Caçadores submarinos, vândalos, na Laje de Santos

97
7318
views

Caçadores submarinos, vândalos e inconsequentes, atuam na Laje de Santos

A Laje de Santos fica apenas a 42 km da costa. A curta distância, e abundância de vida marinha em razão da proibição da pesca desde que se tornou Parque Estadual, em 1993, é sua maior inimiga. Pescadores, principalmente os que se dizem ‘esportivos’, e caçadores submarinos inconsequentes, aproveitam as falhas na fiscalização e, constantemente, burlam a lei navegando para lá onde praticam seu ‘esporte’ preferido.

imagem da lancha M & P IV de caçadores submarinos
O barco dos vândalos

A pesca esportiva, diferente da caça submarina

Nada contra esta atividade que, se praticada em consonância com a legislação, não atrapalha; ao contrário,  contribui muito com a manutenção da vida marinha, ou aquática quando praticada em rios. No Brasil a pesca esportiva, modalidade ‘pesque e solte’, é permitida e regulamentada pelo Ibama. Já a caça submarina deveria ser proibida porque de fato mata o peixe. Pior, mata as grandes matrizes. O que procuram os caçadores submarinos? Os maiores exemplares, ‘grandes troféus’ , ou seja, as melhores matrizes de cada espécie, justamente aquelas que conseguiram atingir grandes tamanhos em razão da saúde, habilidade em fugir de seus predadores, etc. As fêmeas maiores são também as que põem mais ovas que produzirão as novas gerações. Hoje, é sabido, 90% das grandes espécies já desapareceram dos oceanos. Portanto, aqueles que ainda praticam a caça submarina são, no mínimo, inconsequentes. Os esportivos, ao contrário, transformam-se em fiscais da natureza já que precisam de peixes para manterem seu hobby predileto.

Caçadores submarinos, vândalos, flagrados na Laje de Santos

Sábado, 28 de abril. O instrutor de mergulho, José Vicente Sesto (da Cachalote Ensino e pesquisa Subaquática), que hoje mora em Santos, saiu da marina com amigos para um mergulho. Por volta das 15hs chegaram e notaram um barco estranho, com uma enorme prancha vermelha na proa. Frequentadores habituais, perceberam que não se tratava de barco de operadoras de mergulho.

imagem da lancha M & P IV de caçadores submarinos na laje de santos
O barcos dos vândalos,

M & P IV: ogros dissimulados na Laje de Santos

Ao se aproximaram, alguém da M & P IV gritou para que pegassem uma das poitas (é proibido fundear no local) do outro lado de onde estavam, bem longe. Desconfiados, foram checar: eram dois caçadores submarinos. Vicente contou que pode ver ‘os olhetes brilhando na bandeja de popa‘.  Duas pessoas  burlavam  a  lei para matar peixes com seus arbaletes, espécie de arpão com sistema elástico. Vicente disse a este site que a arma de um dos ogros ‘tinha quase 1 metro e meio de comprimento’. E acrescentou: ‘os peixes da Laje, acostumados com o mergulho de observação, se aproximam de qualquer pessoa que esteja na água’. Ou seja, trata-se de pura matança.

imagem de arbalete
O arbelete, tipo da arma usada pelos vândalos da lancha

É comum a pesca na Laje de Santos apesar de ser um santuário marinho

Vicente conta que toda vez que mergulha na Laje  vê linhas de pesca ou animais machucados, especialmente tartarugas. A falta de fiscalização é geral em todas as unidades de conservação do bioma marinho, sejam elas municipais, estaduais, ou federais.

imagem da lancha M & P IV de caçadores submarinos
Note a prancha branca colocada por cima da bandeja de popa…

Mas, desta vez, apesar dos ogros e suas amigas  bloquearem o nome da embarcação, colocando uma prancha branca na popa, eles conseguiram filma-la. Também fizeram imagens submarinas…

imagem submarina de caçadores submarinos
Vejam o arbalete (laranja) na mão de um dos ogros

Ação imediata do ICMBio contra a M & P IV

Resta agora ao ICMBio pesquisar na Capitania dos Portos de Santos, onde a M & P IV está matriculada, para descobrir o nome do proprietário e multá-lo com  rigor. É preciso que exemplos sejam dados, ou a prática ilegal persistirá. O Mar Sem Fim vai cobrar punição exemplar para este, e outros casos semelhantes. Não faltam provas, ou testemunhos.

imagem da lancha M & P IV de caçadores submarinos
Aí estão os babacas da M & P IV.

