Oceano Austral, o quinto oceano reconhecido

3
3025
views

Oceano Austral , o quinto oceano reconhecido pela National Geographic

Em 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a National Geographic reconheceu o quinto oceano do planeta Terra, o oceano Austral. É o primeiro oceano a circundar um continente inteiro, ao contrário dos outros. A notícia foi publicada por todas as mídias de prestígio mundial, e prova mais uma vez o valor deste ícone da exploração geográfica, a National Geographic Society.

Ilustração mostra oceano Antártico

Oceano Austral, o quinto oceano reconhecido

No post Mares e oceanos, você sabe qual a diferença? explicamos que mares e oceanos são, em primeiro lugar, convenções. São invenções humanas. Daí a dificuldade em diferenciá-los claramente, se não para justificá-los. Por convenção, o termo oceano significa as maiores extensões de água salgada, cercadas por continentes.

Mas pela primeira vez em mais de 100 anos que a National Geographic Society mapeou os oceanos do mundo, ela passa a reconhecer cinco deles. E, ao contrário dos outros quatro, o oceano Austral  é o único que, em vez de estar cercado por continentes, circunda um continente.

Este reconhecimento já havia acontecido por parte da NOAA, em 1999, a agência norte-americana que cuida de tudo em relação aos mares nos Estados Unidos. Mas o reconhecimento da NOAA nem de longe provocou a repercussão que agora aconteceu.

PUBLICIDADE

Ilustração mostra os oceanos

Conforme o Washington Post, ‘quando as fronteiras do oceano foram propostas em 2000 à Organização Hidrográfica Internacional (IHO), que rastreia e mapeia os mares e oceanos do mundo, nem todos os países membros da IHO estavam de acordo, segundo a NOAA. O IHO é uma das principais referências da National Geographic, entre outras fontes, para consultoria em nomes de lugares’.

Apesar de muitas pessoas e organizações falarem em cinco oceanos, Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, e Austral, oficialmente havia apenas quatro deles. O que alguns chamavam por oceano Antártico, oficialmente eram apenas extensões ao sul do Pacífico e Atlântico.

O quinto oceano reconhecido

Para o geógrafo Alex Tait, da National Geographic Society, “é uma espécie de nerdice geográfica em alguns aspectos.” E acrescentou: (mas) “os cientistas sabem há muito tempo que existe uma região ecológica distinta ao redor da Antártica.”

“Pensamos que era importante reconhecê-lo oficialmente”, disse Tait. “As pessoas nos procuram em busca de fatos geográficos: quantos continentes, quantos países, quantos oceanos? Até agora, dissemos quatro oceanos. ”

Agora,  quando a National Geographic listar oceanos, ela mencionará cinco: Ártico, Atlântico, Índico, Pacífico e Austral. Essa também é a chave para fins educacionais. A National Geographic tem um programa de educação em geografia e fornece materiais online para escolas e para o público em geral.

“Achamos que é realmente importante do ponto de vista educacional, bem como do ponto de vista de rotulagem de mapas, chamar a atenção para o Oceano Antártico como um quinto oceano”, disse Tait. “Então, quando os alunos aprendem sobre partes do mundo oceânico, eles aprendem que é um oceano interconectado, e que existem essas regiões chamadas oceanos que são realmente importantes, e há um diferente nas águas geladas ao redor da Antártica.”

As divisas do quinto oceano

O corpo de água se estende desde a costa da Antártica até 60 graus de latitude sul, de acordo com a NOAA. A National Geographic disse que também usará a latitude 60 sul como limite norte, excluindo a passagem de Drake.

Enric Sala, explorador residente da National Geographic, descreveu o Oceano Austral em um e-mail para o The Washington Post como um corpo de água distinto caracterizado pela poderosa Corrente Circumpolar Antártica que flui para o leste, “perseguindo-se perpetuamente ao redor da Antártica”.

Ele se referiu ao corpo como um “anel oceânico no fim do mundo que conecta os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico”.

Reconhecendo o papel dos oceanos

Tait e Sala disseram que o reconhecimento pode aumentar a conscientização sobre o papel do corpo d’água nas mudanças climáticas.

O Oceano Antártico, escreveu Sala, “contém áreas que estão se aquecendo mais rapidamente na Terra, como a Península Antártica”.

O gelo marinho no Oceano Austral  desempenha um papel na determinação da circulação oceânica e dos padrões climáticos, e o aquecimento adicional do oceano poderia “perturbar o clima global”, disse Sala.

PUBLICIDADE

“Esta é uma grande oportunidade para ampliar o perfil desta região vital e aumentar a conscientização sobre as ameaças que a afetam e as soluções”, disse ele.

Conheça as curiosidades mais interessantes sobre os cinco oceanos.

Assista ao vídeo e saiba mais

Ilustração de abertura: National Geographic

Fontes: https://www.washingtonpost.com/science/2021/06/09/fifth-ocean-national-geographic-southern-ocean/; https://www.nationalgeographic.com/environment/article/theres-a-new-ocean-now-can-you-name-all-five-southern-ocean?cmpid=org=ngp::mc=social::src=twitter::cmp=editorial::add=twt20210608env-worldoceansdaythread.

Países gastam mais com petróleo que energias limpas

Comentários

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro João Lara, o nome oficial do Southern Ocean em português é “Oceano Austral”. Oceano Antártico ou Antártico Glacial é arcaísmo!

    Jefferson C. Simões, UFRGS e Programa Antártico Brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here