Bebê orca e um emocionante e improvável resgate
“As orcas são sociedades matriarcais com comportamentos distintos entre grupos e mesmo gerações.” E completou: “nós primatas é que não conseguimos entender estes animais.” Só um tipo de animal tão desenvolvido é capaz de inventar técnicas de caça em grupo que fazem o deleite de quem visita a Antártica, ou de caça solitária em certas praias do sul da Argentina. E sempre ensinando aos filhotes as técnicas que passam de geração após geração. Estas foram explicações do professor do Instituto Oceanográfico da USP, Marcos Cesar de Oliveira Santos, em entrevista a este site. E, por serem predadores do topo da cadeia, são importantíssimos para a vida marinha. Mas o tema de hoje é um emocionante salvamento de um bebê orca.
Bebê orca e um emocionante e improvável resgate
Esses mamíferos marinhos, o maior membro da família dos golfinhos, são espetaculares. Extremamente inteligentes e adaptáveis, podem até mesmo se comunicar uns com os outros para caçar com mais eficiência.
Felizmente, as pessoas que aparecem no vídeo abaixo demonstraram conhecer a importância dos animais. Ao caçar focas, um bebê orca ficou preso em terra quando a maré desceu, na costa da Columbia Britânica, Canadá.
Postagem do Facebook ajuda
As redes sociais nem sempre são amigáveis à vida selvagem. Como já explicamos por aqui, as redes sociais, e as modernas tecnologias, como o WhatsApp, contribuem de maneira eficaz para o tráfico de animais silvestres.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCorpo do capitão da Expedição de Franklin é encontrado canibalizadoCrimes ambientais em Caraguatatuba: grilagem de terras em troca de votosEspeculação na praia dos Nativos, Trancoso, suspensa pela JustiçaMatéria da Folha de S. Paulo informa que o tráfico de animais silvestres conta com ajuda da tecnologia, “o Facebook virou a maior feira ilegal de animais no país, segundo fiscalização do Ibama, mas o instituto diz não conseguir apoio efetivo da rede social para prevenir a prática.” Tanto é verdade que, em 2015, o Ibama mandou ofício à direção da rede…
Mas, no caso do bebê orca, o Facebook ajudou. Foi através de uma postagem mostrando o animal preso que dezenas de voluntários se mobilizaram e conseguiram salvá-lo.
PUBLICIDADE
A mobilização
As pessoas se mobilizaram rapidamente e pularam em seus carros para chegar ao local o mais rápido possível. Felizmente, depois de quase oito horas, conseguiram libertar a orca. Era preciso esperar a maré encher novamente.
Enquanto aguardavam, os voluntários resfriaram o animal com panos molhados e muita água. O mamífero marinho não foi ferido como resultado do incidente.
Leia também
Navio de cruzeiro aporta em NY arrastando baleia na proaBaleia cinzenta, tida como extinta, foi vista no AtlânticoSexo entre jubartes é fotografado, as baleias eram do sexo masculinoOrca chorou por horas
Empoleirada em rochas afiadas, a orca estava claramente com muitas dores. Exausto e confuso, o bebê estava obviamente oprimido pelo próprio peso, entre 4 e 5 toneladas, e precisando desesperadamente de ajuda.
Assista ao vídeo
Assista a este vídeo no YouTube
Imagem de abertura: https://happinessforever.net
Fontes: https://happinessforever.net/this-baby-orca-was-stuck-and-crying-for-hours-a-group-of-strangers-saves-him/?fbclid=IwAR1v0WUN7knFIMcq1ETSEN6ft2G5OyBzsWDIXvKi9MfXXQzszXuGa7dPIz0;https://www.3lstories.com/strangers-rescue-stranded-orca.
Mistério em praias inglesas: milhares de criaturas marinhas mortas