Mês mais quente já registrado no planeta foi julho de 2019

15
2847
views

Mês mais quente já registrado no planeta foi julho de 2019

Julho de 2019 foi o mês mais quente já registrado na Terra. À medida que a mudança climática entra em alta velocidade, os recordes de temperatura global são batidos. Foi o que disse a  Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). A agência registrou os recordes de temperatura terrestre e marítima a partir do sétimo mês de 2019. E os comparou ao conjunto de dados de 140 anos, que remonta a 1880. A temperatura média global do mês foi 0,95 graus Celsius acima da média do século 20, de 15,8 C. E também foi 0,03 C mais quente que o recorde anterior, de julho de 2016.

imagem do interior de Portugal
Portugal: a fuga de incêndios. Imagem, Patricia De Melo Moreira / AFP / Getty Images.

Novo recorde global de calor

Este novo recorde global de calor não deve surpreender ninguém que tenha lido as notícias no mês passado. Uma onda de calor varreu a Europa. E depois se instalou sobre a Groenlândia, onde desencadeou centenas de bilhões de toneladas de gelo derretido. O gelo do mar nas regiões do Ártico (onde também chove microplástico) e da Antártida atingiu níveis mais baixos em 41 anos, de acordo com a NOAA.

Alasca: temperaturas médias mais incomuns

As temperaturas médias mais incomuns ocorreram no Alasca,  oeste do Canadá e na Rússia central, onde as temperaturas eram pelo menos 2º C mais quentes que a média, segundo a NOAA.

imagem da torre Eiffel em julho, mês mais quente já registrado
Imagem, Bertrand Guay / AFP / Getty Images.

Dados europeus e norte-americanos

O New York Times diz que “As descobertas estão de acordo com os cientistas europeus do Copernicus Climate Change Service, que disseram no começo do mês que julho estava 0,04ºC  superior a três anos atrás. Copérnico, NOAA e outras agências em todo o mundo usam diferentes conjuntos de dados de temperatura em seus cálculos. O calor recorde foi sentido na maior parte do mundo, segundo a agência, incluindo partes da América do Norte, sul da Ásia, sul da África e grande parte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Não havia temperaturas recordes de julho em qualquer lugar.

imagem de pessoas em fonte de Roma em julho 21019 mês mais quente já registrado
Imagem,Nurphoto / Getty Images.

Perda de gelo no Ártico em julho de 2019, mês mais quente já registrado

NYT: “As temperaturas quentes tiveram um grande efeito sobre o gelo marinho no Ártico e na Antártica, disse a agência. No Ártico, uma média de 40.800 milhas quadradas de gelo marinho foi perdida a cada dia em julho. No final do mês, o gelo cobria 726.000 milhas quadradas do oceano. Esta quantidade que representa uma baixa recorde para o final de julho.”

imagem de homem se banhando na rua em São Francisco
Imagem, Francisco Seco / AP.

Emissões globais em julho

“Enquanto isso”, diz o https://www.livescience.com, “as emissões globais de carbono continuam atingindo novos picos, com 2018 estabelecendo um novo recorde para a produção total. Em 2018, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, formado por cientistas de todo o mundo, disse que é crucial impedir que as temperaturas globais subam de 2,7 ° C acima da média. Uma das principais mensagens que sai fortemente deste relatório é que já estamos vendo as conseqüências do aquecimento global através de condições meteorológicas extremas, aumento do nível do mar e diminuição do gelo marinho do Ártico, entre outras mudanças.”

Imagem de abertura: Francisco Seco / AP

Fontes: https://www.nytimes.com/2019/08/15/climate/hottest-july-noaa.html; https://www.buzzfeednews.com/article/gabrielsanchez/heres-what-earth-looked-like-during-its-hottest-month-ever; https://www.livescience.com/july-hottest-month-ever-record-climate-change.html?utm_source=ls-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=20190817-ls.