Ogros da M & P IV ameaçam testemunha

Vicente, que estava no mar com sua câmera, diz que ao se aproximar da embarcação um dos caçadores apontou a arma em sua direção e gritou:” VOU TOMAR SUA CÂMERA“, o que fez com que se afastasse, não sem antes fotografa-la e filma-la. Parabéns, Vicente, e muito obrigado por nos avisar.

Denuncie, faça sua parte!

Aproveitamos a deixa para pedir que todos que frequentam o litoral que, ao verem situações como esta, ou excesso de poluição, mortandade de peixes, construções irregulares, etc, nos avisem. É só mandar uma mensagem para o site. O resto faremos com prazer.

Assista ao vídeo

Desmanche de navios: conheça os maiores do mundo

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

97 COMENTÁRIOS

  1. Srs. Não vamos polarizar o debate, a questão é que se deve realizar a atividade em áreas permitidas. Se a laje de Santos é um parque estadual ou área de preservação não deveria ocorrer lá. Da mesma forma que Alcatrazes é protegida a laje também é. Quanto a fiscalização deveria ocorrer de forma ostensiva e com aplicação de altas multas, em todas as atividades, como pesca predatória, atividades de lazer. Deveria se investir nas atividades de conscientização através de campanhas realizadas em todas as marinas e Iate clubes do Brasil.

  2. Analizando ao comentário infeliz de mar sem fim onde foram generalizadas a classe de pesca sub, vejo que falta mais divulgação para que o leigos no assunto venham conhecer como é esse esporte e como procedemos com consciência e pesca totalmente seleta dentro do regulamento e medidas autorizadas pelo Ibama.. Ja na pesca esportiva onde dizem não ter impactos na vida marinha, eu mesmo ja encontrei inumeras vezes belos exemplares de xareus, enchovas, garoupas e até mesmo tartarugas com seus bemos pircing feito de iscas artificiais e suas garateias presas em suas bocas ou costas passeando pelo fundo.
    E ai sera que quando o peixe entoca alguem desce pra libertalo?? E quando arrebenta a linha ao correr pelo parcel alguem pula na água pra libertalo?
    Quando engolem o camarão artificial e arreventa com por dentro o peixe sera que isso nao é crime?
    Quando a garateia fura e arranca o olho do peixe alguém desses não ogros fazem adotariam o peixe uma vez que não podera capiturar nunca mais alimentos vindo a desnutrir e mesmo sendo exemplares de 100 kilos ou mais vai morrer com certeza..
    Enfim, cobrar mais fiscalização eu concordo, e tem que ser feita urgente, mas denegrir e dizer que pesca sub é pesca predatória isso não concordo e desprezo quaisquer comentários de qualquer outra classe esportiva.

  3. Wagner Vargas Legnini , sou mergulhador e pescador submarino a no mínimo 50 anos, já mergulhei e pesquei em quase todos os lugares do mundo Países que com certeza levam a proteção hambiental a sério mesmo. Acho que a nossa legislação deve ser respeitada, assim como acho que os parques aqui no Brasil são feitos no achometro sem nenhum estudo profundo que comprove a sua real necessidade e na maior parte das vezes são criados para atender interesses comerciais de operadoras de mergulho. Quanto a pesca submarina tenho certeza absoluta de que quem escreveu não tem o menor conhecimento do assunto assim como classificar os maiores exemplares como matrizes se vê que nem sabe quando os peixes começam e param de se reproduzir. Como estás matérias são lidas por muita gente acho que quem escreve tem que que ter a responsabilidade de estudar muito antes de escrever alguma coisa. Um ponto é dar a sua opinião que certa ou errada é a sua opinião, outro ponto é definir como certo ou errado um assunto colocando a sua opinião como verdadeira. Tenho certeza que se fosse feito um estudo hambiental correto aqui no Brasil não existiriam nem um terço dos parques existentes e isso acabaria com a mamata de muita gente e de fundações criadas para esse suposto fim e que lesam os cofres da união gerando despesas desnecessárias.

  4. Lixo de reportagem sem conhecimento nenhum do esporte. Erros acontece em todos os meios. Principalmente no meio de comunicação sem informação…

  5. Matéria tendenciosa, generalizar toda uma classe foi de mais.
    Por causa de dois, toda uma classe foi julgada como OGROS. Qndo alguém avança um sinal de trânsito, isto não significa que todos os motoristas são OGROS né?
    Não gostei, poderia ter sido feliz em falar somente dos dois que estava errados!

  6. Boa noite , sou pescador sub à 28 anos e nao pesco em reserva , sempre escolho meus exemplares e não mato peixes proibidos , como eu conheço muitos , mas muitos pescadores sub que tem a mesma prática, por favor não nos coloquem no mesmo saco que esses marginais ( pra falar o português bem claro) Caio Barra do Sul.

