Tubarão que anda é descoberto na Indonésia

0
30075
views

Tubarão que anda: nova espécie é descoberta na Indonésia

Para felicidade geral, uma nova espécie de tubarão que anda no fundo do mar usando nadadeiras como patas foi descoberta na Indonésia. Antes de mais nada, quatro novas espécies foram encontradas desde 2008. Para a CNN, “os tubarões ambulantes podem ser os evoluídos mais recentemente na Terra. Existem há 9 milhões de anos.” Mark Erdmann,  vice-presidente da Conservation International da Ásia-Pacífico declarou:

A descoberta prova que os tubarões modernos têm notável poder evolutivo de permanência e capacidade de se adaptar às mudanças ambientais

imagem de Tubarão que anda
Imagem, CNN.

Taubarão que anda tem manchas marrom e branca

A princípio, o tubarão com manchas anda durante a noite em busca de peixes e mariscos. Foi o que disse  a Conservation International cujos cientistas participaram da descoberta com membros do Museu da Austrália Ocidental.  

Mark Erdmann, da CI, e colegas, determinaram que os ambulantes apenas desenvolveram a capacidade há 9 milhões de anos. Segundo o boingboing.net,  “Do ponto de vista científico, ainda há muito a aprender. Por exemplo, sabemos que as espécies são basicamente o “reservatório genético” (material genético bruto) que precisamos  adaptar às mudanças globais. E, alem disso, são resistentes à água morna e, além disso, têm tolerância à privação de oxigênio.”

imagem de tubarão que anda

Para a National Geographic, “As criaturas de um metro e meio vivem perto da Austrália e, como o próprio nome indica, movem suas barbatanas peitorais na frente assim como barbatanas pélvicas nas costas para percorrer o fundo do mar – ou mesmo no topo de recifes de coral, fora da água, na maré baixa. Além disso, a mobilidade permite que se contorçam entre poças de maré e diferentes áreas, atacando caranguejos, camarões, peixes pequenos – praticamente qualquer coisa que possam encontrar.”

PUBLICIDADE

Tubarões e dinossauros

CNN:Os tubarões são mais velhos que dinossauros. Dominam os mares por até 400 milhões de anos (o fóssil mais antigo de dinossauro tem cerca de 240 milhões de anos, em comparação). Portanto, continuarem evoluindo tão recentemente quanto 399 milhões de anos depois é notável. Os tubarões ambulantes “andam” a fim de procurar pequenos peixes ao longo de recifes rasos e gramas marinhas.”

Indonésia oriental e ilhas vizinhas

CNN: “É um comportamento parcialmente impulsionado pela mudança do nível do mar. Igualmente, mudança de paisagens que  influenciaram o local onde a maioria das espécies se estabeleceram. Entre elas, Indonésia oriental e ilhas vizinhas, Nova Guiné além de partes da Austrália. Similarmente, com base nas diferenças no DNA cientistas criaram cronogramas evolutivos estimados. Assim, descobriram que ambulantes começaram a se separar de parentes há aproximadamente 9 milhões de anos.

imagem de tubarão que anda

Nova espécie de tubarão que anda é pequena e inofensiva

Por último, o animal, mede no máximo 80 centímetros, é inofensivo para seres humanos. Descoberto em Halmahera, uma das Molucas, a oeste de Nova Guiné. Ketut Sarjana Putra, disse que o Hemiscyllium Halmahera poderia

ser um excelente embaixador para chamar a atenção do público para o fato de que a maioria dos tubarões são inofensivos para os seres humanos e merecem atenção e conservação

National Geographic: “Por fim, um estudo de longo prazo descobriu quatro novas espécies de ambulantes desde 2008, elevando o total para nove espécies.”

Assista ao vídeo e saiba mais sobre este curioso animal

Newly Discovered Species of ‘Walking Shark’ Takes a Stroll on the Seabed

Plástico biodegradável é desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here