Pepinos do mar: tráfico internacional envolve até Yakuza

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

15 COMENTÁRIOS

  1. Francisco, a Ciência não “acha” que o Homem é o responsável pelo aquecimento global, ela DEMONSTRA.
    Achismo é isso de duvidar sem ter base científica, sem nem saber o que é o tema em discussão.
    Tenho parentes e amigos profundamente envolvidos em pesquisas geofísicas e climatológicas que não têm dúvida alguma sobre a causa do aquecimento global: NÓS
    E são pessoas que não têm nenhum vínculo político, ideológico ou religioso, apenas amam a Ciência e buscam a Verdade Científica.

  2. Mês mais quente já registrado no planeta é uma tremenda apelação. Na minha região no interior da Bahia foi muito frio.
    O aquecimento global é uma daquelas mentiras que se valem de fenômeno temporário, mas prolongado. Demora a ser desmascarada.

  3. Ei pessoal, o Tetsuo Shimura é apenas um nick name criado pelo João para falar bem dele mesmo. Patético. Quanto ao aquecimento global, a culpa é certamente do Bolsonaro. Esse cara não se emenda.

  4. Eu ficarei na torcida esperando que os dias futuros sejam inexoravelmente tórridos e apesar de que líderes idiotas da atualidade estarão defuntos portantos insensíveis, mas seus decendentes para quem roubam tanto nos cargos sofram horrores insuportáveis.

    • Carlos espero que você seja jovem e rico em saúde para viver mais uns 80 anos suportando dias insuportáveis quando então você poderá fazer uma revisão de conceitos ditos no passado de forma leviana.

    • (perdoem-me a falta de acentos).
      Eu sinceramente não consigo conceber a cabeça desses conspiracionistas.
      O artigo é não só muito claro quanto bastante preciso em respeito ao que esta ocorrendo no nosso planeta.
      Os dados são muito claros, todos apontam como causa a ação humana como responsável por tal aquecimento sem precedentes. São analisados dados com satélites e também dados históricos reunidos.
      Todos os institutos de pesquisa (NOAA, Copernicus, IBGE, ESA, NASA e milhares de universidades ao redor do globo) apontam sempre para isso, com mais e mais evidências plausíveis.

      Mas eis que surge o nosso salvador!! O Carlão do “ZAP”!
      Nosso salvador acha que a culpa “disso tudo que tá ai” (Taokei??) é do Marxismo Cultural, já que cortaram a Lei Rouanet da Nasa. Ele viu no zap-zap um video do Olavo de Carvalho!! O Carlão do Zap agora esta preocupado com a caça às baleias na Noruega, mas o video é na Dinamarca… (mas quem se importa? é tudo a mesma coisa, diria nosso sábio Carlão)
      E esses institutos de pesquisa? São todos comunistas fazendo parte de um plano de dominação marxista global usando mentiras como, vejam sò: VACINAS e até que a Terra é redonda!! Onde já se viu?
      Jesus não foi vacinado e na Bíblia não diz que a terra é redonda, mas sim que tem cantos.
      E esse negócio de aquecimento global? Isso ai é tudo besteira, Talkei? Fez frio em Maio na Europa! Refutado!
      Ok, Fui convencido!
      Obrigado, Carlão do Zap.
      Voce nos salvou!
      Abraço!

      • Bruno, há controvérsias; que você não aceita, é claro. A terra tem 4,5 bilhões de anos. Esse estudo” se baseia em dados de 140 anos. O ser humano está aqui ha alguns milhões e a industrialização do planeta tem algo como 400 anos. A Terra já esfriou e esquentou centenas, talvez milhares de vezes, independente da ação do ser humano. Então, achar que o homem é o grande responsável pelo aquecimento global e que sua ação pode se contrapor a isso, qualquer que seja a ação, positiva ou negativa, é muita presunção ou talvez, falta de informação.

        • Francisco, a Ciência não “acha” que o Homem é o responsável pelo aquecimento global, ela DEMONSTRA.
          Achismo é isso de duvidar sem ter base científica, sem nem saber o que é o tema em discussão.
          Tenho parentes e amigos profundamente envolvidos em pesquisas geofísicas e climatológicas que não têm dúvida alguma sobre a causa do aquecimento global: NÓS
          E são pessoas que não têm nenhum vínculo político, ideológico ou religioso, apenas amam a Ciência e buscam a Verdade Científica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here