Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6

7
1924
views

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6: o site Mar Sem Fim está acompanhando a viagem  da Kika, Francisca Przirembel Angeli, amiga que resolveu dar um tempo e navegar pelo mundo. Este é seu sexto relato.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, travessia do Pacífico

Escrevo estas linhas fazendo a travessia do Pacífico a bordo do veleiro de 67″ Antarctic, construído por Georges Meffre. Ele o fez com suas próprias mãos. O estaleiro é o francês Meta. Lá foram construídos os Joshuas que ficaram famosos com Moitessier, e o Damian II de Jerome Poncet.

O veleiro de Georges Meffre

O Antarctic é o terceiro veleiro que Georges constrói, feito com espessas chapas de alumínio que permitem a eliminação de cavernas estruturais e soldas sem distorções, tem bulina em vez de quilha e grande autonomia com reservatórios de 1.600 lts de água e 3.500 lts de combustível.

Relatos de viagem do Georges

Georges escreveu quatro livros sobre suas viagens, é muito bem humorado e como bom navegador sabe concertar tudo a bordo.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, imagem da ilha robson crusoe
Robson Crusoe

Navegando pelos canais até a ilha Robson Crusoe

Zarpamos de Puerto Montt com o vulcão Osorno ao fundo, navegamos pelos canais chilenos e avistamos varias fazendas de criação de salmão até alcançarmos o Pacífico. Nosso primeiro destino foi a ilha Robinson Crusoe, 800 milhas náuticas distante, atravessamos a corrente fria e ascendente de Humboldt que percorre a costa sul americana.

A ilha

A ilha tem altos penhascos e montanhas, sua atividade principal é a pesca da lagosta, encontramos um grupo de pescadores japoneses paulistas que quebraram um recorde local com um vidriola de 54 kg.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, imagem da ilha de páscoa
A chegada

Rumo à Psácoa

Depois navegamos 1.600 milhas com ventos predominantes de sudeste rumo à ilha de Pascoa, porta de entrada da Polinésia, apesar de pertencer ao Chile a cultura nativa é a Rapa Nui, a mesma das ilhas Marquesas e Nova Zelandia. A ilha é um patrimonio da humanidade, tem muitos sites arqueológicos e monumentais moais que simbolizam os chefes ancestrais.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, imagem dos moais da ilha de páscoa
Moais da ilha de Páscoa

Na cratera de um vulcão

Subimos até a cratera do vulcão chamado Rano Kau, considerado sagrado, tem um lago no interior com vegetação nativa, é tão lindo e poderoso que parece que o tempo para. Ficamos ancorados na baía Tongariki em frente a outro vulcão, o Ranu Raraku, onde eram esculpidos os moais, no pé deste vulcão tem um conjunto de 15 moaris olhando para o mar, esta era a nossa vista privilegiada do barco.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, moai na ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa

Os Rapa Nui são minoria mas bem articulados, batalham muito para recuperar seus direitos e preservar sua cultura.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, imagem moais da ilha de páscoa
Ilha de Psácoa

Próximo destino: arquipélago Gambier, na Polinésia francesa

Nosso proximo destino será o arquipélago Gambier, na Polinésia francesa. As ilhas do Pacífico sul tem atividade vulcânica permanente, alguns vulcões afundaram com o tempo formando lagoas rodeadas por corais, chamados atóis.

Assista o vídeo

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6. Na cratera do vulcão. Link na Bio.

Uma publicação compartilhada por Mar Sem Fim (@mar_sem_fim) em

Viagem da Kika, diário de bordo n° 6. Link na Bio.

Uma publicação compartilhada por Mar Sem Fim (@mar_sem_fim) em

 Acompanhe outra relatos da Kika.

COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Show Kika!! Bela viagem repleta de emoções. Lembrando Manoel Bandeira: “Quero a delícia de sentir as coisas mais simples.” beijinhos.

  2. Muito bom Kika! Estou encantada com seus relatos. Espero poder encontra-la aqui na Australia. Entre em contato quando chegar por aqui.
    Beijos e bons ventos

  3. Que maravilhisa viagem Kika:Tão rica e cheia de surpresas!Vc relata muito bem.Depois lance um livro !Quero ser o primeiro a lê-lo.Na Luz!!Beijão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here