  7. O senhor que fez a matéria não deve generalizar , se o lugar é proibido para pesca , que os pescadores sejam punidos, mas falar que a pesca submarina é uma pesca predatória você está muito errado .
    A pesca submarina é uma pesca seletiva , peixes que são proibidos não são capturados ao contrário de barcos de arrasto ou redes que simplesmente limpam o fundo do mar .
    Portanto, você não deve genralizar os pescadores de pesca submarina como predadores do mar .

  8. Mais uma reportagen disfarçada de “denuncia” com o intuito de generalizar e denegrir a pesca submarina. Um monte de “achismo” na reportagem e nos comentários. Sou pescador (sub e de linha), pago a licença e estou dentro da lei. Tenho o DIREITO de pescar (como vc tem o direito de comprar um peixe no mercado ou ser vegano). Cada um na sua. Se o cara está infringindo a LEI, ok…denuncie… mas nao venham com esse papo de “eco-chatos”…Sem qualquer base científica…

  9. É muito triste ver uma matéria tendenciosa dessas.
    Como ter respeito por uma reportagem que generaliza todos como “ogros”. Respeito algo que vocês pedem mas não demonstram.
    Que cumpra-se a lei e punam os Culpados, mas respeitem aqueles que praticam esse esporte respeitando os limites de captura. E se for pra acabar que comecem pela industria pesqueira,as grandes traseiras que põe na mesa da maioria os peixes dentro dos padrões permitidos não é mesmo? Que não desperdiçam toneladas de filhotes entre outras espécies que nem servem para consumo essa industria sim não tem “ogros” só pessoas do bem.
    Pensem antes de escrever um absurdo de preconceito desses. Respeitem e serão respeitados.

    • Quem caracterizou “todos como ogros foi vc.” Eu disse que os dois que pescavam na Laje, santuário marinho onde os peixes se aproximam de todos que mergulham, estes sim, em minha opinião são ogros em inconsequentes. O resto quem falou foi vc. A propósito, parabéns aos caçadores pela mobilização. Fico feliz pela repercussão. Sinal que o site funciona.

  10. Matéria sem credibilidade alguma… não generalize a categoria por conta de dois irresponsáveis! Modalidade que seleciona o peixe muito mais do que qualquer outra! O que um pescador submarino pesca em um ano equivale ao que uma rede pega em um dia! O pescador sub Pesca e come, cultura da pesca já vem de antes dos índios.

  11. Por gentileza , gostaria que seu comentário não generalize a pesca submarina , que é um esporte praticado por varias pessoas de bem , é uma pesca seletiva , tenha propriedade antes de escrever tal coisa como ” caçadores submarinos vândalos ” não queira fazer Market com pseudos comentários deixa eu lhe fazer uma pergunta ? Qual produtos vc usa para lavar sua lancha ? Aonde descarta seus degetos da sua embarcação ?!!!! ….. Vc sabe ou tem ideia da maioria dos pescadores submarinos o que fazem pelo mar ???? , o que retiramos de sujeiras , de vários turistas deixam e jogam de suas lanchas , vcs sabem que o conhecido ” sal azedo ” ou limpa Teka faz para o mar ? ,vcs possuem tratamento de esgoto nas lanchas de vcs ? A PESCA Submarina ,é uma pesca seletiva , pelos estudos se juntar todos os pescadores submarinos do Brasil , não da a quantidade de um ano , comparado a um dia de uma rede de uma so traineira , por favor , vamos usar o bom senso e não ser hipócrita ….. Conheço muito bem os procedimentos adotatos nas lanchas nas marinas e os descartes de produtos químicos e degetos sem tratamentos e etc… Que provalvelmente o Sr conhece muito bem tmbm , então cuidado pq com o mesmo dedo que acusa poder a ser acusado tmbm .

    Ricardo Manjuba .
    Ilhabela SP , pescador submarino com muito orgulho e consciência .
    Att.

    • Ricardo, já respondi, e concordo com vc, não se deve generalizar. Apenas sugeri que a a caça fosse proibida em razão do declínio de peixes. Se todos tivessem sua cabeça, Ricardo, esta matéria não teria sido escrita. Pense nisso. Quanto a proibição sugerida, esqueça e vá em frente. abs

  12. O ideal é que a pesca submarina fosse praticada apenas por pessoas comprometidas com o meu ambiente que pescassem apenas para comer alguns peixes com a sua família, da mesma forma que os índios caçaram e pescaram durante milhares de anos. O que realmente destrói é qualquer modalidade de pesca comercial com a captura de uma grande quantidade de exemplares. Na minha opinião, a ganância , o lucro e a falta de respeito com o que vão deixar para as futuras gerações que acabam com tudo.

