Primeira rotatória submarina do mundo, conheça

0
6922
views

Primeira rotatória submarina do mundo, conheça

Localizado nas Ilhas Faroé, o Eysturoyartunnilin é um túnel que passa logo abaixo do  Atlântico e liga a capital das Ilhas Faroé Tórshavn a dois pontos na ilha de Eysturoy. Também conhecido como Túnel Eysturoy, é totalmente pavimentado. Tem 11.238 m de comprimento, com 2 pistas. Sua elevação mais alta é de 21,6 m acima do nível do mar, e a elevação mais baixa é de -189,0 m. Aos poucos a engenharia vai ‘domando’ o mar. Primeira rotatória submarina do mundo, conheça.

Primeira rotatória submarina
Imagem, https://guidetofaroeislands.fo.

A rotatória submarina

Já comentamos algumas destas obras neste site. Por exemplo, a construção do primeiro túnel de navegação do mundo começará em breve no oeste da Noruega, depois de aprovação do governo para os fundos iniciais.

Se preferir uma obra de engenharia mais antiga, e da mesma forma revolucionária até hoje, sugerimos o o Canal de Suez, monumental obra encurtando a distância entre a Ásia e a Europa, feita em apenas dez anos e entregue  em 1869.

Primeira rotatória submarina do mundo
Imagem, www.dangerousroads.org.

Já, mais recentemente, em 2018, comentamos outra destas tentativas de ‘domar’ o mar, a ponte Hong Kong- Zuhai-Macau. Com 55 quilômetros, sua construção consumiu 400 mil toneladas de aço, quantidade suficiente para erguer mais de  60 torres Eiffel.

Agora,  o Túnel Eysturoy tem a primeira rotatória submarina do mundo. O www.atlasobscura.com diz que ‘a parte mais interessante deste projeto ansiosamente esperado, porém, é o cruzamento colorido em seu centro – a primeira rotatória submarina’.

PUBLICIDADE

Uma rotatória debaixo d’água

A rotatória liga a capital de Tórshavn a ambos os lados do fiorde Skálafjørður. Não só é extra-conveniente (reduzindo o tempo de viagem entre Tórshavn e Runavík de mais de uma hora para cerca de 16 minutos), como também é um banquete para os sentidos.

mapa da Primeira rotatória submarina do mundo
Ilustração, www.dangerousroads.org.

No seu centro está uma escultura criada pelo artista Tróndur Patursson. Luzes que mudam de cor em uma estrutura de suporte central iluminam um pedaço de aço que Patursson moldou para representar as pessoas que participam de uma dança tradicional em cadeia das Ilhas Faroé.

Eysturoyartunnilin é o terceiro túnel subaquático nas Ilhas Faroé. O primeiro foi o Vágatunnilin (Túnel de Vágar), que liga as ilhas de Vágar e Streymoy e inaugurado em 2002.

Primeira rotatória submarina
Imagem, https://guidetofaroeislands.fo.

Em seguida veio o Norðoyartunnilin (o Túnel das Ilhas do Norte), que liga Eysturoy à ilha de Borðoy e inaugurado em 2006. Outro, o Sandoyartunnilin, está  em construção. Uma vez concluído,  conectará as ilhas de Streymoy e Sandoy.

Início da obra em 2017

Os trabalhos de perfuração começaram em fevereiro de 2017 e ele foi aberto ao tráfego em dezembro de 2020. O túnel tem a primeira e única rotatória submarina do Oceano Atlântico. É uma obra de arte da engenharia.

Assista ao vídeo

Eysturoyartunnilin – najdłuższy tunel na Wyspach Owczych

Imagem de abertura: https://guidetofaroeislands.fo.

Fontes: https://www.atlasobscura.com/places/eysturoyartunnilin-rundkoyringin?utm_source=Atlas+Obscura+Daily+Newsletter&utm_campaign=e2a4d8779a-EMAIL_CAMPAIGN_2022_02_09&utm_medium=email&utm_term=0_f36db9c480-e2a4d8779a-74502182&mc_cid=e2a4d8779a&mc_eid=1839078617; https://www.dangerousroads.org/europe/faroe-islands/10623-eysturoyartunnilin,-the-longest-sub-sea-tunnel-on-the-faroe-islands.html.

Peixe-mão-de-rosa é avistado depois de 22 anos

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here