Estação Ecológica de Tamoios – Episódio 22

0
603
views

ESEC de Tamoios, criada com Termo de Ajuste de Conduta da Usina Nuclear Angra 2

A história da Estação Ecológica de Tamoios não difere muito da APA de Cairuçu. Ela também teve que esperar 15 anos desde sua criação, até receber os primeiros recursos, e pessoal, para iniciar os trabalhos de preservação. Durante este período, diz o chefe Régis Pinto de Lima, ” seis ilhas foram ocupadas, hoje todas embargadas”.

De tempos em tempos a ESEC de Tamoios promove um mutirão para a retirada do coral sol. No último foram recolhidos 500 quilos do coral.

Bioma: Marinho Costeiro

Município: Angra dos Reis e Paraty, Rio de Janeiro

Área: 9.361,27 hectares

Criação: 23 de janeiro de 1990

Estação Ecológica de Tamoios

imagem de coral sol já seco na estação ecológica de tamoios
O coral sol

A área protegida pela ESEC de Tamoios segue pela baía de Ilha Grande incluindo em seus domínios 29 ilhas, lajes e rochedos, e o entorno marinho com raio de um quilômetro ao redor delas, representando 4% da baía da Ilha Grande.

Não é permitido o desembarque, ou fundeio, nas ilhas que fazem parte da Estação Ecológica de Tamoios. No entanto elas ficam no meio da baía de Ilha Grande cujo acesso é livre para quem tiver, ou alugar, um barco.

Assista a segunda parte da visita à Estação Ecológica de Tamoios.

» Expedição na ESEC de Tamoios, leia mais sobre a nossa visita.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here