Plástico recolhido dos oceanos: que tal pavimentar estradas com eles?

0
563
views

Plástico recolhido dos oceanos: que tal pavimentar estradas com eles?

Plástico recolhido dos oceanos e pavimentação de estradas. Parece coisa de doido, não? Mas em breve Roterdã, na Holanda, pode ser usada como piloto para testar a ideia. A informação é do site thegreenestpost.bol.uol.com.br. A matéria, de Débora Spitzcovsky, diz que ” o projeto, batizado de PlasticRoad, é da empresa VolkerWessels. Ele sugere aposentar o asfalto e utilizar plástico reciclado (retirado dos oceanos) para a construção de estradas. Segundo a companhia, a mudança garantirá vias até três vezes mais duráveis nas cidades – e, logo, menos custo às prefeituras”.

Pavimento de asfalto ou de plástico reciclado?

Débora diz que ” o pavimento de plástico reciclado é mais resistente a corrosões químicas. E  suporta uma variação maior de temperatura (de -40ºC a 80ºC). Como consequência, sua vida útil é de 50 anos. A do asfalto é de cerca de 16 anos. E mais: instalar o material também é mais fácil”.

Plástico recolhido dos oceanos, ilustração de estrada de plástico reciclado

“Roterdã que não é boba nem nada já se candidatou para testar o produto. Ele deve ser finalizado até 2018”.

Projeto PlasticRoad

VolkerWessels diz que ” o PlasticRoad apresenta inúmeras vantagens em relação às estradas convencionais. Tanto em termos de construção como de manutenção. O plástico é muito mais sustentável que o asfalto. E abre a porta para uma série de novas inovações como geração de energia, superfícies  silenciosas, estradas aquecidas e construção modular. Além disso, o design da PlasticRoad tem um espaço “oco” que pode ser usado para cabos, tubos e águas pluviais”.

Plástico recolhido dos oceanos, ilustração de estrada feita de plástico reciclado

Plástico recolhido dos oceanos e a pavimentação de ruas: conceito

 A empresa diz que “o conceito de PlasticRoad está em linha com desenvolvimentos como The Ocean Cleanup: a iniciativa de libertar os mares da ‘sopa de plástico’. O plástico reciclado é fabricado em peças de estrada pré-fabricadas que podem ser instaladas facilmente. A produção e o design leve tornam a construção de uma PlasticRoad em tarefa muito mais simples. As estradas podem ser construídas em semanas em vez de meses”.

Como retirar o plástico dos oceanos?

Sobre isso a empresa não se manifesta. Eis aí uma grande oportunidade às mentes brilhantes dos inventores. Quem conseguir, de forma eficaz e não muito cara, merece um Nobel. Enquanto isso…pobre dos oceanos!

Assista o vídeo:

Estômago de cachalotes: garrafas plásticas, sacos, latas e até pneus

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here