Como seríamos se pudéssemos viver embaixo da água

0
6368
views

Viver embaixo da água: você já imaginou como seríamos se isso fosse possível?

Os seres humanos sempre foram fascinados pelo mar.  Desde que o explorador marinho Jacques Yves Cousteau inventou, em 1943, o equipamento scuba para  respirar debaixo d’água, muitos mergulhadores, e fascinados pelo mundo aquático, aperfeiçoaram a técnica do mergulho  para ficar cada vez mais tempo mergulhando. Mas, como seria viver embaixo d’água?

viver embaixo da água

Homo aquaticus

Cousteau afirmou na década de 60:

Em 50 anos, uma nova raça de humanos, Homo aquaticus, vai viver debaixo de água sem levar nenhum suprimento de ar

Sua visão não se tornou realidade. Mas cada vez mais cientistas descobrem maneiras de explorar o fundo do mar por mais tempo.

Adaptações que seriam necessárias para vivermos embaixo da água

Para começar, nosso tamanho deveria ser maior, assim teríamos menos perda de calor. Para facilitar a natação o ideal seriam nossos dedos unidos por membranas. As pernas juntas, como as fantasiosas sereias, também nos permitiriam um melhor impulso.

PUBLICIDADE

Um corpo mais alongado sem muitas curvas nos ajudaria a escorregar através da água. Ficção científica? Nem tanto, o povo de Bajau, mergulhadores do arquipélago malaio, passa quase toda a sua vida no mar.

Contudo, enquanto estas modificações corporais ainda estão muito longe de nossos sonhos, a possibilidade é mudar para um habitat subaquático permanente. Há pelo menos um deles à disposição, o Aquarius Reef Base uma estação de pesquisa administrada pela Universidade Internacional da Flórida e situada a 20 metros no fundo do mar em Florida Keys.”

Conheça o SeaOrbiter

Mas há outro que está a caminho. O site do projeto explica de que se trata: ‘é o único navio tripulado do mundo que permite a exploração 24 horas por dia, 7 dias por semana, em missões de longo prazo no mar aberto e no abismo’.

A concepção teve como base princípios de biomimética, utilizando a imitação de modelos, sistemas e elementos da natureza para criar uma embarcação simbiótica à deriva em ritmo lento.

O site diz que  é uma casa subaquática nômade capaz de hospedar de 18 a 22 tripulantes para observar e estudar ecossistemas marinhos, em simbiose com animais no meio dos oceanos.

Pescadores de pérolas e seus pulmões excepcionais

Grandes pulmões aumentam a capacidade de armazenar ar rico em oxigênio, e também  a regular a flutuabilidade neutra. Pesquisadores descobriram que os pescadores de pérolas japonesas têm uma capacidade pulmonar até 15% maior do que uma pessoa que não está envolvida nesta profissão.

viver embaixo da água

Contudo, pulmões mais capazes ainda são a exceção, portanto, se alguém quiser viver embaixo d’água terá que encontrar uma maneira original, como fez o engenheiro biomédico e professor da Universidade do Sul da Flórida, Joseph Dituri, 55 anos e apelidado “Dr. Deep Sea”.

Joseph escolheu o Jules Undersea Lodge, um hotel submarino de aço e vidro construído 10 metros abaixo da superfície, na lagoa  de Key Largo.

O site do projeto explicou os motivos: O Projeto NEPTUNE combinou um estudo de longo prazo dos efeitos fisiológicos e psicológicos da compressão no corpo humano e utilizou a singularidade da missão e localização para trazer mais consciência sobre a investigação marinha atual e a importância da conservação dos recursos e processos dos oceanos.

Saiba mais sobre o mundo submarino.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here