Pulo das arraias, veja o flagra deste momento

0
2015
views

Pulo das arraias no México flagrado por biólogo no México

Pulo das arraias: um biólogo fotógrafo mexicano, Octavio Aburto, clicou uma arraia saltando a quase três metros de altura. O flagra foi feito no Parque Nacional Cabo Pulmo, no México. O Parque Nacional Cabo Pulmo, aninhado em uma paisagem única moldada nos últimos 25.000 anos, foi adicionado à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995 devido à significativa diversidade e importância das espécies marinhas que habitam a área.

imagem de Pulo das arraias no México

Flagra: o pulo das arraias

A espécie clicada é a mobula munkiana. Segundo Octavio, também professor-assistente do Instituto Scripps, de Oceanografia, na Califórnia, o comportamento de saltos dessa espécie de arraia ainda é um mistério.

Você pode acordar muito cedo de manhã e ouvir o barulho ainda no escuro. De repente, quando o sol começa a sair, as silhuetas das arraias podem ser vistas em toda parte. Às vezes, o frenesi é tão grande que alguns dos animais pousam nos barcos.

imagem de Pulo das arraias no México
Imagem, National Geographic.

Ele conta não ser possível determinar com precisão o número de arraias no aglomerado, mas elas chegam a milhares. E acrescenta:

Em alguns anos, a quantidade de arraias é tão grande que por muitas milhas você pode vê-las pulando. Elas estão entre os maiores acróbatas do mundo marinho

Por que as arraias saltam?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Mas o site https://www.spotmydive.com/ tentou…”Esses saltos poderiam ajudar os animais a se livrarem dos parasitas e remoras (peixes que usam ventosas para grudar em animais maiores) que os faz sofrer.”

“Ao fazer grandes saltos, as arraias podem se comunicar com indivíduos isolados tentando indicar sua localização a fim de ajudá-los a ingressar no grupo. De fato, pulando todos juntos, elas produzem um som perceptível a quilômetros de distância. Outros têm outra teoria. As arraias podiam se reunir e pular para seduzir o parceiro.”

Uma coisa é certa, as arraias continuam a nos surpreender, como a arraia cor-de-rosa, recentemente filmada.

Assista a este vídeo impressionante! Quais sentimentos vem à tona diante desse belíssimo espetáculo?

Fontes: https://nautilusliveaboards.com/2019/08/28/cabo-pulmo-diving-expedition/?gclid=Cj0KCQiAyp7yBRCwARIsABfQsnRZs1aQ8HCM2Y0jPi4oEiPGrsKfMvh_OxfwVmGd1wFa5KfwQD6T0OUaAuw6EALw_wcB; https://www.spotmydive.com/en/news/why-do-rays-leap-through-the-air-scuba-diving;

Bom, se você gostou delas, a sugestão agora é o Tubarão- raposa e sua cauda mortal

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here