Tubarões, predadores do topo da cadeia, investem contra submarino

0
1304
views

Tubarões, predadores do topo da cadeia, seu instinto é tão forte que, ao protegerem suas presas, investem até contra submarinos

Em geral a maioria dos tubarões não ataca seres humanos. Das mais de 480 espécies que existem, menos de meia- dúzia são agressivas contra aquele que invade seu ecossistema, ou sua ‘distância de proteção’. Mas, ao protegerem suas presas os tubarões, predadores do topo da cadeia, investem até contra submarinos. Foi o que sentiu na pele uma equipe da BBC ao filmar  o “Blue Planet II”.

Tubarões gigantes atacam submarino

Uma equipe de profissionais produzindo o  ‘Blue Planet II’, da BBC, estava a bordo de um submarino procurando uma carcaça de baleia no fundo do Oceano Atlântico quando foi surpreendida por um grupo de tubarões. Eles poderiam estar se ressentindo de perder sua fonte de alimentação para ‘aquele estranho ser’.

Surpresa e a apreensão a 750 metros de profundidade

O encontro foi filmado, e as imagens mostram a surpresa e a apreensão da equipe diante da agressividade dos  animais a 750 metros de profundidade.

imagem de interior de submarino atacado por Tubarões, predadores do topo da cadeia

Submarino chegou perto demais ameaçando

O submarino chegou muito perto. Os animais investiram contra o submersível usado pela equipe. Como eram muitos tubarões competindo pela baleia, estavam bastante agressivos. A equipe se distanciou e os tubarões voltaram à sua refeição sem maiores complicações.

imagem de Tubarões, predadores do topo da cadeia

Ataque a cabos submarinos

Parece ser a primeira vez que ataques de tubarões a submarinos são registrados em vídeo. Antes, já houve ataques filmados contra cabos submarinos da internet. O Mar Sem Fim resiste a postar este tipo de matéria para que o animal não seja ainda mais hostilizado. Mas, pelo ineditismo, decidimos fazer mais esta, lembrando sempre que…

Tubarões estão ameaçados de extinção

Devido à pesca indiscriminada, especialmente para a venda de barbatanas de tubarões, a espécie corre sério risco. Este site já publicou  matérias informando que todos os anos algo em torno de 100 milhões de tubarões são mortos. Inclusive no Brasil. No mundo existem cerca de 480 espécies de tubarões. Noventa delas já foram vistas na costa brasileira. E além disso, está provado que eles valem mais vivos que mortos.

Função dos tubarões no ecossistema marinho

Os tubarões, se extintos, colocarão em colapso os ecossistemas marinhos. O tubarão é predador do topo da cadeia, tem a importante função de regular os estoques de peixes. E também é um habitante do planeta há mais de 400 milhões de anos. É por este motivo que hoje existem diversos santuários de tubarão mundo afora.

Assista o vídeo da BBC Brasil.

Fonte principal: BBC Brasil.

Conheça criaturas marinhas estranhas que surgiram depois de furacão

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here