  13. Boa matéria.
    A galera que ficou “mordida” porque se sentiu criticada deve assumir sua culpa sim.
    O pescador de arpão causa impacto ambiental sim. Se o cara sai pra pescar semana sim, semana não, na mesma praia, esse cara pode levar à extinção de um grupo de peixes de recife, por exemplo.

    Desculpa, galera, mas é fato que o pescador de arpão vai atras do maior troféu pra mostrar na rede social.
    O cara que entra no mar e pega um peixe comum pra comer, numa área não preservada, é completamente diferente de um cara que navega 40 KM pra encher a bandeja de troféus pra mostrar pros amigos.

    É especialmente esse ultimo que a matéria critica.

    • Maurício: eles ficaram chateados pq sugeri a proibição da caça submarina em razão do declínio de peixes no mundo. Mas, se bem praticada, evitando espécies maiores, e aquelas ameaçadas de extinção, é de fato seletiva. Depende de cada caçador. abs

      • Inacreditável como voce consegue ignorar os verdadeiros culpados pela degradação dos mares.
        Sou praticante da pesca submarina a uns 5 anos e antes praticava a pesca esportiva e pesca para consumo.
        Nao consigo entender sua posição em falar que a pesca esportiva é melhor que a pesca submarina?!
        Creio que voce pratica a pesca esportiva estou correto??!?!
        O que acontece quando uma tartaruga engole o anzol ? Temos tartarugas em águas doces e salgados correto?!
        E quando o anzol pega no olho do peixe como se faz para tirar ?!
        Pesca esportiva é igual às touradas onde o ser humano se diverte com o sofrimento dos animais.
        Na pesca submarina isso não acontece por que em geral o peixe pego será comido.
        Não atiramos em um peixe e depois soltamos.
        Temos limites para pesca tanto em agua salgada como agua doce, necessitamos de uma licença específica !!
        Ja quem pratica a pesca que voce defende como sendo tão benéfica para o meio ambiente simplismente brinca, se diverte com o sofrimento do peixe e quanto mais peixes fizer sofrer melhor !!
        Qual seria a sensação de alguem sendo puxado com muita força por outra pessoa por uma linha e com um anzol preso na garganta, no olho, no pescoço, na barriga ou em qualquer parte do corpo só por que o cara que está puxando acha isso divertido??
        Ja sei ….ja sei… vão dizer que peixe não sente dor !!
        Como dizem por ai ” pimenta nos olhos dos outros é refresco!!”.
        Mas não estou criticando o que provavelmente é o seu esporte ou um dos seus esportes esse é apenas meu ponto de vista.
        Por que voce não aproveita e estuda um pouquinho sobre a pesca industrial??
        E fala aqui para todos saberem sua opinião!!
        Sei que não vai fazer isso e se fizer provavelmente não fará de forma imparcial.
        Digo isso me baseando em sua crítica à pesca submarina, seus elogios à pesca esportiva e sua omissão sobre a pesca industrial.
        TODOS SABEM QUE NENHUMA DESSAS TRÊS ATIVIDADES SAO ERRADAS!! ESTÃO REGULAMENTADAS !!
        MAS Á PESSOAS QUE ESTÃO DESCUMPRINDO AS REGRAS,NORMAS E LEIS E NÃO ESTÃO SENDO PUNIDAS PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS ONDE HÁ MAIOR IMPACTO COMO A INDÚSTRIA e voce vem criticar a pesca submarina?!?!?!?

    • A pesca sub em si não é predatória meu amigo vc acha que é fácil pescar um troféu desse que vc se refere , o mar é muuuuito grande os peixes migram ,o que causa impacto são as traineiras com seus quilômetros de rede ,que não escolhe o que vai pescar , vc só está reproduzindo o que ouviu falar ,vai fazer pesca sub pra ver se é fácil como está falando !

  14. O ideal é que a pesca submarina fosse praticada apenas por pessoas comprometidas com o meu ambiente que pescassem apenas para comer alguns peixes com a sua família, da mesma forma que os índios caçaram e pescaram durante milhares de anos. O que realmente destrói é qualquer modalidade de pesca comercial com a captura de uma grande quantidade de exemplares. Na minha opinião, a ambição, o lucro e a falta de respeito com o que vão deixar para as futuras gerações que acabam com tudo.

