Ilha de Trindade e o Projeto Tamar

0
2936
views

Ilha de Trindade e o Projeto Tamar

A ilha de Trindade é a mais bonita que  conheci. Selvagem, agreste, de uma beleza dramática. Picos altíssimos explodem para fora no meio do Atlântico. Trindade fica a 600 milhas (cerca de 1.000 Km) da costa do Espírito Santo. E é esta a sua salvação: ela está longe de tudo, especialmente de nós, seres humanos… Atualmente só uma pequena guarnição da Marinha do Brasil, trocada regularmente, fica estabelecida em Trindade onde há um posto Oceanográfico. Nosso tema hoje é Ilha de Trindade e o Projeto Tamar.

Ilha de Trindade e o Projeto Tamar, imagem da ilha de Trindade_e_Martim_Vaz

Pequeno arquipélago com cerca de 9 Km²

A ilha, junto com Martim Vaz, forma um pequeno arquipélago com cerca de 10,4 km2 e faz parte do município de Vitória.

Ilha de Trindade e o Projeto Tamar, imagem da ilha de Trindade

Trindade foi descoberta por nautas portugueses, requerida por ingleses, mas continua brasileira

Trindade faz parte da história náutica do Brasil. Foi descoberta por nautas portugueses em 1502. Ela recebeu inúmeros visitantes famosos, a começar do astrônomo inglês Edmond Halley que, em 1700, desembarcou e “tomou posse” em nome da Inglaterra. Foi um perrengue pra conseguirmos ter Trindade de volta, obra que se deve creditar à  nossa diplomacia e, posteriormente, aos esforços de ocupação permanente por parte da Marinha do Brasil.

O Tamar em Trindade

O Projeto Tamar, um dos melhores exemplos de trabalhos ao longo da costa brasileira, também tem uma base em Trindade, onde realizam coleta de dados que apontam a ilha  como o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga verde, e área  de alimentação da tartaruga de pente. Duas, das cinco espécies que desovam no Brasil. Na Ilha, a equipe do Projeto Tamar faz marcação e biometria das fêmeas e monitoramento dos ninhos nas praias de desova.

A marcação das tartarugas-marinhas ajuda a descobrir suas rotas e ciclo de vida

O pessoal do Tamar faz mergulhos para observação, captura e marcação de juvenis da tartaruga de pente. Com isso descobriram alguns animais marcados em Trindade que foram recapturados no Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e no Senegal, na África.

Ilha de Trindade e o Projeto Tamar, imagem de tartaruga em praia da ilha de Trindade

A biodiversidade marinha é extraordinária em Trindade. Assista ao vídeo que mostra os predadores dos filhotes de tartaruga, a desova, e aspectos da ilha de Trindade.

A seguir, assista ao vídeo.

Mergulhador liberta tartaruga e ela volta para agradecer

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here