Golfinho em extinção, conheça a espécie chinesa

0
2200
views

População de golfinho- branco chinês tem diminuído. Ambientalistas pedem ajuda ao governo e aos cidadãos

Ambientalistas alertaram  que uma variedade genética do golfinho-corcunda-indopacífico (Sousa chinensis), o golfinho branco chinês, pode desaparecer das águas de Hong Kong, na China, se não forem tomadas medidas urgentes para preservar esta espécie. É mais um golfinho em extinção.

golfinho em extinção

O site do wikipedia diz que “o golfinho-lacustre-chinês (Lipotes vexillifer), também conhecido como baiji, golfinho-branco ou golfinho-do-Yang-Tsé, é um mamífero   de água doce, da ordem Cetacea, encontrado no rio Yang- Tsé na  China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo (tal como o Boto, na Amazônia), todas elas em sério risco de extinção”.

E mais:

“O golfinho-lacustre-chinês tem uma coloração que vai do cinza ao rosa-claro. Possui uma barbatana dorsal triangular e muito vestigial, as suas barbatanas caudais e peitorais são curtas e arredondadas. Têm olhos pequenos e são praticamente cegos. O golfinho-lacustre-chinês têm em média 65 dentes em cada fila de ambas as mandíbulas.

Ameaça à espécie vem da poluição industrial e doméstica

O site de O Globo diz que “a ameaça à espécie vem da poluição industrial e doméstica que atinge a costa da região. O número de golfinhos desta espécie caiu de 158, em 2003, para apenas 78 em 2011. A imagem que ilustra a reportagem é de março de 2012. Uma queda ainda maior no número de indivíduos do mamífero deve ser registrada em junho, quando está previsto um relatório atualizado da Sociedade de Conservação dos golfinhos de Hong Kong”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/ambientalistas-alertam-sobre-perigo-de-extincao-do-golfinho-branco-chines-8308843#ixzz4eSaBBSMV
© 1996 – 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Golfinho em extinção

Sua população na metrópole chinesa caiu de 158, em 2003, para 78, em 2011. No entanto, este número pode cair ainda mais na estimativa para 2012, afirmaram pesquisadores da Sociedade de Conservação dos golfinhos de Hong Kong.

“Cabe ao governo e a cada cidadão defender os golfinhos. Corremos o risco de que eles desapareçam se não tomarmos ações conjuntas”, afirmou o presidente da organização não-governamental Samuel Hung.

Os especialistas estimam que a população desta espécie diminuiu  de forma considerável nos últimos anos devido à pesca excessiva, ao aumento do tráfego marítimo, e à contaminação da água e desenvolvimento costeiro.

Oceanos, o maior problema é a ignorância.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here