seu comentário.porque o que eu possuo de mais precioso é este planeta…TERRA. e sinto que estou a perdê-lo !

  5. Este País tem muita água, mais devido a humanidade tudo fica dificil, vai indo até ser poluída pela esta nação imunda, cheia de querer, o principal efeito desta estufa o dinheiro. Vão ainda acabar com tudo, nação nojenta…

  6. Antes de iniciarmos a exploração racional do oceano submerso na Amazônia, o Brasil precisa ser despoluído da podridão comunista liderada pelo PT e suas trevas, e isso com método forte, expulsando o antro que ainda infesta os escalões da República. Não dá para ficar alegre com os comedores de carniça vermelhos que infestam ainda o Estado. Só depois será proveitoso o nosso futuro.

    • Podridão é essa cambada de extrema direita, que vende o país, entrega, suas riquezas ao capitalismo internacional, bate continência para a bandeira americana, isso sim, é podridão, governo eleito pelas redes sociais, um dia ficaremos livres desse lodo. Quando será que ficaremos livres dos laranjas, que se intitulam salvadores da pátria, mas na realidade , são oportunistas, e tão corruptos, como qualquer ser humano que não respeita as diferenças de idéias e o que na realidade querem, é dinheiro no bolso, e o trabalhador na senzala. O pior de tudo, são mal criados, odeiam, é lamentável.

    • Hum … caçado de comunista né? Pré-histórico … deve ser duro para vc ver essa tropa de malucos comandado o país, hein .. Olava de Carvalho, o caçador de ursos.. Damares vendo Cristo no pé de goiabeira.. Então, caçador, vc não vai fazer nada? Acha normal. Teu problema é “Comunista debaixo da cama” né?

  7. Genocidio não é extermínio, é o assassinato sistêmico de um grupo etinico especifico, como sofreram os índios, os judeus, os curdos, e outras etinias pelo mundo, de modo, sugiro queantes da crítica aos aspectos formais do comentário do qual você discorda por ideologia, buscar argumentos ao invés de passar vergonha.

  8. Esta claro que destruir amazonia e um erro fatal.As pressoes externas sao fortes.Nao seria o casso de negociar isso melhor? Se querem oxigenio paguem por ele.Se querem chuva paguen po ela.

    • Quem se esconde em pseudônimos ou em apenas iniciais já mostra questões de caráter. “As pressões externas são fortes.” Aprendeu a escrever em português/brasileiro?? As pressões externas são exatamente ao contrário ou seja querem a preservação da amazônia mas como temos políticos e homens públicos SCHEIRANÜS e loucos por dinheiros fáceis vamos exterminando o futuro do país.

  9. concordo que devemos deixar este aquifero amazônico em paz. Por que esta noticia foi divulgada agora?
    Mas isso confirma a importancia, para preservaçao ambiental, das fantasticas civilizações que antecederam em milenios a presença do homem branco. Civilizações estas que sobreviveram ao genocídio indígena, mas que continuam preservando nosso meio ambiente, portanto, nossa vida.
    Agredecimento especial aos povos indígenas e suas excepcionais culturas milenares.

    • Tens ensino fundamental? As sentenças se iniciam com letra MAIÚSCULA e leia cautelosamente o monte de besteirol que escrevestes, principalmente “Civilizações estas que sobreviveram ao genocídio indígena, mas que continuam preservando nosso meio ambiente, portanto, nossa vida.” Se houve genocídio não sobrou ninguém.

  10. Concordo Sônia veja minha página no FACE Carlos R Gouvea que você vai ficar sabendo coisas sinistras sobre as ONGs ambientalistas e indigenistas!

  11. BOM DIA SRS GEÓLOGOS , E QUESTIONADORES . TUDO BEM QUE DESCOBRIRÃO OU NÃO ,UM BOMBA BOMBA ! OCEANO SUBTERRÂNEO NA AMAZÔNIA , OK MAS E DAI ! FASER O QUE COM ELE ? NO MOMENTO A NECESSIDADE DELE ! NÃO SERIA MELHOR QUE FICASSE ESCONDIDO COMO ESTAVA ! MAS E AGORA ? PORQUE .A ONDE O HOMEM METEM AS MÃO LOGO TUDO SE TRANSFORMA , E ACABA ! POIS SRS . BEM AQUI EM SÃO PAULO TBM JA ESTA NOS MESES DE MARÇO ,SE FORMANDO APOS AS CHUVAS UM OCEANO É TANTA AGUÁ QUE CHEGA ATE A MATAR ! E OS LEITO DE RIOS COMO O TIETÊ , E OUTROS, NÃO DÃO CONTAS DE TANTAS ÁGUAS ,E NINGUEM FAS NADA E SP PARA ! ! E DAI VEM UM PRE-FEITINHO DE MEIA TIGELA . OLHA OLHA , E FICA POR ISTO MESMO . E A QUEM MORREU. DIGA-SE AMEM E A ADEUS ! PORQUE NO ANO QUE VEM TUDO COMEÇA DE NOVO E É SEMPRE ASSIM ! SOLUÇÃO TEM SIM É SÓ IR NO MÉXICO , E COPIAR OS SISTEMAS DE DRENAGEM DELES OK E ENQUANTO NÃO SE FAZEM NADA , A ONDE SÓ SE FAS NECESSÁRIO OK , ENTÃO SRS DEIXEM O AQUÍFERO DO AMAZONAS EM PAZ E QUIETO OK SRS BOM DIA

    • PARABÉNS SEU NATALICIO O SENHOR ESTA CORRETO NÃO SEI PRA QUE MEXER ONDE ESTA QUIETO ELES SABEM FALAR E FALAR MAS NÃO SABEM AGIR…SÓ ELES SÃO DONOS DA VERDADE MAS QUANDO AGENTE FALA ELES NÃO FAZEM QUESTÃO…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here