Pesca ilegal chinesa prossegue no mar argentino
Um relatório publicado pela InSight Crime em conjunto com o Centro de Estudos Latino-Americanos e Latinos da Universidade Americana (CLALS) revela que centenas de embarcações chinesas continuam pescando ilegalmente no mar argentino. As embarcações ignoram múltiplas reivindicações internacionais e o trabalho de prevenção da Armada. Essa ação representa um saque, que pode até esgotar a presença da lula dentada na área. E, antes de mais nada, não nos esqueçamos que se pescam ilegalmente na ZEE argentina, com toda certeza também o fazem na ZEE brasileira. Pesca ilegal chinesa prossegue no mar argentino.
A uma milha do fim da ZEE argentina
A China é a maior predadora dos mares do planeta. Isto é sabido há tempos. O problema é como controlar esta intromissão ilegal e indesejada.
Agora, para evitarem problemas legais, frotas chinesas têm a cara de pau de pescarem a exatas 201 milhas da costa argentina. Ou seja, uma milha a mais do que determina a ZEE argentina.
Contudo, segundo o ciudadano.news, ‘como apontado em várias investigações jornalísticas, centenas dessas embarcações usam diferentes manobras para cruzar esse limite e continuar pescando além da área permitida, sem que as autoridades chinesas tenham implementado nenhuma sanção efetiva até o momento.’
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPAmeaças à ZEE brasileira
Se eles estão à beira da ZEE argentina, é muito possível que, do mesmo modo, façam isto na ZEE brasileira.
O país não tem vergonha de se expor. Em 2013 a China iniciou conversas com o governo do Uruguai visando um terminal de pesca em seu território. Não deu certo. Então, mais recentemente, em janeiro de 2021, a China teve o desplante de oferecer ao governo do Rio Grande a construção de um polo pesqueiro para seus navios.
PUBLICIDADE
Ainda recentemente saudamos o novo ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, por ter chamado a atenção para a importância da ZEE, e clamado por auxílio do Congresso no pleito de aumento da ZEE brasileira, atualmente a décima segunda maior do mundo.
Trata-se de uma área de vital importância por suas riquezas, para as futuras gerações do País. Mas, se não tivermos condições de patrulhar a imensa área de 3,5 milhões de km2, como impedir o saque?
Leia também
Marinha do Chile destaca submarino para vigiar pesca ilegalPesca ilegal se alastra como uma pandemiaMar argentino: pesca ilegal gera perdas de até US$ 2,6 bilhõesChina não penaliza as embarcações que ultrapassam o limite das 200
Como acentua o www.infobae.com, ‘O país asiático não penaliza as embarcações que ultrapassam o limite das 200 milhas e entram em águas nacionais argentinas. As características do fundo do mar naquela área permitem técnicas simples de captura de lulas, colocando em risco a sua população.’
‘Como a Infobae detalhou em várias ocasiões, centenas dessas embarcações usam diferentes manobras para cruzar esse limite e continuar pescando além da área permitida, sem que as autoridades chinesas tenham implementado nenhuma sanção efetiva até o momento.’
O infobae ouviu Daniel Coluccio, chefe do Observatório Marítimo Naval Argentino, para quem “além da milha 200 não há controle”. Assim, esses barcos aproveitam para pescar ali “o que podem dia e noite”. Desse modo, “em algum momento o recurso diminuirá.”
Nessa mesma linha, diz o infobae, o relatório também cita um estudo da ONG Oceana, que indica que metade das capturas mundiais de lulas dentadas vem de águas argentinas, portanto a pesca ilegal pode estar afetando sua população.
Os recursos vivos da ZEE argentina
A Zona Econômica Exclusiva argentina tem uma profundidade relativamente rasa, diz o Infobae, com cerca de 200 m. Nela, há abundância de lulas, bacalhau do sul, também conhecido por marlonga negra, lagostas, e outras espécies valiosas.
A China sabe disso e não se incomoda em varrer o solo marinho argentino com redes de arrasto, a pior e mais mortífera forma de pesca, em busca destes recursos.
Além do mais, explicou o portal, ‘esses navios desligam regularmente seus sistemas de identificação automática (AIS). São sistemas que transmitem identidade e posição, para entrar na ZEE sem serem detectados ou deixar rastros, o que é ilegal.’
