Monumento Natural das Ilhas Cagarras – Episódio 24

0
634
views

Mona das Ilhas Cagarras, o arquipélago de quatro ilhas fica a aproximadamente 5 km das praias de Copacabana e Ipanema

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é mais uma UC que não tem barco. A equipe, como sempre, mínima. Em minha visita não pude encontrar o chefe que estava em um evento fora do Rio. Assim não tive como conversar com Henrique Zaluar sobre a estrutura ideal, ou os prejuízos de uma UC num arquipélago sem que a unidade tenha alguns barcos. Mais uma vez, fico chocado com esta demonstração de pobreza.

Bioma: Marinho Costeiro

Município: Rio de Janeiro

Área: 105,93 hectares

Criação: 13 de abril de 2010

Tipo: Proteção integral

Monumento Natural das Ilhas Cagarras

imagem do Monumento Natural das Ilhas Cagarras

O Mona das Ilhas Cagarras é formado por quatro grandes ilhas, Cagarras, Palmas, Comprida e Redonda, e duas ilhotas, Filhote da Cagarras, e Filhote da Redonda. Para os navegadores esportivos, não cariocas, este arquipélago só existe na carta náutica. Localizado quase na entrada da baía de Guanabara, ele serve de referência. Sinaliza a hora de entrar baía adentro.

Para os cariocas é diferente, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras está na porta de suas casas, a apenas cinco quilômetros de Ipanema. Um arquipélago todo só para eles. Mergulho, pesca, exploração, escalada, passeio rápido nos finais de semana ou apenas parte da paisagem.

» Expedição ao MONA das Ilhas Cagarras, leia mais sobre a nossa visita.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here