Descoberta a maior caverna subaquática do mundo
Depois de 10 meses de exploração intensiva, cientistas no México descobriram o maior sistema de cavernas inundadas do mundo. Segundo o sciencealert, ‘abrangendo incríveis 347 quilômetros de cavernas subterrâneas, este labirinto submerso e ramificado não é apenas um espetáculo natural. Da mesma forma, é uma importante descoberta arqueológica que pode revelar segredos perdidos da antiga civilização maia. Descoberta a maior caverna subaquática do mundo.
Caverna submarina ou sítio arqueológico?
“A princípio, esta imensa caverna representa o sítio arqueológico submerso mais importante do mundo”. Assim explicou o arqueólogo Guillermo de Anda, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.
“Ela tem mais de uma centena de contextos arqueológicos, entre os quais estão evidências dos primeiros colonizadores da América. E além disso, há a fauna extinta e, claro, a cultura maia”.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA repercussão da retomada da análise da PEC das Praias pelo SenadoOutro navio de Vasco da Gama encontrado ao largo do QuêniaDecisão do STF proíbe criação de camarão em manguezaisConexão descoberta em 2018
A conexão entre os dois sistemas de cavernas foi descoberta em 2018 perto da cidade de Tulum, na Península de Yucatán, no México.
Segundo a National Geographic, ‘o Grupo de Exploração Subaquática do Grande Projeto Aquífero Maia (GAM) encontrou uma conexão entre dois dos mais extensos sistemas de cavernas inundadas da Terra – Sac Actun e Dos Ojos, ambos na Península de Yucatán, no México – agora formando a maior caverna inundada conhecida, com um comprimento com 347 km.’
PUBLICIDADE
O www.smithsonianmag.com informa que ‘em 2014, mergulhadores encontraram o esqueleto humano mais antigo descoberto no Novo Mundo enquanto exploravam um dos segmentos desta caverna submersa, Sac Actun.
Antes de mais nada, só por este achado a caverna já poderia entrar para a galeria da fama. Trata-se do esqueleto humano mais antigo, completo e geneticamente intacto do Novo Mundo.
Leia também
Laboratório subaquático em 3D para estudar os oceanosData Centers Submersos: A Revolução Tecnológica que Abraça os OceanosA Inteligência Artificial e a exploração submarinaSeus ossos, de acordo com uma pesquisa publicada na Science, são a chave para uma questão que há muito atormenta os cientistas: Afinal, quem foram os primeiros americanos?
Desse modo, fica evidente a importância desta nova disciplina, a arqueologia submarina. Entre outros, foi graças a ela que aconteceu a descoberta da primeira caverna da Idade da Pedra, assim como o Palácio de Cleópatra, ou até mesmo um navio da frota de Vasco da Gama.
Ainda segundo o www.smithsonianmag.com, ‘Para os antigos maias, certas cavernas eram consideradas locais sagrados de peregrinação onde os sacerdotes podiam se comunicar com os deuses.’
Tesouro da Biodiversidade
A National Geographic destaca que ‘Outra característica que torna este achado valioso é que ele suporta uma grande biodiversidade que depende deste enorme sistema e representa uma extensa reserva de água doce que deu vida a esta região da Península de Yucatán desde tempos imemoriais.’
A próxima fase deste ambicioso projeto, diz a NG, inclui uma análise da qualidade da água do Sistema Sac Actun, bem como um estudo da sua biodiversidade e da sua conservação, além de dar continuidade à cartografia e registro detalhado de contextos arqueológicos submersos.
Assista ao vídeo
Assista a este vídeo no YouTube
Amei de mais essa descoberta cientifica , foi de mais e tem mais coias pra ser descoberto no nosso oceano.