Minério no fundo do mar, Brasil vai explorar, e agora?

0
962
views

Minério no fundo do mar, Brasil vai explorar, e agora?

Minério no fundo do mar: ONU autoriza: Brasil vai explorar minério no fundo do mar. Ganhos econômicos e preocupações ambientais podem ser enormes.

minério no fundo do mar

O Brasil foi autorizado pela Organização das Nações Unidas a explorar recursos minerais em águas internacionais do oceano Atlântico. Tal ato levanta potenciais ganhos econômicos e muitas preocupações ambientais.

Com a permissão o país tem o direito de atuar por 15 anos em uma área de 3 mil quilômetros quadrados, na região do Atlântico, conhecida como Elevação do Rio Grande, localizada a cerca de 1,5 mil km da costa do Rio de Janeiro.

Minério no fundo do mar: de grande valor estratégico

O Ministério de Minas e Energia fez um investimento de R$ 90 milhões ao longo de quatro anos em estudos sobre o potencial geológico desta área. O Brasil poderá estudar as crostas ricas em cobalto. Esses depósitos foram identificados como de grande potencial econômico e estratégico.

Minério no fundo do mar e a produção de chips, e peças de carros elétricos

As possibilidades podem ser inúmeras porque é uma região rica em elementos químicos usados na indústria, especialmente nas de alta de tecnologia, na produção de chips, peças de usinas eólicas e carros elétricos.

Brasil é o primeiro país da América Latina autorizado a explorar o minério no fundo do mar

Diante de tal aprovação, o  Brasil deverá formar profissionais capacitados a trabalhar nesta área. O país é o primeiro da América Latina a conseguir essa permissão e, assim, entra para o seleto grupo de países que fazem este tipo de exploração, como Japão, Estados Unidos e China.

Mesmo com a permissão a esses países, ainda precisam ser negociadas as condições e regras dessa atividade econômica, como por exemplo, a divisão de royalties, já que um dos princípios básicos da ONU é que as riquezas do fundo do oceano devem ser compartilhadas globalmente.

E o impacto ambiental ao se explorar minério no fundo do mar?

Em relação ao impacto ambiental desse tipo de atividade pouco se sabe. Mas grupos de ambientalistas não vêem com bons olhos e alegam que a exploração submarina pode trazer prejuízos para ecossistemas marinhos.

Um protocolo para minimizar o impacto ambiental ainda está sendo estudado pela Organização das Nações Unidas.

Navio laboratório irá explorar os oceanos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here