Canasvieiras e esgoto, problema comum no Brasil

0
548
views

Canasvieiras,  esgoto e especulação imobiliária andam de mão dadas

Canasvieiras e esgoto: os jornais trouxeram notícias alarmantes sobre a poluição, por esgotos não tratados, numa das praias mais badaladas de Florianópolis: Canasvieiras. Cerca de 400 pessoas foram atendidas com febre, náusea, vômito e diarréia. Infelizmente não é só a praia de Canasvieiras que sofre com o despejo de esgoto não tratado.  Os jornais citam outras praias em Santa Catarina com o mesmo problema: as praias dos Ingleses, Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus.

Canasvieiras e esgoto, praia cachoeira-do-Bom-jesus
Cachoeira do Bom Jesus, umas das muitas praias detonadas pela especulação

Esgoto da Zona Sul, a mais “rica” do Rio de Janeiro, in natura no mar

Canasvieiras e esgoto, a-praia-dos-ingleses
Idem a praia dos Ingleses

No Rio de Janeiro um emissário submarino despeja todo o esgoto não tratado da zona Sul a poucos metros da praia de Ipanema, próximo da ilha de Palmas, arquipélago das Cagarras! E é assim no Brasil inteiro.

Não culpe apenas a indústria do petróleo por vazamentos no mar

Canasvieiras e esgoto a-especulacao-no cabo de sta-marta
A especulação tomou conta até do Cabo de Santa Marta

Nossa tendência é ser tendenciosos…e achar que a culpa é dos outros. No caso de vazamentos de óleo  na mar não é bem assim. Estima-se que anualmente cerca de 3.200.000 milhões de litros de óleo são despejados nos oceanos. A exploração de petróleo OFF Shore, e derramamentos de navios tanque correspondem a 8%. A manutenção e limpeza de navios- tanque também são responsáveis por algo em torno de 20%. Partículas de óleo na atmosféra, produzidas por nossos carros, voltam ao mar quando chove, são responsáveis por uma alta parcela da poluição. Finalmente existe a infiltração natural do fundo do mar.

Canasvieiras e esgoto_a-praia-garopaba-
Garopaba e o superadensamento

Nossos carros e a poluição dos oceanos

Canasvieiras e esgoto, a-casa-na-duna--
Praia do Campeche, casa em cima da duna, depois o mar come e ninguém sabe porque

Se você parar para pensar que a população mundial é de 7,4 bilhões de pessoas, que mais da metade delas mora na zona costeira, e que grande parte destes mais de 3 bilhões e meio de pessoas usam automóveis, então você entenderá o tamanho do problema. Nossos carros soltam gases que sobem para a atmosfera. Quando chove estes gases voltam pra terra em forma de gotículas de óleo.

Canasvieiras e esgoto, as-casas-e-muros-campeche-
Praia do Campeche: muros tentam segurar o avanço do mar

Agora pense no globo terrestre e olhe a América do Sul

globo
Globo terrestre ( ilustração: adesivodecorativo worldpress. com)

Um dos países mais ricos deste continente é o Brasil. E no Brasil apenas 39% de todo o esgoto produzido recebe algum tipo de tratamento, normalmente o primário, que nem sempre resolve a questão. Mais de cem milhões de brasileiros não tem acesso a esse serviço. Se aqui é assim, imagine nos outros países como a Vanezuela, Colômbia,  Argentina, Peru, as Guianas?

Canasvieiras e esgoto, o-muro-na praia-Armação-
Praia da Armação: propina + construção onde não devia = erosão, a praia sumiu

A falta de saneamento e a morte de crianças

A consequência deste quadro é tão dramática que a Unicef alerta que 2 mil crianças morrem todos os dias por diarréia. E a causa é a falta de saneamento e tratamento da água.

Canasvieiras e esgoto, a-construção-irregular-no-costão-
Construir em costão é proibido, mas o cara- pálida vai lá e faz. Depois…

O drama dos oceanos

Se você somar a poluição por esgotos não tratados; os agrotóxicos usados na agricultura que, com as chuvas, caem nos rios que deságuam no mar; o aquecimento global que transformou o pH dos oceanos, antes alcalino, agora mais ácido; a sobrepesca; o contínuo desaparecimento de habitats, extirpados para cederem sua área ao crescimento desordenado de milhares de cidades; e ainda um turbilhão de problemas “menores”, então você ficará espantado ao perceber que os oceanos ainda tem vida.

Canasvieiras e esgoto, condominio-jurere
Condomínio Jurerê internacional. Dezenas de prédios e centenas de casas. Faltava só saneamento…

Brasil investe pouco em saneamento

É sabido que o país investe pouco em saneamento. Um tipo de obra que é cara, “e não aparece”. Políticos medíocres, como a vasta maioria dos que temos, preferem construir pontes, estradas, seja o que for que a população possa enxergar. Assim tem sido faz muito tempo

Especulação Imobiliária em Florianópolis

Canasvieiras e esgoto,a-praia-camboriu-
Fala sério: pode um horror destes? E isso aconteceu nos últimos 20, 30 anos no máximo, ou seja, havia já a informação. É triste ver como os Catarinas deixaram destruir seu litoral

Para piorar a situação de contaminação, Floripa sofre uma fortíssima especulação imobiliária. O pouco que resta do mange, e áreas de dunas, são constantemente ocupados por condomínios criminosos, prédios imensos de alto padrão, hotéis, casas de veraneio, etc. É óbvio que o super adensamento piora a situação.

Espantoso: pessoas ricas, que deveriam ser informadas, dão força à especulação

Para mim o que mais impressiona é ver pessoas classe AAA, ou seja, que podem se informar, comprando estas mansões, condomínios, ou prédios, a maioria construídos em locais proibidos, a custa de propinas aos agentes da lei. Estas pessoas fazem por merecer os problemas apontados em Canasvieiras.

Canasvieiras e esgoto, esgoto-correndo-pro-mar-p-dos-ingleses
Esgoto corre pro mar. Praia dos Ingleses

A única saída

Para o Brasil, a única saída, é a classe social mais abastada não ser conivente com a especulação imobiliária, e extirpar da política os incapazes, os demagogos, e os ladrões. Se o dinheiro roubado da Petrobrás fosse aplicado em saneamento básico, a poluição do nosso mar seria infinitamente menor. Que venham outros Sérgios Moros.

Lagoa da Conceição tem presença de coliformes fecais acima do normal

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here