Esec de Guaraqueçaba, litoral do Paraná
“A ESEC de Guaraqueçaba é uma unidade de conservação de proteção integral, de domínio público, sendo formada por manguezais, restingas e ilhas litorâneas. Tem como objetivos a preservação da natureza, a realização de pesquisas científicas e trabalhos de educação ambiental. Possui uma área total de 5.928 hectares e está totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba.
Assista ao documentário
Leia também
Resex de Cururupu, na costa do MaranhãoResex de Soure, Ilha do MarajóResex Chocoaré-Mato Grosso e Gurupi-Piriá, no Pará
Watch this video on YouTube
Bioma: Marinho Costeiro
Município: Guaraqueçaba
PUBLICIDADE
DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec nº 87.222 de 31 de maio de 1982/Dec nº 93.053 de 31 de julho de 1986
Lista de Espécies ameaçadas protegidas nesta UC: Papagaio-de-cara-roxa
Objetivos da UC: Preservação da natureza e realizações de pesquisas científica.
Mais lidos
Manchas de óleo, primeiro mapa global da poluiçãoO maior peixe de água doce já documentadoIndústria de pérolas cultivadas, saiba como funcionaA Unidade ainda não conta com Plano de Gestão.

Estação Ecológica de Guaraqueçaba: características da Unidade de Conservação
Área que tem como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Só é permitido o uso indireto dos recursos naturais, ou seja, apenas a utilização que não envolva consumo, coleta, dano ou destruição destes recursos.
É proibida a visitação pública, exceto se com objetivo educacional, conforme definir o Plano de Manejo ou regulamento específico desta categoria de Unidade de Conservação.
A pesquisa depende de autorização prévia do Instituto Chico Mendes e está sujeita às condições e restrições por ele estabelecidas.
A alteração desses ecossistemas só é permitida nos casos de medidas que visem restaurar os ecossistemas por ventura modificados; o manejo de espécies com a finalidade de preservação da biodiversidade biológica; a coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas e a realização de pesquisas científicas.
Caiçaras e as proibições
Os moradores vivem da pesca, criação de ostras, usam gaiolas para retirarem siris do mar, e uma espécie de rede, conhecida com gerival, para pescar camarões. E isto é tudo que podem fazer.