Áreas marinhas protegidas nos USA: 41% do mar territorial

0
3083
views

Áreas marinhas protegidas = 41% do mar territorial nos USA

Áreas marinhas protegidas nos USA: você sabia que os Estados Unidos têm 41% de suas águas marinhas protegidas de alguma forma? E justamente no país dos negócios, ou no país da fome de ganhar dinheiro a qualquer custo com seu capitalismo, às vezes, selvagem. É mais uma prova contundente que criar áreas protegidas não traz prejuízo, ao contrário. Se a legislação for bem feita estas áreas geram lucros enormes!

Áreas marinhas protegidas nos USA, imagem de área marinha protegida no Alasca
Áreas marinhas protegidas nos USA

 1.600 áreas espalhadas entre variados ecossistemas

As MAP (marine protected areas) somam 1.600 áreas espalhadas entre variados ecossistemas. Mar aberto, zona costeira, zona entre marés, estuários e os grandes lagos. Quase todas estas áreas permitem múltiplos usos. Apenas 1% do total são fechadas (highly protected in no-take MPAs, como eles dizem) com o propósito de proteger habitats mais sensíveis.

Áreas marinhas protegidas nos USA, imagem de tartarugas em áreas protegidas nos USA
Áreas marinhas protegidas nos USA

Sistema nacional de áreas marinhas protegidas é gerido pelo governo federal

Nos Estados Unidos o sistema nacional de áreas marinhas protegidas é gerido pelo governo federal. Embora haja diferenças regionais no sistema, quase todas permitem múltiplos usos INCLUSIVE A PESCA. Algumas, como as Reservas Marinhas, são mais restritivas limitando a captura de peixes, coleta de conchas, ou outras atividades onde algo possa ser retirado.

Reservas representam apenas 1% das águas territoriais

São justamente as reservas que representam apenas 1% das águas territoriais norte-americanas. Você pode conhecer mais sobre elas acessando o Marine Protected Areas Inventory. Este instrumento foi criado para ajudar os gestores no planejamento de áreas protegidas. Assim como o público comum, que pode ter todas as informações sobre restrições e que tais. O principal objetivo do inventário é manter informações básicas que ajudem o órgão gestor, ou o National System os MPAs – NOAA National MPA Center.

Áreas marinhas protegidas nos USA, Imagem de Fire Island, área marinha protegida nos USA

Criado no ano 2000

Este centro foi criado no ano 2000 através de lei do Executivo. Objetivo: proteger os recursos naturais e culturais para o benefício da geração atual e das futuras.

O “California Ocean Uses Atlas Project” é um dos muitos estudos abrangentes feitos pela comunidade científica americana. O foco é contribuir com informações e dados para o Sistema Nacional de Áreas Marinhas Protegidas.

Resguardando naufrágios

Na área dos recursos marinhos culturais o melhor exemplo é o “Thunder Bay National Marine Sanctuary“, criado em no ano 2000 para resguardar os muitos naufrágios ali localizados.

Áreas marinhas protegidas nos USA, imagem do San Juan National Historic Park, nos USA
Áreas marinhas protegidas nos USA

Áreas marinhas protegidas nos USA: 13 santuários e 27 reservas

Além de diversas outras categorias, há 13 santuários marinhos, e 27 reservas nacionais de pesquisas estuarinas administrados pelos estados em parceria com o governo federal.

Fica aqui mais este exemplo. Que nosso governo comece a agir logo. E para que o cidadão comum entenda a necessidade da criação destas áreas antes que seja tarde demais.

Aqui um vídeo submarino numa das muitas áreas marinhas protegidas dos USA.

Fonte: National Ocean Service, USA.

Agenda Ambiental para o Desenvolvimento

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here