Comissão Europeia e pesca no mar do Norte

0
3286
views

Comissão Europeia e pesca no mar do Norte

Comissão Europeia e pesca no mar do Norte: órgão pede redução de pesca de bacalhau, merluza, linguado, entre outros. Estoques desses peixes estão em ‘estado deplorável’, diz autoridade.

Comissão Europeia e pesca no mar do Norte, imagem de um gadus-macrocephalus
Captura do bacalhau deve ser reduzida em 33%. (Foto: Divulgação/Sukgeun Jung/Fishbase)

Redução drástica das cotas de pesca de bacalhau, merluza e linguado

A Comissão Europeia pediu  a redução drástica das cotas de pesca de bacalhau, merluza e linguado no Atlântico e no Mar do Norte em 2014 e se prepara para enfrentar os Estados membros.

Merluza e badejo cairiam 20%

A proposta reduz em 33% as cotas de captura do bacalhau e em 75% as de hadoque nas grandes regiões pesqueiras do Atlântico Norte. A pesca de merluza e badejo cairiam 20%. As cotas de captura de linguado diminuiriam de 37% a 45% no Mar da Irlanda.

“É necessário proceder à redução de alguns estoques”, disse a comissária encarregada da Pesca, Maria Damanaki, em um comunicado. “Os estoques de bacalhau no mar da Irlanda e de Kattegat (entre a Dinamarca e a Suécia) continuam em um estado deplorável”, afirmou.

A proposta será discutida pelos ministros da Pesca em dezembro para aplicação em 1º de janeiro de 2014, e as negociações se anunciam difíceis, previu um negociador.

“Será difícil para os Estados administrar esta redução tão grande desses estoques importantes”, declarou à AFP.

Da AFP.

Eliseu Padilha, desmatador, quer a cabeça de Sarney Filho

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here