PUBLICIDADE
Por estes motivos, a Armada argentina já metralhou e afundou pesqueiros chineses. Porém, nem assim a pilhagem cessou. Mais um motivo para darmos força ao novo ministro da Marinha, tanto para o pleito de aumentar nossa ZEE como, da mesma forma, condições para que a MB possa de fato patrulhar a Amazônia Azul.
Pesca ilegal gera perdas de US$ 2,6 bilhões para a Argentina
Outra matéria do infobae, de outubro de 2022, mostra que as perdas argentinas chegam a US$ 2,6 bilhões de dólares ao ano!
‘Estima-se que a pesca ilegal nas águas territoriais argentinas gere perdas entre US$ 1.000 milhões e US$ 2.600 milhões por ano.“Considerando que as exportações anuais de vinho foram de US$ 817 milhões em 2021, a pesca ilegal é mais que o dobro do tamanho da indústria vinícola argentina. A lula, principal alvo e espécie estratégica na cadeia alimentar e biodiversidade, está causando um colapso em larga escala nos sistemas de vida marinha do Atlântico Sul.’
Por aí se vê o quanto representa apenas a pesca ilegal, sem falar nos recursos não vivos. É mais que hora da Marinha do Brasil ter condições necessárias para defender esta riqueza.
E esta ações destes pesqueiros , deve ter o AVAL do GOVERNO CHINES , que fazem vista grossa e mostrando a verdadeira Cara dos Chineses e que Danem o Resto do Mundo.
Os Chineses sempre foram Totalmente Anti – Ecológicos tanto em terra como em agua ,onde os planos ambientais deles ,são pra “INGLÊS VER ” , puramente teóricos e onde nunca convidaram delegações estrangeiras ambientais pra checarem as pseudo ações ecológicas …..
E os Países Sul Americanos deveriam “UNIR ” suas Marinhas de Guerra e dando exemplo ,aprisionando estes pesqueiros e suas tripulações destes pesqueiros piratas chineses.
E colocando os em leilão de venda os pesqueiros chineses
Não e somente a Armada que cuida das águas territoriais Arg. lá tb existe uma Guarda Costeira, totalmente autónoma da Armada, chama-se Prefectura Naval Argentina.
Precisamos urgente de uma Guarda Costeira, nossas águas com raras exceções estão para dizer o minímo soltas. Financiada com taxa pagas por todas as embarcações, poder de polícia e autoridade marítima.
Velejo a mais de 30 anos, conto em uma ùnica mão quantas vezes a Capitânia me parou. Uma vergonha.
Concordo.
O brasil de cultura mediocre, desleixos e de roubalheiras e que não visa o futuro nunca e não terá recursos para proteger os limites maritimos, só demagogias.
Você deveria ao menos ter coragem de assinar seu nome. Críticas que valem são as de quem tem coragem de fazê-las. Quem se esconde atrás de pseudônimos que saiba desde já: não serão mais publicados nos comentários. Este é o derradeiro e serve com aviso.
A marinha do Brasil comete o erro de gastar bilhões num projeto de submarino nuclear que já levou décadas em seu desenvolvimento, mas não investe numa frota de pequenos navios de combate/vigilância a fiscalizar o extenso mar territorial ou até mesmo no desenvolvimento nacional e na aquisição de drones de vigilância. Atualmente, só existe uma frota de poucos navios de guerra, o que é insuficiente para efetuar a vigilância do mar territorial, sendo que isso é urgente, deveria ter, ao menos, 03 frotas de navios de combate/vigilância de menor porte/custo a serem posicionados em pontos estratégicos (bases no Norte/Nordeste, Sudeste e Sul).
Vc esta enganado ou mal informado, o Brasil a marinha do Brasil já encomendou a construção mais de uma dezena de barcos patrulhas, ocorre que o governo libera verbas a conta gotas e isso atrasa o projeto… Não se mata uma barata com uma bazuca, assim como não se abate um barco de guerra com uma chinela.. Os navios patrulhas e os submarinos não servem ao mesmo propósito… mas toda marinha que se prese tem que ter os dois…