    • Isto eh exatamente o quw ocorre na pesca sub.
      Menos de 1% dos praticantes conseguem capturar uma quantidade superior ao que consegue consumir.
      A prática da pesca sub é um esporte de alto nível de conhecimento e treinamento, uma pessoa que inicia nesse esporte leva no mínimo 3 anos pra começar a capturar alguns peixes de tamanho razoável.. Convido a todos que tiverem interesse em conhecer o comportamento e as espécies em sua intimidade que pratiquem a pesca sub. Pois eh a única modalidade onde o pescador precisa estar em desvantagem em relação ao peixe.. Tornando a coisa justa e realmente esportiva

  15. Infelizmente a matéria generaliza os pescadores subaquáticos, e tem como objetivo denegrir os mesmos, sou pescador subaquático e pesco somente dentro da lei, como todos meus amigos que praticam o esporte. Infelizme nos esportes existem infratores como os citados acima, porém não representa a classe, como o autor dessa infeliz matéria que deveria ter pesquisado antes de generalizar o esporte para não envergonhar seus colegas jornalistas.

    • Wilson, ela não generaliza. Apenas cita os dois pegos em flagrante e sugere que ‘a caça submarina deveria ser proibida porque de fato mata o peixe.’ Aos caçadores sensíveis aos problemas do meio ambiente marinho, que prossigam com seu hobby.

  16. Engraçado essa perseguição e generalização, emitido setor tem seu lado negativo, a pesca sub é a mais seletiva que existe, ao contrário de várias modalidades em especial a pesca de rede, bomba, espinhel etc e não vemos essa perseguição, aqui na Bahia em especial salvador a pesca sub é muito respeitada, principalmente pelos projetos de prevenção e proteção ambiental como o LIXO ZERO, GRUPO DE PESCADORES SUBS QUE SE DEDICAM A LIMPEZA DO MAR. Então não sejam incoerentes em generalizar e marginalizar essa modalidade.

  17. Matéria equivocada a pescasubmarina em apneia e uma atividade requintada quando praticado por mergulhadores compromissados com a preservação da biologia marinha, tem mínimo impacto por ser praticada em
    apneia e diferentemente dos outros tipos de pescaria e extremamente seletiva.

  18. Gente quanta asneira que eu li nos comentários e principalmente na matéria Deus me livre de tanta ignorância e hipocrisia. Todo mundo ai que falou mal da pesca sub são todos vegetarianos né? Kkkkkk só rindo pra não chorar. Pesca sub á mais seletiva e com menor impacto ambiental.

    Bjus de um orgulhoso pescador sub consciente

  19. Uma reportagem de extremo mau gosto, todos nós os mergulhadores esportivos de bem, que somos 99% desse esporte, ficamos indignados com pesca predatória, mas uma reportagem sem base alguma que generaliza e fala um monte de besteiras sem nenhuma noção, não merece credibilidade, isso só serve para causar intrigas . Eu desafio vocês do mar sem fim a ir atras dos grandes destruidores do nosso litoral, ou seja, os grandes pesqueiros que cercam toneladas de peixe de uma única vez, um pescador sub ao contrário do que fala a matéria vai capturar o peixe mais fraco, porque o mais avido e robusto rapidamente se esquiva, ou acha que o peixe fica la parado como um boneco esperando ser capturado?? Ou se tem uma duzia deles quando um é capturado os outros fazem fila pra também ser????? Pelo contrário a pesca sub é altamente seletiva.., pesquise antens de falar m….

  20. Boa noite pessoal da equipe Mar Sem Fim!
    Concordo que pescadores que estejam fora da lei devam ser punidos, sejam pescadores submarinos, pescadores com redes de arrasto, sejam pescadores amadores, etc.
    Mas discordo da forma como o assunto foi generalizado. A Pesca Submarina é um esporte seletivo onde em uma jornada de pesca as capturas são limitadas a 15kg + 1 exemplar…
    Não formem opiniões erradas em pessoas leigas! O melhor a fazer quando não se conhece o assunto à fundo é não opinar. Como já explicado nos comentários anteriores o que deve ser feito é fiscalizar os maiores agressores que são a industria da pesca e que matam toneladas de peixe e descartam para que muitos que aqui criticaram possam comer seu “peixinho com molho de camarão”. As Ilhas Cagarras, assim como dezenas de ilhas do nosso litoral e que são frequentadas por pescadores submarinos realmente não possuem a mesma quantidade de peixes de tempos atrás, mas veja que todos esses locais são frequentados por embarcações de pesca industrial há decadas, Tenha a certeza que a pesca submarina não é responsável pela baixa no estoque de peixes dos oceanos. HÁ PESQUISAS QUE APONTAM QUE O PESCADO PROVENIENTE DA PESCA SUBMARINA NO MUNDO NÃO REPRESENTA 1% DO PESCADO RETIRADO DOS OCEANOS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here