Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

0
109
views

Alcatrazes por Fausto Pires de Camposs: Parque Nacional Marinho, ou Revis?

Em todas as minhas visitas a Alcatrazes, sempre procurei levar o biólogo Fausto Pires de Campos, não só por sua formação profissional, mas porque Fausto liderou a campanha para transformar Alcatrazes em Parque Nacional há mais de 20 anos. Por isso este post: Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos, imagem de filhote de fragata no ninho
Ninhal mais importante do Atlântico Sul

Alcatrazes e os tiros da marinha do Brasil

Ele sempre soube da dificuldade que tinha pela frente. Inflizmente, Alcatrazes foi escolhido pela Marinha do Brasil como alvo para tiros de canhões. O procedimento acabou por gerar um incêndio, a partir do Saco do Funil, que causou sérios danos à biodiversidade.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos, imagem de alcatrazes calcinada por incêndio
Foto cedida por Fausto P. de Campos

A vegetação do arquipélago

Alcatrazes é extremamente rico em termos de biodiversidade. Sua vegetação, com remanescentes de Mata Atlântica é única. Há várias plantas endêmicas, como a orquídea Rainha do Abismo. Mas há também um tipo de jararaca-de-alcatrazes, endêmica da ilha, assim como alguns anfíbios anuros.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos, imagem de alcatrazes
Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

A avifauna transformou Alcatrazes no maior ninhal do Atlântico Sul

Em termos de avifauna, é um dos locais mais importantes do litoral brasileiro. Algumas aves marinhas só nidificam em Alcatrazes. Há dezenas de espécies, e milhares de indivíduos que transformaram Alcatrazes em seu habitat. Já foram contadas 20 mil aves em Alcatrazes.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos, imagem de fragatas em alcatrazes
Milhares de Fragatas

Vida marinha

Isso para não falar dos peixes, moluscos, crustáceos, e outras espécies marinhas que habitam suas águas transparentes, como as tartarugas, e muitas espécies de mamíferos, como golfinhos, e até baleias-de bryde são frequentemente avistadas.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos, imagem da face leste de alcatrazes
Face leste de Alcatrazes

A formação do arquipélago

Alcatrazes, formada por cinco ilhas grandes, quatro pequenas e cinco lajes, virou uma estação ecológica em 1987. Neste ocasião, a ilha principal ficou fora da Unidade de Conservação porque era justamente nela que a Marinha fizia tiro ao alvo. Foram anos de convencimento para que a Marinha do Brasil finalmente abrisse mão da ilha principal, Alcatrazes, mas exigiu  que a lage da Sapata continuasse fora de qualquer unidade de conservação porque será nela, a partir de agora, que os canhões da marinha farão mira. Saiba mais sobre a polêmica.

Assinatura do decreto, atualizado em 6 de julho, 18hs 18′

As últimas informações dão conta que a assinatura do decreto, transformando Alcatrazes em Unidade de Conservação, teria sido adiada para a semana que vem por falta de agenda. Como disse anteriormente, para comemorar temos que esperar a publicação no Diário Oficial.

Alcatrazes por Fausto Pires de Campos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here