Vulcão de lama em erupção no Mar Cáspio

0
2656
views

Vulcão de lama em erupção no Mar Cáspio dá impressão de fogo no mar

Neste domingo, 4 de julho de 2021, as redes sociais foram surpreendidas com imagens pouco comuns que faziam pensar que o ‘mar pegou fogo’. Aos poucos começaram a chegar as informações. O que aconteceu foi uma forte explosão no Mar Cáspio em área onde o Azerbaijão tem extensos campos de petróleo e gás offshore.  A causa da explosão que provocou uma coluna de fogo no céu foi a erupção de um vulcão de lama.

Imagem de explosão de vulcão de lama
Fogo no mar? Imagem, Gavriil Grigorov/TASS.

Vulcão de lama em erupção no Mar Cáspio

Segundo a estatal de petróleo do Azerbaijão, Socar, nenhuma de suas plataformas foi danificada na explosão. O Mar Cáspio tem uma alta concentração de vulcões de lama, que expelem lama e gases inflamáveis.

Segundo o jornal The Guardian, a explosão ocorreu a cerca de 10 km (seis milhas) do campo de gás Umid, que fica a 45 milhas (75 km) da costa da capital, Baku.

Imagem de vulcão de lama
Imagem, Ministry of Emergency Situations – Anadolu Agency.

Mark Tingay, um especialista em vulcões e professor adjunto da Universidade de Adelaide, na Austrália, foi ouvido pelo Guardian. Para ele a explosão “certamente poderia ser um vulcão de lama” e que o local “se encaixa perfeitamente” em um vulcão de lama chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958, liberando uma coluna de chama de 500-600 metros de altura e 150 metros de largura.”

O Azerbaijão é conhecido como a “Terra do Fogo”

Pois é, se temos uma Terra do Fogo no Hemisfério Sul, temos outra no Hemisfério Norte. O Guardian lembra que o Azerbaijão é conhecido como a “Terra do Fogo” por causa de suas reservas subterrâneas de petróleo e gás natural. O explorador Marco Polo escreveu sobre os incêndios – causados ​​pela queima de gás – no século XIII.

PUBLICIDADE

Vulcões de lama, conheça

Quem explica é a BBC: “Vulcões de lama são formados no subsolo por água, minerais e gases inflamáveis, que podem entrar em ignição quando entram em erupção.”

“Os vulcões de lama são semelhantes aos vulcões normais, mas sem lava. Eles são causados ​​pelo aquecimento da água nas profundezas da Terra, que se mistura com rochas e minerais – quando eles entram em erupção, essa mistura é forçada para a superfície e pode pegar fogo.”

“Embora não esteja claro como um vulcão de lama pode pegar fogo naturalmente, uma teoria é que isso pode acontecer quando uma mistura de gases ​​é inflamada por faíscas de rochas colidindo.”

Cerca de 400 dos 1.000 vulcões de lama estimados no mundo estão no Azerbaijão. Segundo a BBC, o Dr. Mark Tingay, geofísico do University of Adelaide, escreveu no Twitter: “Os vulcões de lama no Azerbaijão são alguns dos maiores e mais violentos do mundo. Há, em média, várias grandes erupções de vulcões de lama a cada ano, e muitos deles podem causar grandes incêndios.”

Apesar de pesquisarmos, não achamos referência a possíveis problemas de poluição para a vida marinha.

Assista ao vídeo e saiba mais

Imagem de abertura: Gavriil Grigorov/TASS

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2021/jul/05/explosion-rocks-caspian-sea-near-azerbaijan-gas-field; https://www.bbc.com/news/world-europe-57722236.

Tratado internacional para o plástico avança

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here