Parque Nacional do Superagui – Episódio 9
Criado em 1989, o Parque Nacional do Superagui foi ampliado em 1997 até atingir os atuais 33.8 mil hectares. O motivo foi a descoberta de aves marinhas migratórias na Praia Deserta (ilha de Superagui), e a constatação de que a área em que viviam os mico-leões-da-cara-preta, endêmicos e ameaçados de extinção, era maior que se supunha.

O Parque Nacional do Superagui ” tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico ( definição do site do ICMBio).”
Características da Unidade de Conservação
Município: Guaraqueçaba
Unidade de Conservação Federal
Bioma: marinho/costeiro
Criação: 25 de Abril de 1989
Área total: 33.860, 3600 hectares
Tipo: Proteção Integral
Plano de Manejo: apesar de ter mais de vinte e cinco anos o parque ainda não conta com plano de manejo, instrumento fundamental para regular e disciplinar seus vários usos
Lista de espécies protegidas nesta UC: Papagaio-de-cara-roxa, Gavião -Pomba, Sabiá-Pimenta, Jaó-do-litoral, Mico-leão-da-cara-preta, Ouriço-do-mar, Onça-Parda, Trinta-Réis-Real